Antigo Quartel do Monte Pedral, no Porto, vai ter uma residência de estudantes

- Publicidade -

E há também a previsão de, por ali, construir mais de 300 casas.

Estávamos em 2019. Nesse ano, o Quartel do Monte Pedral regressou à posse do Município do Porto, cujo objetivo passava por dar uma nova vida ao local, através de um projeto de habitação acessível.

Com uma localização privilegiada, entre as ruas da Constituição, Serpa Pinto e Egas Moniz, o projeto de Monte Pedral previa, na altura, uma capacidade para receber cerca de 1.100 novos residentes, estimando-se a construção de 370 a 400 apartamentos. Mas houve mudanças em 2021.

Nesse ano, ficámos a saber que o plano passava pela construção de cerca de 330 apartamentos. Já o restante espaço será utilizado para uma residência de estudantes, que sabemos agora que será desenhada pelo MASSLAB, cujo projeto de arquitetura vai reconverter e ampliar o atual edifício, um espaço com cerca de 5.000 m2.

Para a residência, serão investidos até 6,5 milhões de euros. Já para todo o projeto em si, serão investidos cerca de 63 milhões de euos.

O município do Porto tem aqui uma belíssima oportunidade para criar uma nova centralidade na cidade. No fundo, o Monte Pedral será transformado “num Arquipélago em plena cidade”, isto é, “um conjunto de ‘ilhas’ que estruturam a malha urbana e onde a relação de proximidade prioriza o espaço que será preenchido pelo tempo e pelas pessoas”.

Foto de: Miguel Nogueira

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes