Arrancaram as obras do novo co-living no Convento das Grilas, no Beato, com 137 quartos e soluções sustentáveis para estadias de média duração.
As obras de requalificação do antigo Convento das Grilas, no Beato, já tiveram início, marcando o arranque de um novo espaço de co-living que contará com 84 unidades habitacionais e um total de 137 quartos. A infraestrutura destina-se a estadias de média duração, procurando responder às necessidades de trabalhadores em mobilidade, profissionais deslocados e nómadas digitais.
O edifício, com origens no século XVII, está a ser reabilitado pela Mota Engil, no âmbito de um projeto que pretende conciliar a preservação patrimonial com a inovação urbana. A iniciativa integra-se no ecossistema da Unicorn Factory, o centro de inovação sediado no complexo da antiga Manutenção Militar.
Entre os elementos previstos no projeto, destacam-se medidas de sustentabilidade energética, nomeadamente a instalação de painéis solares, que serão integrados na comunidade de energia da Fábrica de Unicórnios. O espaço será também apoiado por uma aplicação móvel destinada à gestão dos espaços comuns.
Fundado em 1663 por iniciativa de D. Luísa de Gusmão, o Convento das Grilas teve diversos usos ao longo da história, desde convento da Ordem de Santo Agostinho a dormitório militar. A sua reconversão insere-se num pólo criativo e tecnológico que acolhe atualmente mais de 1500 pessoas, incluindo empresas internacionais, startups tecnológicas e várias com estatuto de unicórnio.