As obras terão de iniciar-se até dezembro de 2024.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai avançar com a concessão da exploração do edifício da antiga Pousada da Juventude num hostel, por um período de 30 anos, e com um valor base de 531.000€.
O icónico edifício, localizado no centro histórico de Vila Nova de Cerveira, acolheu, ao longo de quase duas décadas, a Pousada de Juventude, com cerca de 50 camas, entretanto desativada em 2008, com a entrada em funcionamento da nova Pousada da Juventude, resultante da adaptação e ampliação da antiga escola primária de Vila Nova de Cerveira. Posteriormente, o edifício acabaria por ser convertido na República das Artes, uma residência para estudantes de arte, e, ultimamente, albergava um espaço expositivo a cargo da Associação Projeto – Núcleo de Desenvolvimento Cultural.
Neste momento, o edifício, com uma área total de 410m2, encontra-se sem qualquer utilização, e com necessidade de intervenção estrutural, quer a nível interior quer exterior, o que, de acordo com as condições de concessão aprovadas, será da inteira responsabilidade do concessionário, respeitando algumas das condicionantes previamente delineadas, de forma a salvaguardar um património edificado de referência.
Com obras a iniciar até dezembro de 2024, o concessionário a quem for adjudicado o concurso público obriga-se ao pagamento de uma renda global, pelo período de concessão de 30 anos, num valor que corresponde, no mínimo, ao preço base mensal de 1.500€.
As propostas deverão ser entregues no serviço de atendimento da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira até às 16h00 do dia 17 de março.
Foto: Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira