Finalmente a Google começa a dar mais importância aos tablets Android.
Se o iPad Pro é frequentemente considerado uma das melhores alternativas aos computadores portáteis, infelizmente não podemos dizer o mesmo de qualquer tablet Android. A experiência oferecida por esses aparelhos ainda está muito próxima daquela que temos com um smartphone. Estes dispositivos até contam com um modo desktop para desfrutar de uma experiência de escritório, mas só está disponível se ligarem o tablet a um ecrã externo… e nem acontece em todos os modelos.
Uma situação que deverá mudar com o lançamento do Android 15. O Android Authority, que já revelou que uma barra de tarefas flutuante pode chegar no Android 15, conseguiu testar um novo modo desktop que pode ser ativado diretamente no tablet. Um novo botão “Desktop” aparece no ecrã de aplicações recentes, permitindo abrir aplicações nesse novo modo.
Modo Desktop melhorado chega finalmente com o Android 15?
Este modo parece ter sido melhorado com legendas de janelas, a capacidade de encaixar as janelas nas laterais e redimensioná-las, e até mesmo opções de foco. Os utilizadores podem ver com mais precisão a aparência da interface de desktop do Android 15 para tablets assistindo ao vídeo que deixamos abaixo:
Se isto se confirmar, é uma boa notícia para todos os utilizadores. Estava mais do que na hora da Google se atualizar, já que, com o seu modo DeX, a Samsung estabelece a referência para desktop via experiência móvel. Isso pode ser ativado com um ecrã externo num smartphone e nativamente no aparelho ou com um ecrã externo num tablet. Talvez a Google tenha intensificado os seus esforços nesta área para tornar os seus próprios tablets mais interessantes. O Pixel Tablet foi lançado no ano passado e um Pixel Tablet 2 já está em desenvolvimento. O tablet da Google já possui um modo Hub para transformá-lo num ecrã conectado, portanto, um modo desktop pode torná-lo ainda mais versátil.
O modo desktop nativo para tablets Android pode ser ativado na versão mais recente disponível, Android 15 Beta 4.1. Ainda não há certeza se a funcionalidade será mantida para a versão estável do sistema operativo.