Alguns truques de engenharia vão permitir que os telefones atualmente no mercado sejam mais rápidos com o Android 15 do que são com o Android 14.
O Android 15 foi oficialmente anunciado pela Google há algumas semanas, e desde então temos vindo a descobrir algumas novidades que serão disponibilizadas por esse sistema operativo. Se a Inteligência Artificial será o seu grande foco, a verdade é que algumas melhorias vão tornar o mesmo num sistema muito mais apetecível.
Segundo parece, a Google está a concentrar-se na otimização da paginação, suportando tamanhos de página de 16KB em vez dos 4KB padrão, a fim de utilizar melhor a abundante quantidade de memória RAM encontrada nos smartphones Android modernos. Esta implementação trará vários benefícios, começando com melhor desempenho para cargas de trabalho com uso intensivo de memória. A Google escreve que, nos testes, encontrou tempos de inicialização de aplicações mais rápidos quando a memória do sistema é abundante: 3,16% mais rápido em média, com melhorias mais significativas (até 30%) em algumas aplicações testadas.
Além disso, a empresa obteve uma redução média de 4,56% no consumo de energia ao iniciar as aplicações, inicialização mais rápida da câmara, em média 4,48%, e partidas a frio, em média, 6,60%. Por fim, o tempo de inicialização do sistema também melhorou em média 1,5% o que corresponde a aproximadamente 0,8 segundos.
Android 15 será um pouco mais rápido que o Android 14
A versão beta 2 do Android 15 chegou com vários novos recursos como o Private Space, App Pairs, Predictive Back e, em particular, o controlo de volume de grupos de altifalantes durante a transmissão, bem como uma nova forma de adicionar widgets ao ecrã inicial.