Quando todos esperavam que ontem fosse disponibilizada a versão estável, eis que temos uma nova versão beta do sistema operativo Android.
A Google anunciou ontem os equipamentos da série Pixel 9, sendo que uma das maiores surpresas é o facto de os equipamentos saírem de fábrica a executar o Android 14, um sistema operativo que foi lançado em outubro de 2023. Quando todos esperavam pelo lançamento da versão estável do Android 15, eis que a empresa tem mais uma versão beta do mesmo, o Android 15 Beta 4.2, que chega sensivelmente duas semanas após a Beta 4.1.
Como devem imaginar, o Android 15 Beta 4.2 é uma pequena atualização e a própria Google admite essa situação, até porque não acrescenta nada de novo, limitando-se apenas a corrigir os seguintes bugs:
- Corrigido um problema que fazia com que alguns dispositivos atrasassem a ativação.
- Corrigido um problema em que uma barra cinza transparente aparecia ao usar a câmara.
- Corrigido um problema de câmara que causava baixas taxas de frames.
- Corrigido um problema de câmara que causava bloqueios ao alterar os valores de zoom.
- Corrigido problema de saturação da câmara.
- Corrigido um problema que fazia a interface do utilizador piscar.
- Corrigido um problema que causava falha na aplicação do YouTube.
Android 15 Beta 4.2 disponível para instalação
O Android 15 Beta 4.2 está disponível para os Google Pixel (a partir do Pixel 6). Para acederem ao programa beta do Android, só precisam de aceder a este endereço, fazer login com a vossa conta Google e deixarem-se guiar pelas instruções.
Quando veremos a versão final do Android 15? É uma excelente questão, na verdade. Tal como revelámos anteriormente, a Google organizou ontem uma conferência para anunciar os Pixel 9, 9 Pro e 9 Pro XL, bem como o Pixel 9 Pro Fold, mas estranhamente a empresa não fez qualquer menção ao mesmo.
Normalmente, a Google anuncia os seus novos smartphones em outubro, sendo que a tecnológica aproveita essa oportunidade para oferecer de imediato a versão final da nova versão do Android. Mas como este ano a apresentação dos smartphones aconteceu mais cedo, queremos acreditar que teremos de esperar até outubro para termos acesso à versão estável do Android 15.