Análise – Untitled Goose Game

Untitled Goose Game é o nome de um dos jogos sensação do momento, dando fama a um ganso que promete ser uma das novas mascotes da cena indie na indústria dos videojogos.

- Publicidade -

Produzido pela australiana House House, Untitled Goose Game podia ser mais um de muitos jogos do género de simulador que atingiram o seu pico quando o mundo conheceu o absurdo, mas divertidíssimo Goat Simulator. Porém, não é bem o caso.

Há, de facto, um elemento de simulação – não se pode negar isso – em Untitled Goose Game. Aqui não só controlamos um ganso, há mais do que isso: somos um ganso, neste caso o pior ganso que pacata vila rural do jogo (também ela sem nome) alguma vez viu.

É na pele, e nas penas, do ganso que vamos cumprir diferentes objetivos, abrindo caminho e portas ao longo de uma adorável e cerebral jornada, enquanto tornamos a vida de tudo e todos num inferno.

Controlar o ganso é, muito resumidamente, uma alegria. Há uma enorme sensação de liberdade ao correr de um lado para o outro, ao poder agarrar praticamente todos os objetos que encontramos, ao nadar nos rios e algumas poças e ao fazer o infernal barulho do ganso.

untitled goose game 3

Não é por acaso que este ganso se tornou um fenómeno na internet. Graças aos visuais adoráveis e simplistas de Untitled Goose Game, em conjunto com as oportunidades de jogo que apresenta ao assustar os habitantes da vila, o ganso é uma estrela e uma espécie de inimigo número um, capaz de rivalizar com alguns dos vilões mais emblemáticos de outros videojogos.

Esta comparação a vilões e monstros acontece porque em Untitled Goose Game somos praticamente o vilão da história, com quase todos os nossos objetivos a fomentarem o caos e o desespero. Desde assustar velhinhos para caírem no chão, ao partir os óculos e brinquedos de meninos inocentes, ao estragar as hortas e os negócios das pessoas, até ao ponto de virar os habitantes um contra os outros, de tudo um pouco se pode fazer para nossa satisfação. E do ganso, é claro.

Mas tirando o lado mais “simulador”, Untitled Goose Game é um jogo de puzzles, puro e duro. Disponível para PC e Nintendo Switch, este parece ser uma aposta perfeita para o formato portátil Nintendo, com a sua fórmula a fazer-nos puxar pela cabeça em praticamente todos os objetivos propostos.

Senti que a clareza destes objetivos deixou, por vezes, um pouco a desejar, especialmente quando alguns deles são pouco complexos e muito fáceis de concluir. Mas esse não é o maior ponto negativo que sinto necessidade de apontar a Untitled Goose Game. O grande problema está nos objetivos mais complexos, que requerem repetição de tarefas e uma grande análise ao comportamento fantástico da inteligência artificial do jogo e a todas as ferramentas disponíveis para a interação.

untitled goose game 2

Objetivos como fazer um piquenique roubando legumes e utensílios a um agricultor, sem que ele nos veja, ou fazer uma mesa com pratos e talheres longe dos olhos de um empregado são desafiantes e adicionam uma camada de ação furtiva bem inesperada ao jogo, o que é fantástico. Contudo, uma vez que temos que cumprir quase todos os objetivos de uma lista, antes de avançar para o cenário seguinte, e com estes exercícios mais completos a revelarem-se os mais claros de perceber, Untitled Goose Game acaba por perder um pouco do seu ritmo e acaba também por chocar com o entusiasmo inicial de estragar a vida às personagens do jogo.

Mas tirando isto, não há como não ficar apaixonado pelo adorável ganso branco que, com um design tão simples e motivações tão caóticas como inocentes, consegue ter tanto charme e personalidade.

Untitled Goose Game é um jogo simples que se encaixa numa categoria muito própria, e que, apesar de pequeno, nos vai fazer pensar e até nos convida a jogar mais até concluir tudo.

Untitled Goose Game está disponível para o PC e Mac, via Epic Games Store e para a Nintendo Switch.

Nota: Muito Bom - Recomendado

Untitled Goose Game

Plataforma: PC, Mac e Nintendo Switch
Este jogo (Versão PC) foi cedido para análise pela House House.

Untitled Goose Game chega diretamente da Austrália para nos colocar na pele, e nas penas, de um adorável ganso branco com um gosto especial para o caos, num jogo que mistura puzzles com ação furtiva e um pouco de simulação.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,931FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
656SeguidoresSeguir

Relacionados

Análise – Monster Jam Steel Titans 2

Monster Jam Steel Titans 2 é algo entre o desafiante e o divertido, pelo que certamente irá deixar-vos com os nervos à flor da pele.

Halo Infinite revela o seu novo visual com novas imagens

Agora, com muito melhor aspeto do que na primeira apresentação.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Análise – Monster Jam Steel Titans 2

Monster Jam Steel Titans 2 é algo entre o desafiante e o divertido, pelo que certamente irá deixar-vos com os nervos à flor da pele.

Hestia. Neste site podem comprar produtos somente acessíveis a restaurantes e hotéis

Há carne maturada, carne wagyu, ostras, carpaccios, filetes de robalo de mar ou gelados Sandro Desii, entre outros artigos.