Este modelo da Tribit satisfaz em todos os aspetos. Bom, quase.
Queremos festa. É verdade. E para isso chega-nos mais uma coluna portátil da Tribit: a Tribit Stormbox Pro. Este modelo tem uma particularidade muito engraçada e que o diferencia da concorrência mais direta, mas já vamos falar dela.
Por agora, comecemos, como de costume, pelas especificações técnicas e depois partilhamos a nossa experiência com este modelo bastante curioso. Ah! E é a “irmã mais nova” da Tribit Stormbox Blast, que por aqui passou há uns tempos.
Especificações técnicas
- Autonomia: até 24 horas
- Bateria: 5000mAh (seis horas para carregar)
- Conexão: Até 30 metros, Bluetooth 5.3
- Dimensões: 96mm x 96mm x 180mm
- Peso: 980 gramas
- Potência de saída: 40W
- Resistência à água IP67
Primeiras impressões
A caixa trazia o básico, mas suficiente: o manual de instruções, um cabo USB-C e a própria coluna. Ao retirarmos a Tribit Stormbox Pro da caixa, e do respetivo saquinho onde vem acondicionada, é logo possível perceber o quão interessante é.
Acoplada na parte superior da coluna está uma pega maleável em borracha, com o logótipo da marca gravado numa das pontas. Ao agarrar a Tribit Stormbox Pro pela pega de imediato se percebe a praticidade que esta oferece no transporte, parecendo que estamos a transportar um pequeno cesto ou algo do género. A pega é muito confortável. Aliás, toda a coluna é confortável e bastante agradável ao toque.
Na parte superior da coluna existem vários botões: o botão Power, o botão de Bluetooth, controladores de volume, o botão que permite ativar e desativar a tecnologia XBass, e um botão “multifunções”. É aqui que também se encontram os LEDs que indicam a bateria – ao fim de alguns segundos, os LEDs apagam automaticamente, mas basta carregar em qualquer botão para que voltem a dar um ar da sua graça.
A Tribit Stormbox Pro tem dois modos: Music Mode e Conversation Mode, e em ambos os modos o botão multifunções apresenta funções diferentes. Em Music Mode, o botão multifunções permite pausar e continuar a música, selecionar a faixa seguinte ou a anterior e ainda uma função curiosa: ativa a Siri, se pressionarmos por 1 segundo. Em Conversation Mode, o botão permite controlar chamadas telefónicas.
Na parte de trás da coluna – nós sabemos, é uma coluna redonda, qual é a parte de trás? – encontramos uma tampa de borracha que quando aberta revela duas entradas: USB-A e USB-C.
A experiência
Bastou um clique para que a coluna se ligasse, com um som bastante simpático a acompanhar o processo – o mesmo acontece a desligar. E a conexão Bluetooth é bastante rápida, seja a um computador com Windows 11 ou a um telemóvel Android (experimentámos ambas as situações).
Por falar em Bluetooth, a Tribit StormBox Pro consegue manter o registo permanente de oito aparelhos previamente emparelhados. Pode conectar-se dois dispositivos de cada vez, e vai automaticamente conectar-se ao dispositivo utilizado mais recentemente.
Quando ligada, a coluna também serve de powerbank. Basta para isso conectar um cabo USB-A à entrada no painel traseiro. Contudo, não tem carregamento rápido.
Quanto a volume, não desilude. Ao aumentarmos o volume, vamos ser avisados antes de alcançar o máximo, com o soar um simples som de uma única nota, quase semelhante a uma notificação de telemóvel. Já agora, com o volume no máximo, é notável uma muito ligeira distorção no áudio. Especialmente se a função XBass estiver ativa.
Uma das melhores features desta coluna é, na nossa opinião, o som 360º graus. É essa a tal particularidade de que falávamos mais acima. Permite que qualquer pessoa, esteja onde estiver na sala, faça a festa da mesma forma. Isto porque não há qualquer variação de volume ou intensidade do áudio independentemente do lado da coluna por onde estivermos a escutar.
Na rua, no quarto ou na sala
Mas também podem querer utilizar a Tribit Stormbox Pro na vossa sala, conectada à vossa televisão ou ao computador, enquanto veem um filme, como se de um home cinema se tratasse. E experimentámos isso por vocês.
O som 360 provoca uma sensação de imersividade bastante agradável. Claro que não está ao nível de um sistema próprio para isso, faz-nos sentir que fazemos parte do que estamos a ver. Testámos com a série Goosebumps, onde entram alguns jumpscares e picos de volume.
Contudo, há algo a apontar, mas que tem sido um problema geral das colunas… A latência entre o labiar das personagens e o áudio. São míseros milissegundos, mas o suficiente para fazer a diferença.
Considerações finais
Mais uma vez falta experimentar o Stereo Mode, apenas realizável caso tivéssemos dois exemplares da Tribit Stormbox Pro. Assim como o Party Mode, que também só pode ser feito com duas colunas.
Mas tirando esse pequeno pormenor, este modelo da Tribit satisfaz em todos os aspetos. É bonito, fica bem em qualquer prateleira ou secretária e funciona bem quer para música, quer para filmes.
Da nossa parte, totalmente recomendado. Obrigado à Tribit pela oportunidade de experimentar esta incrível coluna.
Podem adquirir a Tribit Stormbox Pro no site oficial ou no AliExpress.