Tribit StormBox Blast – É grande, é pesada, mas arruma a concorrência no bolso

- Publicidade -

Uma das mais recentes colunas da Tribit não é muito portátil. É, no máximo, transportável, mas a festa continua onde for preciso.

Sou fã de música. De preferência de música alta, como podem já ter percebido em várias outras análises que escrevi por aqui. Comecei a frequentar festivais há cerca de 10, 11 anos, e num mundo pós-pandemia onde os festivais já voltaram em força, tenho pena de ter que dizer que ainda não regressei ao recinto de nenhum grande festival.

Mas isso não me impede de fazer a festa em casa com direito a música eletrónica ouvida com o volume no máximo, com o bass o mais puxado possível e com LEDs, muitos LEDs.

E para isso contei com a ajuda da Tribit e do seu novo modelo de coluna sem fios, a StormBox Blast. Recebi há algumas semanas a Tribit StormBox Blast, e posso afirmar que fiquei fã. Mas vamos ao que interessa, a análise.

Especificações técnicas

  • Autonomia: até 30 horas, levando 4 horas e meia a carregar
  • Conexão: até 40 metros, bluetooth 5.3
  • Dimensões: 405mm x 162.9mm x 226mm
  • Peso: 5450 gramas
  • Potência de saída: 90W (2 x 30W Woofer + 2 x 15W Tweeter)
  • Resistência à água IPX7

Primeiras impressões

Tocam à campainha e recebo um caixote bem grande, possivelmente no top 3 dos maiores caixotes que recebi. Não sei bem do que estava à espera que fosse, mas tinha uma pequena sensação.

No interior do caixote estava, então, a Tribit StormBox Blast, bastante bem-acondicionada, uma pequena caixa de cartão onde se encontrava o cabo de alimentação e o manual de instruções – infelizmente sem português, apesar de no índice indicar o “Manual de usuário”, contudo diz respeito à versão em italiano.

À primeira vista, gostei do que vi. Uma coluna robusta, toda em preto, com uma pega bastante grande, mas que não quer dizer que façam a festa em qualquer lado, como já vou explicar.

Em termos de construção, a coluna é toda em plástico, excepto alguns pormenores em borracha – quatro “pezinhos” na parte inferior e a tampa na lateral que esconde um painel. Neste painel está uma saída USB Type-C (que apenas funciona como powerbank, ondem podem ligar o vosso telemóvel enquanto serve de jukebox para que não fiquem sem bateria), a entrada AUX e a entrada de carregamento. Os “pezinhos” de borracha são essenciais para proteger potenciais “tremeduras” no som, conforme a plataforma onde está assente a StormBox Blast. No geral, a Tribit StormBox Blast é uma coluna bastante bonita, contudo peca pelo peso, que ainda é algum.

É muito pesada, por isso digo no início desta análise que é “no máximo, transportável”. É, efetivamente, portátil. Pode ser levada para qualquer lado. Mas dado o peso, não aconselho a usarem no dia a dia. Mas podem, até, levá-la para ambientes com água, pois a Tribit StormBox Blast é à prova de água. Não quer dizer que a utilizem dentro da piscina, mas saibam que se um salpico cair na coluna, não vai causar qualquer dano. Se preferirem, podem também utilizá-la para replicar as míticas coreografias à chuva dos filmes de dança. Vai ser possível sem correrem o risco de avaria.

No topo da coluna encontram-se os vários botões: Power, Bluetooth (para poderem conectar ao vosso dispositivo), Volume + e -, um botão multifuncional (permite pausar e retomar o áudio, e avançar ou retroceder na playlist), o botão que permite controlar a função XBass e o botão Lighting Atmosphere Effect, que controla os LEDs. Pode fazer-se reset à Tribit StormBox Blast pressionando ambos os botões de volume por mais de 5 segundos.

A experiência

Para ligar a Tribit StormBox Blast não poderia ser mais simples. É só carregar no botão de Power e depois emparelhar com o dispositivo de eleição através do botão de Bluetooth. Se já tiverem um dispositivo emparelhado, ao carregarem nesse botão, a coluna vai conectar automaticamente a esse mesmo dispositivo.

Em termos de ligações, conecta-se por Bluetooth 5.0 mas há um bónus: permite duas conexões em simultâneo. Este pormenor é ótimo para festas, onde é costume pelo menos duas pessoas querem controlar a banda sonora… Atenção: isso não quer dizer que podem estar a tocar duas músicas ao mesmo tempo. O dispositivo A tem que pausar para que o dispositivo B possa tocar. Também se pode emparelhar outras colunas da Tribit, por exemplo, permitindo ouvir em stereo.

Os 40 metros de possibilidade de conexão prometidos são refletidos na realidade. Podem usufruir da Tribit StormBox Blast com o telemóvel no bolso, afastarem-se (talvez não para tão longe…) e continuarem a ouvir de uma forma limpa e clara. O meu conselho é não colocarem o volume no máximo caso estejam a usar dentro de casa. Em ambientes fechados, o volume máximo é demasiado. Na rua façam a festa à vontade!

Para controlar a coluna à distância, está disponível uma app da marca para Android e iOS. A primeira coisa que apareceu assim que a liguei foi a necessidade de criar uma conta. Após esse pequeno – mas aparentemente necessário – passo, deve procurar-se o dispositivo da Tribit que queremos controlar. Nas opções foi sugerida a atualização de firmware da coluna, que resolveu uma anomalia com a bateria. Dentro da aplicação podemos ver a percentagem da bateria, controlar a música, escolher um de vários presets de áudio – onde se inclui o modo Xbass -, ou ainda criar um customizado. Também temos dois modos de LEDs para escolher, os que já falei mais acima.

A funcionalidade XBass, na minha opinião, é ótima para utilizar em específicos géneros musicais. No meu caso, como prefiro música eletrónica, resulta muito bem e dá todo um novo impacto à faixa que estou a ouvir.

A Tribit alega que a coluna tem autonomia até 30 horas. Contudo, a descarga da bateria vai depender bastante da utilização que se dá à StormBox Blast. Obviamente os LEDs e a função XBass são opções que, quando ligadas, vão exigir alguma bateria extra. Também a função de powerbank “suga” alguma bateria à coluna. Por isso tenham em consideração os “extras” a utilizar quando quiserem fazer uma festa o dia inteiro.

Os LEDs são em cores RGB e têm duas vertentes: várias cores únicas, mas apenas é mostrada uma de cada vez; ou um mix bastante colorido e vibrante. Seja qual for o modo escolhido, os LEDs movem-se ao ritmo da música que estiver a tocar na Tribit StormBox Blast. qual Há também uma outra curiosidade: os LEDs “sobem” e “descem” quando o volume é controlado.

Considerações finais

Comparando diretamente a outros modelos de colunas do mesmo género, e com a principal marca concorrente, posso afirmar que a Tribit StormBox Blast é uma excelente opção se não quiserem ou puderem pagar várias centenas de euros. Para uma festa com amigos, para fazerem a festa sozinhos, ou, quem sabe, para usarem na sala aí de casa enquanto veem um filme de ação, recomendo por completo.

Este modelo da Tribit está disponível de momento no site oficial por 193,17€ com cabo de alimentação europeu e portes gratuitos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados