Análise – Tineco Floor One S5

O aspirador vertical Tineco Floor One S5 é um aspirador inteligente que garante com excelência a higienização de uma vasta gama de superfícies.

- Publicidade -

O Tineco Floor One S5 é, de facto, um expert na limpeza de todo o tipo de pavimentos e com os olhos postos na redução da pegada ecológica. Trata-se de um aspirador vertical de gama alta equipado com a mais moderna tecnologia e é, para começarmos, uma ótima aquisição. Sem fio, com uma potência de aspiração regulável do moderado ao muito potente – aplicável tanto em chão seco como molhado -, munido da opção de lavagem de piso com mopa, programação digital e uma bateria de longa duração, o Tineco S5 é o aspirador ideal para todo o tipo de ambientes, concebido, inclusive, para aspirar os pelos de animais e com um design fácil de acomodar em qualquer canto, onde passa despercebido na sua elegante cor branca.

O Tineco Floor One S5 tem tudo, ou quase tudo, o que se pode esperar deste tipo de produtos, dada a sua elevada performance, tanto na função de aspiração como de lavagem de superfícies, garantindo um grau de eficácia que justifica bem a compra deste produto. Embora 549€ possa ser um preço elevado para muitas bolsas, pode bem merecer o esforço para quem procura um ótimo recurso de limpeza, prático, extremamente eficiente e fácil de usar e manter. Tudo dependendo, claro, da importância que dermos à relação qualidade/preço/eficiência.

Antes de mais, o aparelho tem vários modos de limpeza. No modo Auto, com duração máxima de 35 minutos (tempo mais do que suficiente para um apartamento de médias dimensões), o sensor i-Loop deteta o grau de sujidade e aplica a sucção e a quantidade de detergente adequados – aqui, a mudança de cor exibe o nível de sujidade, do vermelho para o azul. O modo Auto/Max é o de máxima potência, em que o aparelho pulveriza o pavimento com água e solução higienizante para uma limpeza mais profunda. Também podem usar, se preferirem, o modo «só água», em que opta ou não por usar a solução. E tem um fantástico ciclo de «autocleaning» que o próprio aparelho requer quando é necessário. Mas não se preocupem, porque o trabalho é do aspirador. Para tal, basta premir o botão correspondente a essa funcionalidade e o aparelho desembaraça-se de todos os seus detritos, em forte potência e poucos minutos. Quando aspirámos, por exemplo, água engordurada, após um daqueles incidentes que por vezes acontecem na cozinha, o Tineco S5 detetou logo a seguir o grau de sujidade, requerendo a auto-limpeza. Efetuou-a e está impecável, tanto a nível do rolo como do depósito. Além do mais, esta função de auto-diagnóstico poupa muito esforço ao utilizador, avisando da necessidade de vazar o depósito de detritos e dispensando da aquisição e substituição dos tradicionais sacos. Por outro lado, raramente será necessário proceder à limpeza manual de escovas, da cabeça ou das tubagens, visto que, ao que verificámos, o próprio aparelho tem executado essas tarefas na perfeição.

Outro aspeto bem importante é o facto de este artigo estar totalmente concebido de acordo com a tecnologia de dispositivos inteligentes, isto é, ligados à Internet das Coisas. A app a instalar no smartphone do utilizador permite gerir o dispositivo, adicionando-o à rede doméstica e oferecendo a possibilidade da gestão remota do estado do aparelho, bem como a escolha da língua de comunicação. Durante a utilização, é bastante útil o bonito mostrador que vai indicando continuamente o estado e o tempo restante da bateria, o programa em execução e o estado da superfície em limpeza, uma vez que a cor exibida se altera em função do grau de sujidade detetado.

É de ter em conta também que a elevada eficiência do Tineco S5 obedece a requisitos de sustentabilidade hídrica e ambiental, o que faz deste aparelho um recurso imprescindível para o consumidor que quer iniciar ou aumentar a sua frota de aparelhos domésticos inteligentes ligados em rede doméstica. O Floor One S5 usa um depósito de água como recetor do pó e da sujidade e oferece uma funcionalidade de «autocleaning» muito cómoda e eficaz que não só prolonga a vida do aparelho, como evita a produção do contraproducente circuito de pó normalmente gerado pelos aspiradores convencionais (nestes, o pó é aspirado por uma extremidade mas acaba sempre por sair e ser devolvido à atmosfera pela outra). Ora, graças ao seu sistema, o Tineco não deixa o pó escapar de forma nenhuma. Por outro lado, a aspiração e lavagem por rolo (no Tineco trata-se de um cilindro de fibra macia) é uma tecnologia recente que tem demonstrado bons resultados, evitando os habituais e desagradáveis rolos de cabelo que as escovas rotativas dos outros aspiradores não conseguem evitar.

O equipamento vem munido de peças sobresselentes: um rolo de limpeza e um filtro do contentor de água dos detritos, além de um escovilhão para facilitar a limpeza da tubagem, de um pente de corte de fios que se alojem no rolo, de uma embalagem do produto líquido higienizador que deve ser adicionado à água do depósito de limpeza húmida. A base do carregador tem a particularidade de já incluir compartimentos para alojar alguns destes extras.

Evidentemente não há bela sem senão. O aparelho apresenta algumas características que requerem cuidado, embora se possam adaptar perfeitamente a elas: à primeira impressão irão notar o peso do aparelho, mas não se preocupem; é o seu ótimo poder de sucção que o puxa para diante, eliminando o efeito de peso da máquina. Aliás, esta parece mover-se por si mesma, pelo que se torna muito fácil de manobrar, requerendo até um certo cuidado para evitar algumas pancadas desnecessárias contra obstáculos. Atenção: o Floor One S5 pode aspirar líquidos, desde que não contenham espuma. Por outro lado, o aparelho funciona graças a um depósito de água que existe na parte de trás, ao qual é necessário adicionar uma tampa de solução higienizante própria da marca (sublinhamos aqui a recomendação para não se usar nenhuma outra). Ora na função de mopa, esse depósito gasta-se com relativa ligeireza (lembramos que convém algum bom senso em matéria de lavagem de pavimentos sensíveis à água, nomeadamente os de madeira). Mas atendendo à facilidade da limpeza, acabamos por não dar por isso, sendo necessário repor a água e o produto apenas no decurso de limpezas que, por algum motivo, sejam muito extensas e demoradas. Por último, há a dificuldade de aceder a zonas por baixo de móveis baixos ou suspensos, pois o aparelho não oferece um ângulo suficientemente plano para ser reclinado até ao chão, como é possível noutros aspiradores. Ressalte-se que isto acontece por um bom motivo: é justamente para evitar o derramamento da água do depósito. Este dispositivo também não oferece a modalidade de pequeno aspirador destacável, o que prova que, enfim, não se pode ter tudo.

De resto, trata-se de uma aquisição que vale bem a pena e merece o investimento, sobretudo para aqueles/as que não prescindem de uma boa higienização do pavimento habitacional, amplamente garantida pela modalidade de aspiração seguida de lavagem. Não esquecer que, por isso mesmo, o Tineco Floor One S5 pode ser essencial para quem tem crianças, ou amigos patudos em casa, ou para quem é mais sensível ao pó e aos ácaros. Eis pois um bom aspirador e se é verdade que pode deixar muita gente a pensar, não é menos garantido que, com estas características, vai ter certamente uma boa difusão no mercado…

Podem adquirir o Tineco Floor One S5 na Amazon Espanha por 549€.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Returnal está a caminho do PC, segundo da base de dados da Steam

A PlayStation ainda não confirmou, mas a informação vem reforçar os leaks e rumores.

Música – Álbuns essenciais (abril 2022)

Abril foi um mês cheio de triunfos musicais no formato de álbum, deixo-vos uma análise a 12, mais a sugestão de outros sete.

God of War Ragnarok em 2022? O novo jogo já foi avaliado na Coreia

Só falta mesmo a PlayStation confirmar se é este ano ou não.