Análise – Soundcore Liberty 3 Pro

Dificilmente irão encontrar melhores auriculares dentro desta faixa de preço.

- Publicidade -

Hoje em dia, num mundo em que os auriculares sem fios já se tornaram, há muito, produtos comuns entre os utilizadores, existem cada vez mais marcas, novas ou com historial no mercado, a apostar neste segmento. Entre poupar algum ou abrir os cordões à bolsa, o objetivo é o mesmo: dar uma boa experiência ao utilizador.

No meu caso, posso dizer que já experimentei vários e, ao longo do tempo, fui notando melhorias da qualidade de som, cada vez mais aprimorada; melhoria na ligação Bluetooth (que hoje em dia ainda pode ter uma ou outra falha); e um ANC em condições. Hoje falo-vos dos Soundcore Liberty 3 Pro, uma marca que provavelmente não conhecem, mas que vos vai conquistar.

Conhecem o grupo Anker Innovations? De produtos como carregadores, cabos, powerbanks e afins? É provável que sim – até já devem ter visto nas grandes superfícies comerciais -, mas muitos desconhecerão que este grupo inclui outras marcas além da Anker, tais como a Soundcore, dedicada a periféricos áudio; a Eufy, com aspiradores inteligentes e produtos dedicados à segurança doméstica; a Nebula, para projetores; e a AnkerMake, para impressoras 3D.

Destas todas, calhou-nos começar com a Soundcore, e logo com os seus auriculares mais recentes, os Liberty 3 Pro. Anunciados em outubro do ano passado, foram desenvolvidos com a ajuda de 20 produtores de som galardoados nos Grammy Awards, de modo a que conseguissem alcançar a melhor qualidade de áudio até à data. Mas será que conseguiram? A mim, pelo menos, convenceram-me.

Assim que fiz o unboxing, e após ter reparado no quão bem arrumado está tudo, logo olhei para o estojo carregador, onde colocamos os auriculares. É que não tem o típico aspeto quadrangular, surgindo antes em formato mais oval. Como se se tratasse de um ovo ligeiramente espalmado. Para o abrir ou fechar, basta deslizar suavemente consoante a direção pretendida, não existindo aqui aquele “click” tão típico das caixas mais convencionais.

Já os auriculares têm um design ergonómico para um ajuste confortável nos ouvidos, contando com uns aros que incluem uma estrutura de alívio de pressão de ar para combater o desconforto de uso. Na verdade, isto faz toda a diferença, pois se usarem os Soundcore Liberty 3 Pro sem os aros, irão sentir algum desconforto após 30 minutos de uso. Usando-os, resolvem esse problema.

É precisamente por aqui que devem começar. Ao abrirem o pacote dos Soundcore Liberty 3 Pro, irão reparar numa informação que vos convida a encontrar o encaixe perfeito. Começam por escolher as borrachas e os aros que se adequam aos vossos ouvidos. Seguidamente, colocam-nos num ângulo específico, como demonstrado na imagem que vem no pacote. E por último basta rodá-los até que os aros fiquem presos nas curvas das orelhas, ajustando-se às saliências.

Caso sejam mais entendidos na matéria, já sabem o que fazer numa primeira utilização. Para os que têm menos experiência, a solução é simples: manual de instruções. Em todo o caso, é facílimo: abrindo o estojo carregador, os fones entram automaticamente no modo de emparelhamento Bluetooth. Já para um emparelhamento manual, útil para ligarem os Liberty 3 Pro a outros dispositivos, basta colocarem os fones no estojo carregador e deixá-lo aberto. Em seguida, carregam e mantêm pressionado o botão existente no estojo durante três segundos até que os LED indicadores comecem a piscar em branco. A partir daí, podem ligar os fones a qualquer dispositivo Bluetooth que os encontre.

Ponto positivo aqui? A funcionalidade Multipoint, que permite que os Liberty 3 Pro possam estar ligados a dois dispositivos Bluetooth em simultâneo, útil para algumas situações. Para isso, devem ter os fones nos ouvidos e pressionar e manter pressionado o touchpad em ambos durante cinco segundos.

Naturalmente, para uma melhor experiência, devem fazer download da aplicação Soundcore, disponível para iOS e Android, pois só assim conseguirão retirar todo o potencial destes fones. Assim que adicionarem os fones à app, irão reparar que a página dedicada ao produto é muito simples e intuitiva. Têm a secção do som ambiente com três opções, o modo de som, os controlos e uma aba para mais definições.

Na secção do som ambiente, a opção selecionada por defeito é a “Normal”, mas devem selecionar a de Cancelamento de ruído, o HearID ANC, que adapta o cancelamento de ruído aos vossos ouvidos e audição. Para que tenham os melhores resultados, devem, efetivamente, fazer o teste do canal auditivo através da app, algo importante pois proporciona uma redução de ruído adaptada às características específicas do vosso canal auditivo para, lá está, melhorar a experiência de redução de ruído.

Este teve deste ser feito num ambiente ruidoso, pois só assim será possível obter um resultado preciso. No fundo, isto faz dos Soundcore Liberty 3 Pro uns auriculares bem inteligentes, ainda que este ANC adaptativo não seja propriamente uma novidade no mercado. Contudo, funciona, e por sinal muito bem, sendo ainda possível ativar uma opção de redução do ruído do vento.

No que toca aos toques, não só são intuitivos, como podem ser personalizados. Por defeito, um toque único no auricular esquerdo diminui o volume, ao passo que a mesma ação, mas no auricular direito, aumenta o som. Já com um toque duplo no auricular esquerdo passam para a música seguinte e, se fizerem o mesmo, mas no auricular direito, tanto pausam uma música como a podem voltar a reproduzir. Já se mantiverem o dedo pressionado durante dois segundos nos auriculares, o que acontece é trocarem entre as diferentes opções de som ambiente. Neste campo, posso dizer que os controlos são de habituação rápida, mas podem ser desativados na app caso assim o desejem.

Resta-me falar do aspeto que acaba por ser o mais importante, a qualidade de som. E quanto a isso digo o seguinte: são ótimos. Possivelmente os melhores que usei até à data. Os graves têm um impacto profundo, os médios estão no ponto e os agudos brilham. No fundo, um som cristalino e rico, que muito provavelmente fará com que reparem em novos detalhes naquelas músicas que conhecem tão bem, mas que nunca conseguiram reparar antes por não terem um bom par de auriculares.

Esta fantástica qualidade de som somente é possível graças à tecnologia exclusiva de driver duplo coaxial, que oferece som de alta e baixa frequência diretamente para os nossos ouvidos sem interferência. Convém, no entanto, fazer uma ressalva: estes Soundcore Liberty 3 Pro irão brilhar com apps de streaming de música que apostem em ficheiros áudio sem perdas. Recomenda-se, portanto, que usem o Tidal ou o Apple Music, que apostam no formato lossless (até 9216 kbps de bitrate), isto é, áudio sem perda de qualidade com resolução de 48 kHz a 192 kHz.

Além disso, os Soundcore Liberty 3 Pro possuem ainda um modo de áudio que liga o codec LDAC, certificado para a tal experiência de áudio sem perdas. Porém, importa salientar que, caso usem esta opção, e uma vez que mais dados estão a ser transferidos, a bateria esgota-se mais rapidamente.

E por falar em bateria, os auriculares cumprem o que é anunciado pela marca: até oito horas de reprodução áudio com uma única carga. Claro, para atingirem este valor, não podem nem usar ANC, nem ligar o tal modo de qualidade de áudio preferida. Se o fizerem, conseguirão sensivelmente quatro horas de autonomia. Felizmente, e graças ao estojo de carregamento, conseguirão dar-lhes uma autonomia de três horas com apenas 15 minutos de carga. É fantástico.

Uma última nota para a qualidade das chamadas, que é excelente. Tudo graças aos seis(!) microfones com redução de ruído, tornando estes auriculares perfeitos não só para quem anda de um lado para o outro, como para quem trabalha a partir de casa, bem como para levar para o ginásio.

Soundcore Liberty 3 Pro

Salientar ainda que, desde que tenho os auriculares, a marca já lançou vários updates de firmware, que resolvem alguns bugs e melhoram a estabilidade das ligações. Mostra que a Soundcore está investida neste produto.

Resumindo, são altamente recomendados, apesar do seu peculiar formato, que pode fazer com que alguns ouvidos não se adaptem. Se for o vosso caso, lamentavelmente terão de optar por outros auriculares. Mas se os conseguirem usar, não quererão outra coisa.

Os Soundcore Liberty 3 Pro podem ser adquiridos no site oficial por 159,99€.

Recomendado

Este dispositivo foi cedido para análise pela Anker.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Análise – Urbanista Stockholm Plus

Caso estejam à procura de uma earphones True Wireless cuja relação qualidade-preço faça valer o investimento, os Urbanista Stockholm Plus são uma aposta segura.

A Razer prepara os auriculares Hammerhead para todas as ocasiões

A Razer revelou uma versão melhorada dos seus auriculares Hammerhead com novas tecnologias e características que os torna ideais...

Bose Sleepbuds, os auriculares da Bose que ajudam a dormir melhor

A Bose apresentou recentemente os Bose Sleepbuds, – os primeiros auriculares in-ear da empresa com o propósito de disfarçar o ruído...

Huawei oferece auriculares na pré-compra do Huawei Mate 20 lite

A Huawei tem uma nova campanha bastante apetecível e que deve interessar a quem quiser adquirir o novo Huawei...
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Galp Smart Store. Nesta loja não existem caixas de pagamento (nem funcionários)

A smart store da Galp está localizada na área de serviço Gago Coutinho e vai estar aberta ao público 24 horas/7 dias a partir de junho.

Grupo espanhol investe 38 milhões de euros em projeto de hidrogénio verde na zona industrial da Tocha

Grupo espanhol investe 38 milhões de euros em projeto de hidrogénio verde na zona industrial da Tocha

Feira Internacional do Artesanato de regresso a Lisboa

Três pavilhões diferentes, num total de 30 000 m² de área expositiva.