Com a inevitável extinção do jack 3.5 nos smartphones de quase todas as marcas, o consumidor que queira usar o seu dispositivo para ouvir música ou fazer chamadas sem levar o telemóvel ao ouvido começa a confrontar-se com a necessidade de adquirir periféricos para o efeito. Em alguns casos, pode-se mesmo recorrer a modelos proprietários das marcas.
Felizmente existe a tecnologia Bluetooth e um nicho de mercado que já deu um passo nesta direção. Falamos em dispositivos dedicados a desportistas e utilizadores que necessitem de experiências completamente sem fios.
Neste campo, apresentamo-vos os Sony MDR-XB80BS, um par de auriculares Bluetooth da linha Xtra Bass.
Criados a pensar no movimento constante, este par de auriculares tem um formato desportivo que foi desenhado para ficar bem fixo, permitindo-nos colocar cada um deles à volta da orelha.
O seu propósito acrescenta outras mais-valias interessantes como a resistência à água, permitindo que o suor das nossas atividades não danifique qualquer componente eletrónico. A novidade neste equipamento é o uso da certificação IPX5, que lhe confere ainda proteção contra poeiras e jatos de água.
Construídos com plástico e borracha, os MDR-XB80BS são leves e fáceis de usar, mas com um tato algo barato. No auricular direito vamos encontrar os botões de controlo que nos permitem alterar o volume, alternar entre músicas e até gerir chamadas que nos possam fazer. No fundo, para além de um par de auriculares estéreo, estamos perante um comunicador Bluetooth.
Estes controlos não são fáceis de utilizar numa primeira abordagem. Requerem alguma habituação e teste até que se perceba como funcionam as ações dos três botões de borracha.
Já no altifalante direito vamos encontrar uma porta micro-USB que suporta carregamentos rápidos.
E dos carregamentos rápidos passamos para a autonomia, algo que também não será um problema. A Sony promete até sete horas no máximo, algo que não foi um foco do teste, logo não conseguimos comprovar. No entanto, durante o tempo de utilização, só carregámos os auriculares uma vez.
Com o tempo de utilização, convém falar do conforto destes auriculares. Apesar de serem bastante fáceis de utilizar e de fixarem bem à orelha, revelaram-se algo desconfortáveis em menos de uma hora de utilização. Ao início parecem quase imperceptíveis, mas o esforço criado pelos altifalantes e pelo seu formato à volta da orelha faz com que rapidamente comecem a magoar. Dito isto, estes auriculares não são propriamente a melhor opção para sessões de exercício muito longas.
A qualidade de som também não impressiona. É aceitável, no máximo. O sistema Xtra Bass pode dar algum corpo às músicas que ouvimos, mas não as transformam. É uma boa solução para ouvir Spotify ou outro serviço de streaming no smartphone, mas dificilmente se obtém o nível de clareza desejado neste tipo de dispositivo, principalmente com a quantidade de ruído de fundo que é possível ouvir com volumes mais baixos.
Do lado positivo temos o isolamento de som. É muito fácil ficarmos completamente desligados do mundo e concentrados na nossa atividade ou música, algo que pode ser incrível para ignorar o vosso parceiro chato do ginásio, dizendo que não o ouviram.
O alcance dos MDR-XB80BS também leva boa nota. É possível estarmos bastante afastados do nosso equipamento até começarmos a perder o sinal.
Se estiverem à procura de um par de auriculares para usarem nas vossas atividades desportivas, os MDR-XB80BS podem ser uma boa solução. A qualidade de som é decente para o efeito, têm um bom isolamento e são resistentes. No entanto, se querem usá-los para o resto possível, já fica um pouca aquém das expectativas, especialmente se considerarmos o seu preço elevado e pouco competitivo.
Os Sony MDR-XB80BS encontram-se à venda no mercado por um preço recomendado de 149,99€.
O equipamento foi cedido para análise pela Sony.