Análise – Razer Seiren X para PlayStation 4

por David Fialho

A Razer volta a apostar este ano nos microfones para streamers e produtores de conteúdo com o seu Razer Seiren X. Falamos num  num periférico que é, desta vez, dedicado aos jogadores de consola, em particular da PlayStation 4.

No fundo, o Razer Seiren X para a Playstation 4 é o mesmo modelo que já existia no mercado, mas com a diferença de que está preparado e é compatível com a consola da Sony.

Dentro da caixa podemos esperar o microfone, um pequeno adaptador para a base e um cabo USB com ponta micro-USB para ligar ao Seiren.

Tal como o modelo original, a qualidade de construção é fantástica. Temos uma excelente robustez devido à base metálica pesada, inclinável, que se mantém facilmente fixa em qualquer superfície.

O corpo do microfone é de plástico de alta qualidade e conta com acabamentos metálicos em azul PlayStation. Também o microfone apresenta um peso e solidez bastante bem conseguido, dando todo um aspeto premium ao Razer Seiren X.

Ainda no microfone, contamos com um logo da PlayStation gravado na parte frontal e o da Razer em cada um dos lados. Já na traseira temos o botão de ligar e desligar o microfone e um controlo de volume de auriculares.

No fundo, é a óbvia ligação USB e a porta áudio de 3.5mm para podermos ligar os auscultadores diretamente, uma vez que o Razer Seiren X funciona também como interface.

É pena a posição limitada desta porta. Mesmo com uma altura considerável do pé do microfone, torna complicada a ligação de fichas áudio que não sejam de 90 graus, obrigando a que se desenrosque a base para facilitar essa ligação.

A sua utilização é do mais simples que há. Uma vez ligado à PlayStation 4 fica pronto a funcionar, mas para um equipamento desenhado para a consola, sofre de algumas limitações.

Por definição, o áudio da consola é atirado para o Razer Seiren X. Daqui só temos a opção de usar a saída áudio do microfone ou a saída de som da consola para a TV, e nunca para o comando da PlayStation 4. Este é um problema algo grave, porque se estivermos a usar auscultadores, temos mesmo que usar a saída do Razer Seiren X, que é detetado como um Headset, não permitindo a divisão de fontes.

Este problema enaltece um segundo que é a impossibilidade de colocar a nossa voz no silêncio. Durante a utilização do Razer Seiren X vamos estar constantemente a ouvir a nossa própria voz, mesmo carregando no botão dedicado. Talvez seja algum erro de firmware, ou limitação do hardware, mas torna as partidas particularmente irritantes se usarmos um par de auscultadores.

Para um equipamento desenhado para a consola, também é pena não haver mais nenhuma forma de controlar ou modular a voz para além da intensidade de volume.

No PC, algumas destas limitações também se fazem sentir. O Razer Seiren X não parece trazer nenhuma opção para o Razer Synapse, dando a sensação de ser um produto genérico, onde podemos usar o software que bem entendermos para manipular o som. Felizmente, aqui já é possível ligar e desligar o microfone de diversas maneiras.

A parte positiva deste microfone é, sem dúvida alguma, a qualidade de som capturada. Seja na consola ou no PC, dependendo da distância a que se encontra de nós, o som capturado é, para um equipamento destes, fantástico. Alto, puro, cristalino, sem ruídos e ressonância.

A captura de som é fantástica, por vezes até sensível demais, recomendando-se a sua utilização numa divisão bem preparada acusticamente para o efeito. E isto enaltece um problema que não tem bem a ver com o Razer Seiren X, mas com os restantes equipamentos que usamos, em particular a PlayStation 4, que, por vezes, se torna ruidosa. Se a consola estiver por perto do microfone, preparem-se para apanhar o seu som com facilidade, ou o som do computador, ou os simples cliques de rato e teclado.

No entanto, se produzem conteúdos, fazem streaming ou jogam partidas online com os vossos amigos, o Razer Seiren X oferece uma qualidade de som de excelência e quem fica a ganhar é o vosso público. Esses seguidores irão perceber tudo o que é dito e podem apreciar conteúdo com um nível mais profissional.

O Razer Seiren X para a PlayStation 4 pouco ou nada oferece face ao seu modelo base, além da compatibilidade com a consola e o seu aspeto em tons de Azul PlayStation claro. Pedia-se uma maior versatilidade para um produto destes, mas, naquilo que importa, que é a qualidade de captura de som, o Razer Seiren X é excelente.

O Razer Seiren X para a PlayStation 4 já está disponível por 129,99€

Deixar uma resposta

Também pode interessar

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: