Análise – Razer Kraken X

Para quem procura uma solução áudio de qualidade para as suas sessões de jogo sem ter que investir muito, a Razer chega-se à frente com os Razer Kraken X, os novos auscultadores surround de baixo custo.

Quando se trata de um orçamento on-budget, há certas características que devemos esperar de um equipamento: a sua simplicidade, qualidade de construção, funções limitadas e, neste caso, uma experiência sonora simplesmente satisfatória.

Os Razer Kraken X não aparecem para mudar o mundo do áudio-gaming, mas, ainda que casem com as expectativas moderadas, contam com características bastante interessantes para os 60€ de preço recomendado. Ou seja, tornam-se bastante competitivos em relação a auscultadores de entrada de gama da Corsair, HyperX Cloud, Astro, entre outros.

Sabemos que estamos perante uns auscultadores bastante versáteis quando na caixa nos é dito que teremos compatibilidade com PC, MAC, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One e outros dispositivos móveis.

Esta extensa compatibilidade com uma vasta gama de dispositivos existe graças a uma das suas limitações. Os Razer Kraken X tiram partido de uma ligação áudio de 3.5mm, uma solução simples e standerizada. É interessante às vezes olhar para dispositivos de topo de gama que usam ligações Bluetooth e USB que, por vezes, não permitem a utilização com vários dispositivos, mas aqui não é o caso.

O cabo de 1.3 metros é o suficiente e, dentro da caixa, encontramos uma extensão com divisão na ponta do som dos auriculares e do microfone, de modo a ser ligado a placas de som com as entradas e saídas divididas.

blank

Com um desenho bem familiar, na linha da família moderna de dispositivos da Razer, os Razer Kraken X são aparentemente discretos. O modelo recebido foi o Clássico, havendo também o modelo de consolas com acentos em Azul.

Claro que não se pode pedir muito a um custo mais acessível e, como seria de esperar, os Razer Kraken X são construídos com muito plástico. Mas nem tudo é mau. Os materiais são muito bem aplicados, com a sua banda expansível a revelar-se bastante maleável e com o peso dos Razer Kraken X em valores mínimos. Com apenas 250g, estes são dos auscultadores mais leves que encontramos no mercado, o que é ótimo para quem usa auscultadores durante muito tempo.

As suas cúpulas são também ajustáveis e, graças à sua banda maleável, os Razer Kraken X revelam-se muito confortáveis, o que é perfeito para sessões de utilização bem longas.




Ao contrário de modelos mais caros, o microfone não é retrátil, com o braço maleável a ficar eternamente pendurado ao lado esquerdo dos auscultadores. Porém, este braço coloca-se facilmente para o lado para quem não o quiser usar, e os Razer Kraken X contam ainda com um botão físico para o colocar o desligar.

Já quem necessitar dele, é só ajustá-lo facilmente à frente da boca e começar a falar.

Também físico é o controlador de volume embutido de fácil acesso, que é independente do volume dos dispositivos que estamos a usar. Ou seja, podemos colocar o nosso smartphone ou PC num volume elevado e controlar independentemente nos auscultadores.

Os Razer Kraken X são um produto simples, mas é também importante saber como se comportam.

Com drivers de 40mm, impedância de 32 ohms e uma frequência de 12 Hz-28 kHz, o desempenho dos Razer Kraken X não vai abalar o nosso mundo.

Numa primeira impressão, o som é um pouco seco, com os sons médios e altos a destacarem-se com facilidade. Os baixos são competentes, mas não apresentam a força esperada em algumas situações. Com isto, em filmes e jogos, os sons de vozes e de ambiente mais agudos conseguem destacar-se bastante bem, mas sente-se a falta de algum som encorpado.

blank

A distribuição sonora é envolvente, em particular em videojogos, com uma boa perceção de onde vêm os sons, mas nada de extremamente imersivo.

Para melhorar esse efeito, a Razer inclui dentro da caixa uma licença do seu software proprietário de Som Surround 7.1, que permite emular e aumentar a experiência surround, com calibração e posicionamento dos canais virtuais.

Este sistema, tal como noutros auscultadores surround da Razer, altera a forma como o som é distribuído, e dá para perceber os efeitos na sua calibração. Mas no fim do dia, se o som é melhor ou pior, fica à consideração de cada utilizador, já que este é um efeito emulado.

No que toca ao microfone, aqui também não podemos esperar milagres. Na verdade, a sua qualidade de captura de som é competente. Perfeita para conversas no Skype ou Discord, durante sessões de jogo e, se não forem muito ambiciosos, para streaming. Já se procuram algo para criar conteúdo, fazer podcasts e narrações de vídeo, talvez esta não seja a melhor solução.

Os Razer Kraken X cumprem o prometido pelo valor que se pede. São acessíveis, confortáveis e as suas características são modestas. A versatilidade de utilização em diversos dispositivos e o conforto são, sem dúvida, os pontos de destaque deste equipamento, que é um excelente ponto de partida para quem quer entrar no jogo de forma mais discreta e isolada.

Os Razer Kraken X já estão disponíveis por 59,99€.

- Publicidade -

Sigam-nos

10,451FansCurti
4,044SeguidoresSeguir
532SeguidoresSeguir

Relacionados

Razer revela um novo tapete de rato gigante

Mas há tamanhos para todas as secretárias.

O novo ultrabook da Razer promete ser o mais rápido do mundo

O Razer Blade Stealth 13 é o primeiro ultrabook com um ecrã de 13 polegadas a 120Hz.

Creative promete equipar os PCs com a melhor placa de som para jogos do mundo

A Sound BlasterX AE-5 Plus da Creative não está aqui para brincadeiras.

Análise – Corsair Void RGB Elite Wireless

Os Corsair Void RGB Elite Wireless são uma das várias apostas da marca de periféricos gaming para quem procura uma solução áudio para as suas sessões de jogo, com som envolvente e de boa qualidade.
- Publicidade -

Mais Recentes

Estão com problemas em aceder à HBO Portugal? Não são os únicos

Desde ontem que vários utilizadores estão impedidos de ver séries e filmes na plataforma.

Paraíso dos cachorros quentes chegou a Setúbal. Mas só está disponível na Uber Eats

Dos mesmos responsáveis pelo excelente Burguesa na cidade, chega-nos agora um spot dedicado aos hot dogs.

Canal Disney Channel Family Fun começa a funcionar no Dia da Criança

Este é um canal temporário, funcionando até final do mês de junho.