Análise – Razer Huntsman Tournament Edition

- Publicidade -

O tempo das Lan parties já la vai há mais de uma década, mas a necessidade de ter um teclado de competição mais versátil e fácil de transportar é, para alguns jogadores, algo a ter muito em conta.

É assim que imagino que tenha nascido a ideia da Razer em lançar o Razer Huntsman Tournament Edition, uma versão lite daquele que é o melhor teclado da marca, por diversas razões.

Tal como o seu irmão mais velho, o novo teclado vem equipado com os ultra-rápidos switches Óticos que atuam, literalmente, à velocidade da luz. No seu modelo de switch vermelho, as teclas do Razer Huntsman Tournament Edition têm apenas 1mm de atuação e prometem um registo praticamente imediato de cada clique.

Este formato também é importante para tornar o teclado o mais duradouro possível, algo em que a Razer tem apostado cada vez mais graças à inexistência de um fator mecânico. Com toque físico a cada clique, o Razer Huntsman Tournament Edition promete ser muito mais duradouro que um teclado convencional, até 1000 cliques por tecla.

O seu formato permite também a personalização mais extensa, com o utilizador a poder mudar de teclas, quer de lugar, quer trocar por teclas personalizadas compradas à parte.

Com um design muito semelhante aos restantes Razer Huntsman, o Tournament Edition perde o teclado numérico. Assim, surge muito mais compacto, tem um design sóbrio e sombrio, sendo, basicamente, uma elegante placa de alumínio com teclas.

É um teclado com fios que conta com uma ligação USB-C destacável, tornando-o muito mais versátil para transporte. Além disso, a qualquer momento é possível fazer-lhe uma personalização física, sendo algo que também torna o processo mais simples se o quisermos levantar da secretária para o limparmos.

O teclado apresenta-se sólido e com algum peso e tem ainda dois níveis de apoio para dar mais ou menos inclinação.

No geral, é um teclado bem simples e elegante, que passa completamente despercebido, especialmente com o sistema Chroma desligado, que ilumina cada tecla de forma independente e que pode ser personalizado para destacar, por exemplo, as teclas úteis durante um jogo.

A minha experiência com o Razer Huntsman Tournament Edition é tão positiva como negativa. A satisfação do clique de um teclado mecânico e, neste caso, ótico, é enorme. Seja num jogo ou na escrita, é como usar uma máquina de escrever onde só falta o “plim” a cada enter.

O tempo de atuação faz-se sentir ao mínimo toque, tornando a experiência muito mais agradável e orgânica que num teclado de membrana, o que torna o regresso a um teclado convencional numa experiência difícil. Em suma, o Razer Huntsman Tournament Edition deixa uma impressão bastante positiva, especialmente quando nos habituamos ao seu formato.

Razer Huntsman Tournament Edition USB-C

Apesar das tentativas de impedir toques acidentais, dada a sensibilidade dos switches, dei por mim a clicar acidentalmente em teclas que não queria, algo que, aliado à estranha disposição das teclas (nesta versão com layout dos US), tornou a utilização diária numa autêntica aventura, mesmo trocando as teclas de local.

Mas talvez o que continua a não me satisfazer, e esta é uma observação pessoal, é o som que cada toque faz. Mais uma vez, este é um teclado muito barulhento. A sensação é ótima, mas, a longo prazo, mesmo com uns bons fones isoladores, o som das teclas Razer Huntsman Tournament Edition pode irritar, e irrita ainda mais quem está à nossa volta. Uma área que a Razer poderá ter que explorar no futuros dos seus teclados.

Outra área que poderá ser mais aprimorada é a facilidade dos toques acidentais que estas novidades trazem, dada a sensibilidade dos switches. Apesar do esforço em tornar a experiência mais rápida e precisa, dei por mim a clicar acidentalmente em teclas que não queria durante a escrita, algo que, aliado à estranha disposição das teclas (nesta versão com layout dos EUA), tornou a utilização diária numa autêntica aventura, mesmo trocando as teclas de local.

Claro que, depois, o Razer Huntsman Tournament Edition chega cheio de extras. Já falámos aqui da personalização física das teclas e do sistema Razer Chroma que permite a personalização do aspeto das luzes dependendo do jogo, mas temos também a memória on-board até cinco perfis, que permite ligar o Razer Huntsman Tournament Edition a qualquer computador e usar os nossos atalhos sem compromissos.

O formato compacto do Razer Huntsman Tournament Edition e o seu preço mais acessível são os grandes pontos fortes deste teclado. É ótimo para os jogadores que andam em viagem com um teclado atrás e até mesmo para utilizadores mais casuais que querem uma secretária limpa, mas com estilo.

É simples, elegante, personalizável e conta com as melhores tecnologias que a Razer desenvolveu nesta área, mas a experiência de utilização fica à mercê dos gostos de cada um.

O Razer Huntsman Tournament Edition já está disponível por 149,99€.

Echo Boomer Review Muito Bom Recomendado

Razer Huntsman Tournament Edition

Este dispositivo foi cedido para análise pela Razer.

O formato compacto do Razer Huntsman Tournament Edition e o seu preço mais acessível são os grandes pontos fortes deste teclado desenhado para os jogadores mais exigentes que necessitam de levar o melhor teclado possível para todo o lado.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome