Trust Bayo – Um excelente rato ergonómico

- Publicidade -

A Trust apresenta uma peculiar aposta na ergonomia de um dos periféricos mais importantes para qualquer utilizador de computador.

Já dizia Vasco Santana em Canção de Lisboa: “Chapéus há muitos!” E no mundo dos periféricos, ratos em particular, também esses são muitos e variados. Antes da popularidade dos ratos gaming, eles eram simplesmente ratos. Ferramentas de auxílio ao utilizador, uma interface entre homem e máquina, o braço e mão do homem físico e real, no mundo digital.

Sendo uma das ferramentas tão importantes para o nosso dia a dia do século XXI, a nova solução da Trust, o rato Bayo, chega até nós com uma proposta: E se O Rato fosse mais ergonómico?

Não é o primeiro a adotar o conceito e a apresentar a sua forma irregular, mas destaca-se por ser dos poucos que existem assim. Para todos os efeitos é um rato tradicional, com caraterísticas moderadas, como a ligação sem fios, porta USB-C para carregamento e utilização, ajuste de velocidade e até iluminação RGB para dar aquele toque mágico, ainda que não seja dedicado a gamers.

O grande destaque do Trust Bayo vai para o seu design vertical, com uma inclinação para não pousarmos apenas a mão no rato, mas sim para o agarrarmos. Este peculiar design é transformativo e confere uma segurança extra de utilização enorme, aumentado a precisão com que utilizamos o ponteiro do rato de forma muito natural. Algo perfeito para criadores de conteúdo ou para utilização em cenários mais delicados.

No entanto, a verdadeira razão deste design é o conforto, reduzindo o esforço no braço e no pulso ao longo de várias horas.

A utilização do Trust Bayo não fez clique imediatamente. É preciso uma curva de aprendizagem, já que a inconsciente rotação do pulso não corresponde naturalmente aos eixos de utilização, mas rapidamente se torna intuitivo e bastante natural. Em pouco tempo, para uma utilização casual e para trabalho, o Trust Bayo tornou-se um dos meus ratos favoritos. Já para jogos e a sua utilização mais rápida e responsiva, terei sempre outras soluções mais indicadas.

Não quer assim dizer que a Trust não tenha pegado em algumas ideias “gaming” para este rato, como é o caso de um botão dedicado à sensibilidade, com cinco perfis pré-configurados de 800, 1200, 1600, 2000 e 2400 DPIs. E, também importante de referir, são só dois botões para o polegar de avanço e retrocedo em browsers.

Com uma bateria de 500mAh, o Trust Bayo comporta-se de forma fantástica durante alguns dias de trabalho sem necessidade de carregamento e, graças à sua porta USB-C, é facilmente carregado enquanto se usa. E o melhor é que conta com um interruptor on/off que também permite ser usado sem acender a sua faixe de LED que simplesmente existe, sem grande utilidade.

Peculiar e confortável, num casamento curioso entre forma e a função, o Trust Bayo é uma excelente solução para o utilizador casual, que prima também pelo seu custo extremamente acessível de 34,99€.

Recomendado

Este dispositivo foi cedido para análise pela Trust.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes