Análise – Coluna Akorn Prozis

- Publicidade -

E olhem que não deixa a desejar, apesar de necessitar de uma atualização.

Aqui na redação, há muito que andávamos de olho numa coluna de som que nos pudesse proporcionar uma boa experiência sonora e ser a nossa companheira do dia-a-dia de trabalho. Capaz de fornecer um bom som, nítido e potente, mas, ao mesmo tempo, que trouxesse à secretária de trabalho um ar mais estético e agradável. E foi assim que optámos por uma da Prozis, a Akorn.

Como sempre, fazer a compra da coluna Akorn pelo site da Prozis foi uma experiência tranquila e intuitiva, e a rapidez com que recebemos (passadas apenas 24h!) a encomenda em casa faz-nos desejar que esta fosse a regra, e não a excepção, das compras online.

Quando recebemos a encomenda, vinha uma embalagem com a coluna de som, um adaptador de alimentação CA/CC, um cabo de tomada de 3,5mm, um comando de controlo remoto e, claro, um manual de instruções.

A coluna Akorn trata-se de uma coluna altamente estética, uma vez que toda ela possui uma estrutura em ABS e uma grelha em metal, que fica na parte anterior da mesma. A coluna Akorn é, por isso, uma peça de design funcional, na qual se aliam uma componente estética e contemporânea, além de um som potente e nítido, e quem tem esta coluna em casa mais parece que tem uma coluna de som de algum filme futurista.

Na parte superior estão patentes quatro botões, que permitem ligar ou desligar a coluna, aumentar ou diminuir o som. Isto em três deles, porque existe um quarto botão que não tem utilidade neste caso – somente serve para emparelhar com outra coluna Akorn. Além disso, os botões estão demasiado disfarçados, ficando até algo imperceptíveis. Honestamente, preferia uma coluna sem botões, mas percebo a sua utilidade, até porque, por algum azar, o controlo remoto pode deixar de funcionar.

Em termos de características, temos uma coluna que pesa 1.3kg e tem 207x188x187 cm de dimensões, sendo por isso uma coluna compacta e bastante fácil de transportar. Ela tem 25W RMS de potência, com um woofer de 4” e dois tweeters médios de 1,5”, sistema de radiador passivo e é compatível com Bluetooth. A nível de conectividade, além do Bluetooth, temos uma coluna que recolhe à velhinha, mas sempre apreciada entrada jack de 3,5mm. Estas são apenas as duas formas de conectividade deste equipamento, que demonstra que é um produto já com alguns anos e que necessita de uma versão atualizada. Ainda assim, não tivemos qualquer dificuldade em utilizar a coluna, fosse com ou sem cabo.

Útil é o controlo remoto, com vários botões dedicados a aumentar e diminuir volume, a retroceder ou avançar, a fazer pausa ou play, a dar mute e, ainda, vários botões dedicados aos modos de funcionamento da coluna – seja via Bluetooth, Aux e, claro, emparelhada com outra coluna Akorn.

Outras especificações incluem uma frequência de resposta de 80 Hz- 18kHz e relação sinal-ruído maior ou igual a 75 dB. E de forma muito resumida: o seu som é bastante aceitável. Não é espetacular – lá está, já tem alguns anos, e com um volume muito alto o som já sai muito distorcido -, mas para o serviço serve perfeitamente. Recomenda-se, no entanto, que oiçam música com recurso a um serviço de streaming pelo qual paguem, como o TIDAL ou Spotify Premium, para ficarem satisfeitos.

Além disso, a sua compra é altamente recomendada quando, de momento, podem ter esta coluna por apenas 52€. Basta que, no carrinho, coloquem primeiro o nosso código ECHOBOOMER, para escolherem algumas ofertas, e que, em seguida, juntem o código XMAS, que vos garante 60% de desconto.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados