Se gostas de ver filmes, séries e jogar em consolas, certamente que já te passou pela cabeça arranjar um projetor para o efeito.

Existem no mercado centenas de soluções para o efeito, mas, por norma, são caras, e a relação qualidade/preço não justifica o investimento quando temos boas televisões com valores bem competitivos.

O projetor LG Ultra Short Throw PH450UG não vem substituir a televisão que temos em casa, mas surge como uma solução capaz de proporcionar uma experiência diferente e com uma versatilidade muito especial.

Trata-se de um projetor portátil de curto alcance, o que significa que não necessita de ser colocado no outro lado de uma divisão para obter imagens gigantes. E pode mesmo ser levado para todo o lado, graças às suas dimensões e à bateria interna.

Este projetor produz “apenas” imagens em 720p, no entanto, não se devem desmotivar por esta resolução HD Ready. O PH450UG é capaz de receber sinal 1080p produzindo resultados fantásticos, utilizando a tecnologia LED que lhe permite um tempo de vida bastante elevado (a LG promete ser cerca de 30 mil horas).

A qualidade de imagem deste projetor vai depender de vários fatores. Do tamanho de imagem que queremos, da rugosidade da tela ou parede que estamos a utilizar, da iluminação ambiente, e, obviamente, da qualidade do sinal que lhe injetamos. E é com muita satisfação que o PH450UG mostrou ser um equipamento incrível.

Este projetor consegue um brilho até 450 lumens, o que parece não ser um grande valor, mas que, na prática, e atendendo ao equipamento, serve perfeitamente. É possível tê-lo ligado e consumir conteúdo com alguma luz ambiente na divisão, por exemplo um candeeiro de canto, ou com a janela semi-aberta. No fundo, não requer que se feche e desligue tudo para uma experiência ótima. Todavia, é quando se faz isto que o resultado é espetacular.

Ainda que seja difícil de mostrar em imagens, aqui fica um exemplo de diferença:

Outro fator que influencia a qualidade de imagem é o tamanho da tela, pois quanto mais longe o projetor estiver da parede, e maior for a imagem, maior será a perda de luz.

Aqui, o impressionante é o tamanho gerado com o projetor a pequenas distâncias da superfície de projeção. Um palmo e meio de distância é o suficiente para termos uma imagem com quase dois metros de diagonal. E muito menos para atingir tamanhos capazes de fazer inveja a muitas televisões. É incrível e muito prático.

O último grande fator tem a ver com a rugosidade da superfície. Recomenda-se vivamente a utilização de superfícies lisas, ou até mesmo telas, para tirar total partido deste projetor. É que qualquer relevo vai criar sobras e artefactos, muito em parte devido ao ângulo contrapicado de projeção da luz.

Há claramente um esforço da LG em tornar este produto num dispositivo multifunções. Quer seja para uso regular, para festas ou reuniões, a nível de qualidade de imagem e resultados leva uma nota bastante positiva, assim como a nível de utilização e versatilidade, executando bem aquilo a que foi proposto.

Fisicamente, o PH450UG apresenta um número modesto de portas. Temos uma USB, uma HDMI e um jack áudio 3.5, o que é, honestamente, o essencial para um equipamento portátil como este. Podemos ligar uma pen usb para ver vídeos e imagens, o HDMI para ligar um computador, uma consola ou até uma pen de streaming como o Google Chrome, e o jack áudio 3.5 para uns auriculares ou colunas.

O PH450UG vem ainda com uma coluna stereo de 1W, que tem um som aceitável, mas muito baixo. Neste departamento, começamos a explorar as conexões sem fios, e, aqui, também o projetor ganha pontos.

Bluetooth e Wi-Fi são as duas ligações mais importantes no PH450UG e que o transformam num equipamento verdadeiramente versátil. Não só podemos ligar colunas Bluetooth ao projetor, como podemos usar modos de Screen Sharing, seja de computadores ou dispositivos móveis.

Estas ligações também são extremamente fáceis de usar. O único aspeto negativo é que há sempre alguma latência de sinal, mas nada que estrague a partilha de fotografias do vosso smartphone.

O PH450UG inclui, ainda, uma bateria interna para utilizações mais espontâneas. A LG promete até duas horas e meia de utilização. No nosso teste, sem os modos económicos ativos, tivemos resultados satisfatórios de uma hora e meia.

Por fim, este dispositivo é também versátil na sua calibração, oferecendo opções de otimização de imagem muito semelhantes às encontradas em algumas TVs da LG. Um pormenor também muito útil é o reconhecimento do ângulo da superfície, ou seja, quando inclinamos o projetor, este sabe como colocar, automaticamente, as proporções e formatos certos da imagem.

O LG Ultra Short Throw PH450UG é um produto verdadeiramente espetacular, onde os seus pontos menos positivos podem ser facilmente revistos numa nova versão. É extremamente útil, versátil e produz resultados fantásticos que raramente encontramos noutro tipo de projetores dedicados a um preço relativamente acessível.

O LG Ultra Short Throw PH450UG já se encontra à venda por valores que rondam os 500€ (dependendo da loja).

O equipamento foi cedido para análise pela LG Portugal.

Segue-nos nas redes sociais no FacebookTwitter e Instagram.