- Publicidade -

Um smartphone de gama média com processador personalizado e que não desilude.

A OPPO anunciou a era da sua inteligência artificial e fiz isso em grande estilo com o lançamento europeu da nova família OPPO Reno12 Series, que é composta por dois smartphones muito semelhantes esteticamente, em especificações e funcionalidades com uma diferença de preço de cerca de 50€. E após mais de duas semanas de testes, chegou o momento de falar sobre o principal equipamento dessa série, o OPPO Reno12 Pro 5G.

Um dos aspetos mais curiosos do OPPO Reno12 Pro é o seu design. A combinação de uma estrutura de vidro com a Textura Fluid Ripple dá ao telefone uma sensação tridimensional, como se fosse água ondulante. Isto não só torna o dispositivo esteticamente agradável, mas também oferece-lhe uma aparência distinta. A moldura lateral é feita de plástico, fina e brilhante, possui furos superiores e inferiores para os altifalantes, a porta USB-C, a bandeja do SIM, botões de volume e energia na lateral direita, transmissor infravermelho e segundo microfone na parte superior. Em suma, parece bem construído e bem feito e possui certificação IP65, o que lhe garante alguma resistência a água e poeira.

Reno12 Pro 5G 4

Na parte frontal a OPPO optou por utilizar o Corning Gorilla Glass 7i, garantindo resistência excecional contra impactos e arranhões. O vidro é agradavelmente arredondado nas quatro bordas, enquanto ecrã é levemente arredondado o que à primeira vista parece ser um ecrã plano.

Falando do ecrã em si, como costuma acontecer, é um dos seus pontos fortes. Painel OLED de 6,7 polegadas, suporta alta resolução e taxa de atualização de 120Hz, oferecendo imagens vividas e experiência suave durante o uso diário e jogos. Não atinge níveis de brilho muito altos como muitos concorrentes, mas 1200 nits ainda é mais do que bom, mesmo em espaços exteriores. Também é equipado com a tecnologia Splash Touch que permite a utilização do ecrã mesmo com as mãos molhadas, evitando interferências no toque.

O aspeto multimédia é completado pelo áudio estéreo oferecido pelo altifalante principal inferior e pela cápsula auditiva superior, que também possui uma grade dedicada na borda. A qualidade é boa, mas não excelente, assim como o feedback vibratório, bom, mas não de surpreender. Já o seu sensor de impressão digital está posicionado sob o ecrã e é rápido e responsivo.

OPPO Reno12 Pro 5G

Este OPPO Reno12 Pro chega ao mercado a executar o ColorOS baseado no Android 14. Essa combinação oferece uma experiência intuitiva e tranquila, com muitas opções de personalização. A principal novidade deste software é representada pela inteligência artificial que tenta permear o sistema operativo tornando-se útil em diversos contextos. Por exemplo, na barra lateral, que agora se torna inteligente, o AI Toolbox é particularmente útil, permitindo acesso rápido a funções como AI Write, AI Speak e AI Summary. Infelizmente, atualmente, eles estão disponíveis apenas em inglês, mas em breve também oferecerão suporte ao Português.

Entre as funções de IA que pode experimentar de imediato estão o AI Studio, que permite criar avatares digitais ou retratos artísticos a partir de uma única foto, aproveitando os recursos avançados da IA ​​generativa. Esse recurso adiciona um elemento divertido e criativo à experiência do utilizador, mas obviamente tem as suas limitações, que por exemplo, tende a distorcer muito o assunto.

No gravador de voz, porém, existe o AI Recording Summary, útil para transcrever e organizar resumos de texto de gravações de voz, tornando o Reno12 Pro 5G uma excelente ferramenta para quem faz anotações com frequência ou trabalha em movimento.

Reno12 Pro 5G 8

O OPPO Reno12 Pro é equipado por um processador da MediaTek, o Dimensity 7300 Energy, desenvolvido em colaboração entre a empresa americana e a OPPO para otimizar a eficiência energética. Com configuração octa-core, este processador combina quatro núcleos de alto desempenho com quatro núcleos de eficiência, garantindo um bom equilíbrio entre potência e autonomia.

No uso diário, o telefone tem um bom desempenho, lidando com várias aplicações e jogos leves sem problemas. Porém, pode não ser o melhor para quem exige alto desempenho em aplicações muito exigentes, aliás alguma incerteza está presente principalmente no uso rápido do smartphone. Porém, não falta o Trinity Engine, do ColorOS, que ajuda a otimizar os recursos do sistema melhorando a estabilidade e reduzindo o consumo de energia.

OPPO Reno12 Pro 5G

O setor fotográfico do OPPO Reno12 Pro é composto por uma câmara principal de 50MP equipada com um sensor Sony LYT-600, que oferece foco rápido e estável graças ao autofoco omnidirecional de pixel completo e estabilização ótica de imagem da câmara (OIS). A qualidade da imagem é muito boa, com fotos nítidas e detalhadas, mesmo em condições de pouca luz.

O sensor Telefoto de 50MP com zoom ótico 2x é ideal para retratos, permitindo capturar imagens com efeito bokeh natural e profissional. Já a terceira câmara, a ultra grande angular, de 8MP, e logicamente o elo mais fraco, principalmente em condições de pouca luz ambiente onde o ruído da imagem e poucos detalhes tomam conta.

Já a câmara frontal, também de 50MP, oferece qualidade superior para selfies e videochamadas e também conta com efeitos de retoque de IA que melhoram a aparência das fotos.

A OPPO também colocou uma pitada de IA nesta área: graças a recursos como AI Clear Face e AI Best Face, melhora ainda mais a experiência fotográfica, tornando as selfies e os rostos emoldurados mais cativantes. A gravação de vídeo 4K a 30 fps está disponível em ambas as câmaras principais, mas não na ultra grande angular, que fica limitada a 1080p.

Reno12 Pro 5G 11

Com bateria de 5000 mAh, o OPPO Reno12 Pro oferece longa duração mesmo com uso intenso. A tecnologia de carregamento rápido SUPERVOOC de 80W permite passar de 0% a 49% de carga em apenas 18 minutos e atingir 100% em aproximadamente 45 minutos. No uso diário clássico pode facilmente oferecer entre 6 e 7 horas de uso ativo, que a meu ver é um excelente valor.

OPPO Reno12 Pro oferece tudo aquilo que a fabricante promete

O OPPO Reno12 Pro está disponível com preço em torno dos 450€, mas chega ao mercado na companhia de um irmão mais barato, o OPPO Reno 12. As principais diferenças entre eles dizem respeito à câmara telefoto que falta, em favor de um sensor macro de 2MP, e um tamanho de memória menor, ou seja, 256GB em vez de 512GB, além do vidro que cobre o ecrã que é levemente arredondado apenas à direita e bordas esquerdas e com certificação Gorilla Glass Victus em vez de 7i.

De um modo geral, este OPPO Reno12 Pro 5G oferece tudo aquilo que é prometido pela empresa. Excelente design, bom ecrã, desempenho adequada e um conjunto de ferramentas de software que devem servir as necessidades da grande maioria dos utilizadores.

Recomendado - Echo Boomer

Esta análise foi possível com uma unidade cedida pela OPPO.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados