Nokia Streaming Box 8010 leva o Android a todas as TVs

- Publicidade -

Uma solução completa que promete tornar as Smart TVs ainda mais Smart.

O final de 2022 ficou marcado com a chegada de um nome que já não ouvia há algum tempo: Nokia. Desta vez não se apresentava com o regresso de um novo modelo do icónico telemóvel indestrutível, nem com um novo “player” no mercado dos smartphones, mas sim com uma box Android para TV, com a promessa de entregar ao utilizador uma enorme variedade de tipos de entretenimento.

A Nokia Streaming Box 8010 foi-me apresentada como uma solução para gaming, mas o que encontrei foi algo para uma utilização mais casual, cheia de novidades para se tornar na alternativa de um hub de streaming moderno.

Há pouco a dizer do seu formato sóbrio e quase “invisível” ao pé de uma TV e de outros equipamentos. De pequenas dimensões, a Nokia Streaming Box 8010 é um pequeno monólito, uma caixa escura, onde o maior destaque vai precisamente para as portas traseiras e laterais. Já o comando que a acompanha é leve e simples de usar, contando com atalhos para alguns serviços de streaming como a Netflix, YouTube e Prime Video e, como seria de esperar, com o atalho para o Google Assistant.

A nível de entradas, a Nokia Streaming Box 8010 é surpreendentemente completa para as suas dimensões, com porta Full HDMI, porta áudio ótica, jack de 3.5 mm, ligação à rede Ethernet LAN (1000Mbit/s) uma porta USB-C e, nas laterais, uma USB-A 3.0 e outra USB-A 2.0.

A Nokia Streaming Box 8010 é, no fundo, uma renovação de um modelo já existente no mercado, a Nokia Streaming Box 8000, e destaca-se particularmente pela atualização de hardware, ou seja, os seus componentes internos, com processadores mais modernos, mais rápidos e, acima de tudo, mais eficientes, que trazem para a pequena caixa novas funcionalidades. O processador da Nokia Streaming Box 8010 é um ARM Cortex-A55 de baixo consumo, com um GPU integrado Mali-G31 MP2 GPU e um novo processador de vídeo que permite usufruir das capacidades de televisões modernas, como 4K a 60FPS, suporte HDR, HDR10 e Dolby Vision, assim como descodificação de áudio Dolby Atmos.

A nível de ligações wireless, a Nokia Streaming Box 8010 apresenta-se sólida com ligação Wi-FI de banda dupla e Bluetooth 4.2, que permite a ligação de uma vasta gama de acessórios onde se incluem comandos modernos de consola, como os da Xbox, para tirar partido de algumas experiências gaming.

Por fim, temos o sistema operativo Android TV 10, fácil de configurar e de utilizar, mas, acima de tudo, com uma vasta compatibilidade com aplicações Android e Google Chromecast incluído.

A Nokia Streaming Box 8010 é um daqueles casos raros de um equipamento que simplesmente funciona. Extremamente completo em ligações e conectividade, simples de configurar através de uma conta Google e voilá, fica pronto para usar e explorar. Graças às novidades do novo modelo, a Nokia Streaming Box 8010 é extremamente fluida na navegação e intuitiva graças à home nativa Android, que permite alguma personalização do utilizador com destaques e atalhos.

Com suporte para descodificação de vídeo de alta resolução e com HDR até Dolby Vision e com áudio Dolby Atmos, surge como uma solução avançada para quem tem televisões mais modernas. E graças aos novos processadores, é uma solução bem capaz de tarefas mais pesadas de descodificação de ficheiros grandes via Plex, ou de game streaming via GeForce Now.

A Nokia apresenta o novo modelo como uma máquina a piscar o olho ao game streaming, e confirma-se. Apesar de estarmos mais pobres, com o encerramento do Google Stadia que ainda tive oportunidade de testar, e ainda sem suporte nativo Android do Xbox Game Cloud, o GeForce Now e o Steam Link foram as duas experiências que mais explorei. No entanto, as limitações 1080p em ambos os serviços ao meu dispor não permitem, ainda, explorar ao máximo as capacidades da pequena box na sua resolução máxima.

Ver filmes e séries através das suas aplicações nativas é simples e intuitivo, e encontramos suporte para todas as aplicações atuais como o a Netflix, Disney Plus, Amazon Prime Video, HBO Max, entre outras, com a descodificação de conteúdos na sua melhor qualidade. Infelizmente, a Nokia Streaming Box 8010 sofre de um pequeno problema que poderá ser irritante para alguns utilizadores, pois apesar de oferecer a opção de alteração de resolução e taxa de atualização de imagem automáticas, por conteúdo, em algumas destas aplicações a pequena box continua a operar a 59Hz em vez de, por exemplo 24Hz, resultando em alguns conteúdos a apresentação de uma imagem menos fluida.

Felizmente, é a única nota menos positiva de uma solução completa, que promete transformar uma TV normal numa SmartTV, ou servir de alternativa aos sistemas operativos nativos de, por exemplo uma Samsung ou LG, mas com suporte de todas as tecnologias de som e de imagem que estas oferecem.

A Nokia Streaming Box 8010 pode ser encontrada à venda em streamview.com a partir de 159€.

- Publicidade -

2 Comentários

  1. Julgo que faltou referência à memória. Quando fizerem, façam-no corretamente. Ou seja, a ROM não é a RAM, e vice versa. A ROM é onde está o firmware, a RAM é o espaço disponível do utilizador.

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados