Nunca fizemos panquecas tão boas.
Quem não adora comer uma deliciosa panqueca logo pela manhã? Nós adoramos, e foi por isso mesmo que recebemos para teste a máquina de panquecas Flama 4902FL. E uma coisa é certa: vale bem a pena o vosso investimento.
Ao tirarmos a Flama 4902FL da caixa, desde logo percebemos que esta é uma máquina com um aspeto muito simples, mas ainda assim cuidado. É aquele tipo de aparelhos para usar não só por casa, mas também em casas de campo e quartos de hotel.
Ligando a máquina pela primeira vez, reparamos que demora algum tempo até estar pronta para a cozedura. São dois minutos de pré-aquecimento, para sermos mais precisos. Este é um procedimento que se repete a cada vez que ligam a máquina, e que, a nosso ver, é o único ponto negativo. Se esse tempo fosse reduzido em metade, possivelmente não nos daria aquela sensação da fase de preparação ser algo “lenta”. Já o final da contagem é assinalado com um sinal sonoro – a máquina emite um bip três vezes para alertar que o pré-aquecimento terminou -, sendo uma preciosa ajuda para os cozinheiros mais distraídos.
A partir daí, é prestar atenção ao display LED da 4902FL, o ponto mais forte da máquina e que nos permite regular o tempo de cozedura através de dois botões (podem aumentar ou diminuir a contagem de 30 em 30 segundos), sendo que o mínimo para confecionar são 30 segundos e o máximo uns demorados 10 minutos.
É também importante referir que o aparelho tem duas concavidades para a confecção das panquecas/snacks, ambos com revestimento antiaderente, o que permite minimizar a utilização de gorduras e facilitar a limpeza do equipamento. Esta é um grande vantagem comparativamente a outras maquinas que já testámos de difícil limpeza, já que, nesses casos, escorria massa para zonas de difícil acesso, algo que nunca aconteceu com a máquina de panquecas da Flama. Já a pega antitérmica, que nos permite abrir e fechar a máquina, é também muito fácil de manusear.
No geral, é uma máquina muito intuitiva e facilmente conseguimos cozinhar qualquer tipo de panquecas ou snacks. Para que não faltem ideias, a Flama traz também um livro de receitas de panquecas e snacks que podem fazer nas mais variadas ocasiões.
Nós optámos por fazer umas deliciosas panquecas e garantimos que o resultado superou as nossas expectativas: panquecas fofas, altas e perfeitamente cozinhadas. Ficámos especialmente deslumbrados com a textura, que ficou no ponto. Bastou verter a massa, programar para confeccionar durante dois minutos, esperar – a máquina emite um som cinco vezes para informar que a cozedura ficou concluída – e devorar. Nada mais fácil.
Se quiserem cozinhar outra fornada, basta fechar tampa e aguardar até que a luz “ready” acenda. Depois é repetir o processo.
No entanto, convém ter em atenção que não devem sobrecarregar as concavidades – 1/3 do vosso preparado é a quantidade máxima de massa que devem colocar para cozinhar bem.
Experimentámos fazer também uma omelete com queijo, atum e coentros. Mais uma vez, ficou divinal.
Não temos muito mais a dizer, a não ser o facto que não devem, de forma alguma, utilizar utensílios de metal, pois estes podem danificar o revestimento antiaderente. A marca também aconselha a untar as concavidades ocasionalmente com óleo vegetal para evitar aderência e facilitar a limpeza, algo que só devem fazer após o pré-aquecimento.
Concluindo, a Flama 4902FL é uma belíssima compra (PVP 44.99€) para quem quiser garantir a perfeita confecção de panquecas ou snacks. Da nossa parte, nunca fizemos panquecas tão boas.
Este dispositivo foi cedido para análise pela Flama.
Tenho uma máquina que também no início funcionou bem, mas depois começou sempre agarrar. Uma grande desilusão.
Tenho uma máquina destas há cerca de 1 ano, usada muito poucas vezes…as primeiras vezes funcionou muito bem, mas depois começou tudo a pegar mesmo untada com gordura. Foi uma desilusão
Concordo consigo. A maquina é muito boa no inicio, depois é preciso gastar imenso óleo de coco e não ficam boas.