Análise – KÄRCHER VC 7 Cordless yourMax

- Publicidade -

Um aspirador de peso… mas extremamente leve!

Não falta basicamente nada nesta versão de aspirador vertical compacto e eficiente. Experimentámo-lo e o VC 7 Cordless yourMax, da Kärcher, veio sem dúvida para ser um produto de elite. É, pelo menos, um caso a merecer todo o destaque dentro do sistema de aspiração a vácuo liderado pela mais recente tecnologia. Mas já lá vamos.

Estes aparelhos, que apresentavam inicialmente algumas limitações sobretudo pela fraca potência de sucção e insuficiente autonomia das baterias, evoluíram bastante e têm-se tornado, manifestamente, num “must” do housework contemporâneo em matéria de higiene e limpeza, requisitos hoje em dia cada vez mais exigentes no que concerne ao nosso espaço doméstico mais privilegiado. Quanto à Kärcher, começou por criar principalmente fornos industriais elétricos, mas após o desenvolvimento da primeira máquina de limpeza de alta pressão no ano de 1950, o foco da empresa mudou depressa para a produção de máquinas de limpeza de uso comercial e privado.

Hoje, as máquinas de limpeza de alta pressão da Kärcher são internacionalmente conhecidas, mas a empresa também é forte noutro nicho de mercado: o dos aspiradores. Porém, só de há uns anos para cá é que começou a dar mais atenção a equipamentos sem fios, e foi por isso que, no passado mês de setembro, disponibilizou no mercado o VC 7 Cordless yourMax.

Assim sendo, o VC 7 Cordless yourMax pode muito bem figurar no naipe de aspiradores verticais classificáveis dentro do muito bom ou do ótimo e a serem tidos, portanto, como opção de compra, quando chegar a hora de adquirir ou substituir o seu aspirador sem fios.

Olhemos para este produto do ponto de vista do comprador, desde o primeiro instante da sua aquisição. Antes de mais, ao desembalar o produto, o consumidor vai encontrar uma boa ajuda no Quickstart, um panfleto que acompanha o manual das instruções e que é um ótimo guia rápido pensado para nos dar um excelente incentivo inicial para uma primeira utilização segura e confiante do produto. Este guia rápido compila uma descrição sucinta das componentes do aspirador com a enumeração das várias etapas e procedimentos essenciais para o seu correto uso e pleno desempenho. Este Quickstart começa, aliás, por ilustrar a forma de fixação à parede do suporte de carregamento do aspirador, que deve montado, prestem atenção, a uma altura exata, definida entre os 83 e os 85 centímetros a contar do chão, para que o tubo longo com a escova do aspirador possa ficar assente no pavimento, e não suspenso no ar. Estas são questões de segurança não despiciendas e que devem ser tidas em conta, se pretendem que o vosso aspirador seja usado de forma eficiente e, sobretudo, que não sofra danos.

Além deste panfleto desdobrável muito prático, irão deparar-se com instruções mais detalhadas e profundas como as que usualmente acompanham qualquer equipamento: para começar, o manual multilingue, com a ilustração e legendagem dos componentes nas páginas 3 a 5, que são, assim, essenciais para se perceber como o aparelho funciona. Depois, as instruções em português surgem a partir da página 39, na qual podem conferir a legenda das peças de acordo com a descrição ilustrada das componentes do aparelho exibidas no início do manual e no guia rápido. Há ainda o caderno de informações técnicas e de segurança do equipamento (em português nas páginas 13 e 14). Fiquem a saber, já agora, que o vosso aparelho pode ser registado no site da respetiva marca, candidatando-se a campanhas e promoções.

Vamos então agora olhar em concreto para as especificações técnicas do VC 7 Cordless yourMax. Apresenta uma bateria de 25.2 V, com rendimento de cerca de uma hora em pleno funcionamento, e um motor de 350 W. Pesa apenas 2,6 kg, sem os acessórios. Integra um filtro HEPA 12, altamente eficiente e higiénico, que não deixa passar sequer o pólen nem quaisquer partículas alergénicas, o que é uma ótima notícia para qualquer um, essencialmente para quem sofre de alergias ou doenças respiratórias.

Pelo peso anunciado, já se percebe que um dos principais atrativos do VC 7 yourMax está na sua apresentação compacta; aliás, sublinhe-se que, mesmo com todos os apetrechos incluídos, não ultrapassa os 5,6 kg.

Tal leveza e flexibilidade não impedem que este equipamento seja um dos mais bem apetrechados do mercado, graças à sua gama de utensílios auxiliares de limpeza adequados a várias funções e superfícies: mosaico cerâmico, parquet, chão de madeira, carpete e multi-superfícies. Vejamos então como esses vários utensílios se adequam a cada fim.

Primeiro, há que salientar uma das principais mais-valias deste produto: a escova elétrica motorizada com rolo de escova universal e iluminação LED. Efetivamente, à semelhança de outras soluções no mercado, este aspirador vertical sem fios conta com uma escova que garante um nível ótimo de eficácia de aspiração, enquanto a luz LED ilumina o pavimento, permitindo, principalmente em ambiente obscuro ou menos luminoso, detetar toda a espécie de resíduo remanescente presente nas superfícies. Esta característica, aliada ao sensor inteligente que aciona um nível de potência superior, a função Boost, quando deteta piso mais sujo, constituem um poderoso auxiliar de aspiração, de controlo de sujidade e pó. A função Boost, recordamos, pode também ser escolhida manualmente, pressionando o botão desta funcionalidade.

Segundo, há ainda outras substanciais mais-valias neste produto, tais como possibilidade de aplicar sucessivamente vários outros apetrechos, conforme o que for mais adequado à superfície em causa e ao fim pretendido.

Com efeito, todas as peças acessórias podem ser aplicadas tanto ao tubo longo como diretamente ao tubo da cabeça do aspirador, o que confere ao VC 7, neste caso, uma característica de aspirador versátil e compacto, pequeno e facilmente manuseável, um auxiliar certamente muito apreciado enquanto pequeno aspirador destacável propício a ser usado pontual e momentaneamente, quer numa situação de emergência, quer em lugares exíguos e exteriores à casa, como, por exemplo, quando chega a hora de aspirar o espaço por cima do ar condicionado ou o habitáculo do carro…

Comecemos pela escova elétrica, que ocupa o lugar da escova convencional e que pode ser substituída por outras peças funcionais.

Um dos apetrechos incluídos nesse conjunto é o bocal para juntas, o convencional tubo de boca estreita que permite chegar a locais de difícil acesso onde o pó se entranha de forma regular e persistente, tais como ranhuras, caixilhos, juntas, cantos, etc.

Outro utensílio bastante útil e eficaz é o bocal para estofos 2 em 1, isto porque tanto pode ser usado na forma simples, graças a uma componente de veludo que retira os pelos das superfícies, como com uma pequena escova retangular, muito eficaz, pensada, por exemplo, para a limpeza de superfícies têxteis, sofás, objetos, ou até os rodapés da casa, que hoje em dia, não raramente, são brancos e acumulam facilmente uma camada de pó permanente e bastante visível.

Não poderíamos deixar de referir a escova macia, uma peça subcomprida de cerdas muito suaves concebida especificamente para aspirar superfícies delicadas ou muito delicadas, tais como cortinados e outros materiais mais sensíveis, inclusive, acrílicos acetinados, tais como os teclados de instrumentos musicais ou de computadores.

Além destes acessórios externos, é de destacar a já referida luz de controlo LED, que acompanha a função Boost, bem como um leque de luzes que acompanham diversos avisos de controlo, tais como o de estado da bateria ou a luz do sensor de pó, além dos necessários avisos em caso de avaria. O equipamento possui, ainda, uma bateria substituível, além de filtro sobresselente de entrada de ar.

Esta descrição não ficaria completa sem se sublinhar a módica ferramenta que é o dispositivo de limpeza de filtro. Muito prático, o VC 7 volta a destacar-se num dos seus melhores aspetos, aquele que permite ao utilizador ir substituindo e lavando um filtro de cada vez, sem quaisquer contratempos nem problemas. Basta passar a peça suja pela água da torneira e colocá-la no apetrecho. Uma vez ligado ao aspirador, este procede à secagem acionando o nível máximo de ventilação, completando um processo de autocleaning, na medida em que é o próprio aspirador que seca o filtro.

Em matéria de desempenho, está visto que os bons resultados demonstram que não há coincidências: quando um equipamento é pensado ao pormenor e dotado de detalhes relevantes e funcionais, como os que descrevemos, a possibilidade de algo correr mal é escassa. Sem precisar de saco contentor de pó e graças à tecnologia do sensor aliado à função Boost, este levíssimo VC 7 yourMax torna-se bastante eficaz e fácil e manusear. O seu poder de sucção turbo, uma vez posto em modo automático pela deteção de grau de sujidade maior, e os pequenos detalhes que o tornam cómodo e ergonómico (pode-se manter premida a função de aspiração, assim como se pode acionar uma patilha que prende ou desengata essa função) dão mostras de estarmos perante um produto desenhado e concebido para ter a maior eficiência possível, como um todo, prometendo ombrear sem problemas com alguns dos seus maiores concorrentes. Num aspeto, estes não o podem desarmar: todos eles pesam mais do que o prometido, causando mal-estar e dores articulares ao fim de algum tempo de utilização. Não é o caso do aspirador da Kärcher!

Assim, sendo muito fácil de manobrar, equipado com uma pluralidade de acessórios e dotado de tecnologia de ponta, o VC 7 yourMax não pode esconder a sua ultra-eficácia.

Desvantagens, desvantagens, só lhe vemos duas: concebido com plásticos extremamente leves, transparece uma certa impressão de fragilidade que requer um certo cuidado no manuseamento. Deixá-lo escorregar das mãos deve estar fora de questão! Portanto, muita atenção ao local da montagem e nem pensem em deixar de seguir estritamente todas as recomendações de instalação que acompanham o produto. O outro senão é o preço, que, evidentemente, num artigo recente e desta natureza, nunca pode ser muito simpático, com um PVP recomendado de 478,79€.

Tirando estes dois detalhes, e se de qualquer modo estão a pensar em adquiri-lo, então não hesitem mais: aproveitem ao máximo o vosso aspirador vertical sem fios Kärcher VC 7 yourMax e verão que nunca foi tão fácil ter a casa impecavelmente limpa.

Recomendado

Este equipamento foi cedido para cobertura pela Kärcher.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes