Análise – iRobot Roomba 5+

- Publicidade -

Um robô aspirador interessante, apesar dos seus problemas.

O Roomba i5+, da iRobot, foi sem dúvida concebido para atender a uma missão muito importante, a de aspirar mais e melhor, deixando aos utilizadores muito mais tempo livre para outras tarefas ou, simplesmente, relaxar.

Quando tiverem um Roomba i5+ prestes a chegar à vossa casa – um aspirador inteligente acompanhado de uma coluna de aspiração -, sabem que podem contar com um aparelho daqueles que faz tudo sozinho: conexão Wi-fi, atualizações automáticas de software, mapeamento inteligente da casa, alto poder de sucção, manutenção e limpeza extremamente facilitadas e acessórios pensados para quem tem problemas com pelos de animais domésticos, graças à sua nova conceção de cilindros de borracha que vieram substituir as convencionais escovas e só trazem, de facto, vantagens.

Tudo isto, conjugado com a sua Clean Base, para onde o iRobot se despeja sozinho, traduz-se num naipe de funcionalidades muito cómodas, ideais para a gestão das rotinas diárias de limpeza da vossa casa, fazendo deste iRobot uma boa aquisição. O Roomba i5+ da é, sem dúvida, um robô aspirador (bastante) inteligente, com um elevado poder de sucção (até 10x de aumento de potência em comparação com a série Roomba 600), boa qualidade e excelentes padrões de desempenho, sendo dotado de uma Clean Base, isto é, uma unidade de esvaziamento automático da sujidade recolhida pelo robô, o que o torna, só por si, muito cómodo e eficiente.

Para começar, este robô Roomba vem munido, lá está, de uma Clean Base, cujo sensor de funcionamento dispõe de um aviso situado na parte frontal do bloco que assinala carregamento elétrico ou necessidade de substituição do saco de detritos. No topo, a Clean Base tem uma tampa, por onde se pode remover o saco de detritos e recolocar um novo; nada mais fácil.

Depois, o pack do i5+ acompanha-o de um conjunto de acessórios integrados que prima por um critério fundamental: extrema comodidade e facilidade de utilização. Filtro, escovas, depósitos, vem tudo montado, desde logo, na máquina, sendo que o utilizador apenas tem de conectar à base o cabo de alimentação elétrica e pôr o aparelho a carregar, uma vez inserido na estação de carregamento e limpeza. Também são disponibilizados acessórios sobresselentes, como um filtro e um saco de detritos, além dos manuais técnicos e de instruções. O impresso não tem versão portuguesa, mas a app sim.

Vamos ao descritivo deste Roomba i5+: apresenta-se, como a grande maioria, em forma redonda, de prato, apresentando na parte superior os botões Clean, acompanhado de um anel luminoso indicador de funcionamento a três cores (branco, para funcionamento em modo normal, azul, para regresso à base, e vermelho, quando o depósito está cheio ou a bateria necessita de recarregar), o Home – botão de regresso à Base, e o Spot, o botão da limpeza local específica; possui, ainda, um sensor RCON, que não sobressai acima do prato mais do que meio centímetro, ao contrário de alguns outros aspiradores, o que confere a este modelo a vantagem de passar facilmente em zonas baixas ou por móveis rasteiros, sem quaisquer problemas.

Na parte inferior do aparelho, situam-se dois cilindros de limpeza, em borracha verde, e não as convencionadas escovas de pelo sintético; a patilha para soltar ou desprender os cilindros de limpeza, sempre que é necessário fazer-lhes manutenção; duas rodas paralelas, bastante altas, que sobrem desníveis como carpetes e perfis de transição do pavimento sem nenhuma dificuldade; um pequeno rodízio frontal articulado que permite ao iRobot mudar de direção; sensor de pó, que reforça a potência de aspiração conforme o grau de sujidade detetado; quatro sensores de desnível, que protegem o iRobot de quaisquer quedas ou desníveis mais acentuados, por exemplo aquando da proximidade de escadas, já que o aspirador está programado para suspender a marcha nesses casos; uma escova rotativa de cerdas compridas que efetua uma eficaz limpeza de cantos e de todos os contornos da casa; os contactos metálicos de carregamento, e o depósito de detritos (comodamente lavável sob água corrente). Convém dizer que a bateria tem uma autonomia bastante aceitável, de cerca de uma hora, em potência normal, permitindo limpar um piso de 100m2 nesse período de tempo, desde que a bateria esteja no início totalmente carregada.

De início, para ligar o Roomba, devem clicar por três segundos nos botões Home e Spto, em simultâneo, até ouvir um sinal sonoro. Depois, é preciso assegurar a conexão do i5+ à rede doméstica, o que se processa muito facilmente, acionando o Bluetooth do smartphone e rastreando o iRobot nos dispositivos conectáveis; de seguida, devem introduzir a palavra-passe do vosso Wi-fi e, em poucos segundos, a conexão estará estabelecida.

O próximo passo é requerer o mapeamento inteligente da casa, o que já vai levar algum tempo, mas é absolutamente essencial e, acreditem, vale bem a pena. Atenção: o piso que deve ser previamente desobstruído e o aspirador estar na base, totalmente carregado. Depois de passarem em revista esses detalhes, então sim, podem mandar executar o mapeamento. Nessa etapa, o i5 não aspira, fazendo apenas um reconhecimento do piso, durante o qual procede a um registo completo das divisões e dos obstáculos (mobília, por exemplo) que encontra. Depois, o utilizador pode gerir o mapa, acrescentando ou alterando as separações entre divisões e nomeando-as.

Olhemos agora com pormenor para as funcionalidades domóticas deste excelente iRobot.

A app é a interface que permite gerir, através do smartphone do utilizador, as funções e o estado do iRobot. Dispõe de um menu principal, onde consta o vosso perfil de conta, com as notificações/recomendações (recomendações sazonais, por exemplo), com as definições de privacidade, a lista de dispositivos móveis conectáveis, as opções de idioma (português padrão e português do Brasil disponíveis, entre muitos outros), a opção pelas unidades do sistema métrico e avisos.

No canto superior direito, o botão destacado a verde indica a funcionalidade de Nova tarefa+, permitindo gerir a modalidade de limpeza que querem e, caso seja uma limpeza parcial, as divisões a limpar, de acordo com o que já está definido no mapa. Este espaço permite ainda selecionar o programa delineado como favorito ou apenas dar início ao mesmo.

Ainda na parte superior do ecrã principal da aplicação, encontra-se um mapa que mostra a execução da limpeza em tempo real, com o iRobot deslocando-se no espaço, conjuntamente com o ícone do estado da bateria, por baixo, a indicação do tempo decorrido e o botão de estado da função (a funcionar ou em pausa). Fazendo deslizar o ecrã da aplicação, irão aparecer os Favoritos que tiverem selecionado e outros dois botões com funções essenciais. São eles o Aspira em todo o lado, funcionalidade assumida por defeito, acionável pontualmente mas também programável por horas e dias da semana, e o botão +, usado para ir anexando outros programas. Aqui, poderão nomear esses programas, distingui-los por cores e gerir a modalidade e as áreas de aspiração que pretendem, clicando sobre elas.

Segue-se o Agendar, com a possibilidade de marcar agendamentos de limpeza; o Histórico, com data e hora dos eventos e que mostra gráficos de eficiência por área limpa e tempo decorrido; as Mensagens enviadas pelo sistema; o Estado do Produto; as Definições do iRobot, entre elas a localização do produto, pedindo-lhe que emita um som, as preferências de limpeza (1 ou 2 passagens, opção de limpeza que estima o tempo necessário consoante o tamanho da divisão, bem como a possibilidade de não efetuar a limpeza caso o depósito esteja muito cheio); o Bloqueio, que permite bloquear o botão físico para evitar o manuseamento indevido por crianças ou animais; as definições de Wi-fi; o idioma do robô (qualquer atualização requer que o mesmo se encontre acoplado à Base); o Reiniciar, caso seja necessário e que permite guardar as definições em uso; e o Remover/Repor as definições. Por fim, existe ainda um separador de Ajuda bastante útil, que inclui o manual, dicas de preparação da casa, contacto técnico, comunicar problemas, etc.

Não poderemos deixar de mencionar que, numa primeira etapa, tivemos de lidar e nos habituar a uma app pouco intuitiva. Se atentarem na expressão Depósito vazio, por exemplo, não é uma informação, mas sim uma funcionalidade, cuja forma de botão (retângulo claro) passa despercebida. Se clicarem no botão, portanto, o saco é aspirado pela Clean Base. É um processo desejável mas nem sempre desejado, atendendo ao ruído que emite…

Sucessivas falhas do registo do mapa inteligente ou dificuldade de aceder ao mesmo fizeram-nos perder algum tempo (neste caso foi culpa de uma fraca ligação Wi-Fi, portanto ficam avisados caso tenham uma casa com boas dimensões e não possuam kits powerline ou repetidores de sinal Wi-Fi). Depois, sempre que se registávamos um programa em Favoritos, a app encerrava-se abruptamente. Tornou-se, também, um desafio aceder ao percurso efetuado pelo iRobot numa escala de limpeza, só possível depois de executada a tarefa, no Histórico de limpeza. Noutras aplicações, os trajetos podem ser consultados durante a execução, em tempo real.

Estas, entre outras, são algumas das fragilidades que notámos na interface da gestão do dispositivo.

Mas há que admitir, também, que todos produtos são suscetíveis de potenciais percalços, por vezes numa proporção muito diminuta face ao número de aparelhos que se transacionam. Felizmente, este caso acabou da melhor forma, com a substituição por um exemplar em ótimas condições, um modelo superior, melhorado e de muito eficaz desempenho, que satisfaz plenamente quem o adquirir. Sem terem de gastar um ordenado, o i5+ é um modelo que satisfaz plenamente para a vida de um casal, com um ou outro animal de estimação lá por casa. E com o passar do tempo, ele vai otimizado o seu método de aspiração, tudo para que possa ser o mais eficiente possível, mas demorando cada vez menos tempo. E claro, os seus updates de software dão-lhe sempre algum aprimoramento. Uma coisa é certa: ele faz bem o seu trabalho.

Sem dúvida que ter um aspirador funcional e eficaz, especialmente um que seja autónomo, é tudo o que se deseja nesta gama de eletrodoméstico mas, dado que estes dispositivos são dotados de uma tecnologia cada vez mais especializada, em que não deixa de haver uma certa vertente experimental, é preciso estarmos cientes de que, como em quase todos os produtos tecnológicos que adquirimos, também podem surgir alguns aspetos de funcionamento que podem não correr tão bem como seria de prever e que têm de ser solucionados com o apoio e a assistência técnica, que existem para esse efeito e, no caso, funcionaram muito bem.

Não queremos terminar sem dar aos nossos leitores alguns conselhos, ou pequenas dicas, de utilização. Está fora de questão usar este equipamento em pisos molhados.

A base deve ser colocada e mantida junto de uma parede plana, a 0,5 metros de distância de outras paredes ou obstáculos, e a 1,2 metros de distância de escadas.

Tanto para gerar mapas como para aspirar, não é nada conveniente deixar fios à solta nem objetos pequenos e leves que se possam enrolar no iRobot – quanto mais leve ou menos estável for um obstáculo, mais depressa o Roomba o derruba, devido à considerável potência com que se desloca e que, diga-se, não o torna propriamente no melhor exemplo de baixo nível de ruído.

Uma solução eficaz e sugerida pela marca é a utilização de um dispositivo, a pilhas, que cria barreiras virtuais, o Pared Virtual Hall Dual, definindo uma linha reta ou semicircular em torno do objeto/zona que se pretende resguardar impedindo o i5 de penetrar nesse perímetro.

Mesmo assim, quanto ao tópico de desobstrução do piso, nada de negligenciar pequenos vasos, quadros que por vezes se usam pousados no chão, encostados às paredes, ou recipientes altos e estreitos que sejam particularmente leves, como os que existem por vezes no WC.

As escovas e os rodízios são acessórios que requerem, evidentemente, regulares cuidados de manutenção; uma vez por mês ou quando deteta demasiada acumulação de sujidade. Neste ponto, contámos com uma sessão de demonstração elucidativa que evidenciou a facilidade e a rapidez com que se procede à desmontagem, limpeza e recolocação dessas peças: o rodízio frontal, que é de mero encaixe, é retirado para fora facilmente, limpo e encaixado de novo; apenas a escova rotativa precisa do recurso a uma vulgar chave que, ao ser desaparafusada, pode imediatamente ser desembaraçada da sujidade que se enrola em seu redor, o que é, por si, uma enorme vantagem.

Através de um dispositivo muito simples que permite soltar as escovas, é também possível destacar os dois cilindros de limpeza, os principais responsáveis pela eficácia deste robô, que se apresentam na base, com um rodado de ligeiro relevo e que são compostos de borracha sólida cuja principal característica é não permitir que se formem em seu redor os desagradáveis tufos que, noutros aspiradores, resultam em verdadeiras dores de cabeça.

Saibam que, sempre que tiverem de interromper uma tarefa para dar início a outra, têm de reenviar o Roomba para casa, pois só tem à disposição duas alternativas, pausar/retomar ou Voltar para casa. Só então a função da nova tarefa ficará disponível. Cada vez que o i5 regressa a casa, a Clean Base suga o conteúdo do saco do iRobot ou se premir Depósito vazio, na aplicação.

Quanto à gestão de tarefas/estado da bateria – não se preocupem. Tal como os demais modelos, o iRobot i5+ está programado para regressar à base sempre que o estado da bateria o requerer, mas caso a tarefa não tenha sido concluída, uma vez recarregada a bateria, o aparelho retoma-a no ponto em que a suspendeu.

O iRobot Roomba só grava um mapa de cada vez, como já referimos, e sempre que pretenderem criar um novo mapeamento, o mapa atual é eliminado, passando para um registo de históricos de onde não pode ser recuperado.

Se preferirem ou não tiverem o smartphone à mão, podem sempre utilizar os botões de comando manual, no topo do iRobot: se premirem Clean, ele inicia um trabalho; se mantiverem uma pressão por três segundos, ele termina-o.

Por último, e por estes dias, a compra do i5+ pode ser particularmente interessante, uma vez que se encontra com desconto de Black Friday, podendo ser adquirido por pouco mais de 400€ em alguns sites. Aproveitem!

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados