- Publicidade -

Os novos articulares topo de gama da Huawei oferecem tudo o que o mercado tem de melhor para dar.

Para quem já teve alguma experiência com os auriculares TWS da Huawei não será surpresa ao aprender que os Freebuds Pro 4 são, atualmente, uma das melhores opções de auriculares sem fios no mercado. Este modelo é o primeiro da marca Huawei Sound, uma nova linha de equipamentos que promete oferecer um desempenho excecional com garantias da qualidade de produtos de alta gama. Estes novos auriculares, tentam agora aperfeiçoar o já bem-sucedido Freebuds Pro 3, apresentado-se a um preço bastante atrativo de 199€.

No exterior, os Freebuds Pro 4 não apresentam grandes alterações em relação ao modelo anterior. O design continua elegante e fluido, mantendo o mesmo formato. Com um peso de apenas 5,8 gramas, são extremamente leves, e o seu estojo mantém o seu formato oval, com uma dobradiça sólida e durável, tal como a do Freebuds Pro 3, que se mantém funcional após mais de um ano de utilização. Os Freebuds Pro 4 encontram-se disponíveis em três cores: Preto, Verde (versão testada) e Branco, sendo que todas as versões incluem uma borda dourada, conferindo-lhes um toque quase luxuoso.

Uma das novidades deste modelo é a inclusão de ponteiras de borracha visco elástica, disponíveis em três tamanhos, para além das tradicionais ponteiras de silicone. Como nem todos se sentem à vontade com almofadas de espuma, a Huawei oferece essa opção sem necessidade de compra adicional. Contudo, é recomendável experimentar diferentes tamanhos e, pelo menos, experimentar as novas ponteiras durante algum tempo para se habituar. A longo prazo, essas ponteiras proporcionam maior conforto em comparação com o silicone, especialmente em sessões prolongadas, além de oferecerem um melhor isolamento passivo do ruído ambiente, que a Huawei estima ser até 30% superior.

Finalmente, os novos Freebuds Pro 4 possuem a certificação IP54, que garante resistência à água e poeira. Embora não seja uma proteção total, é mais do que suficiente para proteger os mesmos contra chuva ou suor durante atividades físicas.

Freebuds Pro 4
Huawei Freebuds Pro 4

Os Freebuds Pro 4 estabelecem o que considero um verdadeiro padrão de excelência para chamadas via Bluetooth. Ao iniciar uma chamada, uma série de processos sofisticados entram em ação, permitindo que a voz seja ouvida claramente em ambientes extremamente ruidosos, com um cancelamento de ruído de até 100dB e eliminação do som do vento a até 10m/s (36 km/h), um recurso especialmente útil para quem anda, por exemplo, de bicicleta.

Cada auricular conta com três microfones dedicados, aos quais se soma um sensor de condução óssea VPU (unidade de captação de voz). Os três microfones analisam o ruído ambiente e compensam-no com ondas sonoras inversas, enquanto o sensor VPU foca-se em capturar a voz do utilizador, isolando-a do som ambiente. Do ponto de vista do software, o algoritmo de cancelamento de ruído para chamadas, denominado AI Call Noise Cancellation, processa todos esses dados, garantindo chamadas claras mesmo nas condições mais desafiantes. Com todo esse poder de processamento, os auriculares ainda mantêm o cancelamento de ruído ativo, assegurando que a conversa seja nítida para ambas as partes.

Nos testes realizados, os Freebuds Pro 4 apresentaram um desempenho notável. É claro que, quanto mais ruidoso o ambiente, mais a nossa voz tende a perder algumas nuances, já que o algoritmo precisa de cortar frequências para reduzir o ruído. No entanto, o que realmente impressiona é a clareza mantida mesmo em ambientes fechados com grande número de pessoas a conversar. A qualidade da chamada alcançada é algo que nunca tinha experimentado, colocando-os num patamar superior e nunca antes visto, ou neste caso, ouvido.

Freebuds Pro 4 4
Pontas de silicone e viscoelásticas fornecidas com os Huawei Freebuds Pro 4

A qualidade de som dos Huawei Freebuds Pro 4 está entre as melhores disponíveis no mercado para auriculares TWS de consumo. A principal inovação em relação ao modelo do ano passado não está no hardware, mas na capacidade de transmitir áudio sem perdas de até 2,3Mbps utilizando o codec proprietário L2HC 4.0. No entanto, é importante notar que para atingir essa taxa de transferência é necessário emparelhar os auriculares com um Huawei Mate, caso contrário, a taxa de transmissão será limitada a 990 Kbps com o codec LDAC.

Em qualquer dos casos o som é impressionante, sem dúvida o melhor que já avaliamos em auriculares verdadeiramente sem fio: graves potentes e profundos, mas sempre controlados, com cada instrumento claramente distinto dos outros. O soundstage é vasto, e, acima de tudo, mesmo com o volume elevado, a distorção é praticamente inexistente. A separação entre a voz e os instrumentos de fundo é igualmente impressionante. Embora inicialmente possa parecer algo incomum, rapidamente nos habituamos e, ao utilizar outros auriculares, o som parecerá plano e abafado.

Na sua aplicação, é possível escolher entre vários perfis de equalização: padrão, reforço de graves, reforço de agudos, vozes, sinfonia, Hi-Fi Live, Balanceado e Clássico. Também é possível criar até três perfis personalizados utilizando um equalizador de 10 bandas. Para além disso, há opções para priorizar a qualidade da ligação ou a qualidade do áudio durante a transmissão.

Em termos de latência, os Freebuds Pro 4 também se destacam. Ao assistir filmes ou vídeos num smartphone moderno com pelo menos a versão 5 do Bluetooth, a latência é praticamente nula, proporcionando uma experiência visual satisfatória. Em jogos, através do smartphone, todo o som surge em tempo real, sem atraso e com uma qualidade impressionante.

Quanto ao cancelamento ativo de ruído (ANC), podemos selecionar entre três níveis: conforto, geral e ultra, além de uma opção “dinâmica” que ajusta automaticamente a intensidade do cancelamento de acordo com o ambiente. O controlo de ruído pode ser gerido diretamente na aplicação ou nos próprios auriculares, permitindo ativar ou desativar o ANC, ou ainda, optar pelo modo “Awareness”, que captura e amplifica os sons ambientais, com ênfase na voz, podendo ser ativado ou desativado conforme a preferência do utilizador.

Os Freebuds Pro 4 apresentam várias superfícies sensíveis ao toque nos dois auriculares, permitindo ao utilizador controlar diversas funções de forma intuitiva. Com um simples “aperto” com os dedos — isto é, apertando a haste do auricular entre o polegar e o indicador — é possível gerir chamadas (atender, encerrar ou rejeitar) ou controlar a reprodução de músicas (reproduzir/pausar, próxima faixa ou anterior). Já um aperto prolongado altera os modos de ANC (cancelamento ativo de ruído), e o ciclo de comando pode ser personalizado conforme a preferência do utilizador. Por padrão, um aperto prolongado alterna entre ANC ligado, ANC desligado e o modo Awareness, mas é possível remover ou adicionar opções à lista de modos. Também é possível personalizar os gestos de aperto prolongado entre o auricular direito e esquerdo, e até ativar o assistente de voz.

Adicionalmente, há o gesto de toque rápido na parte superior da haste, que também pode ser personalizado entre os auriculares, permitindo controlar a reprodução de música ou chamadas, e ajustar as ações para dois toques (comandos diferentes dependendo se está a ouvir música ou numa chamada) ou três toques. Já para controlar o volume, é possível utilizar o gesto de swipe, que permite ajustar o som deslizando a haste para cima ou para baixo.

Outra funcionalidade interessante são os gestos de reconhecimento de movimento da cabeça. Basta mover a cabeça afirmativamente (sim) ou negativamente (não) para atender ou rejeitar uma chamada, o que é extremamente útil quando as mãos estão ocupadas ou sujas.

Os Freebuds Pro 4 fazem parte do ecossistema HarmonyOS Next, o que significa que funcionam de forma otimizada quando utilizados com smartphones da Huawei. No entanto, a aplicação de gestão AI Life também está disponível para Android e iOS, embora não tenha a funcionalidade de gerir dispositivos ligados com iPhones. Os auriculares conseguem memorizar até 20 dispositivos emparelhados e podem permanecer ligados a dois dispositivos simultaneamente.

Através da aplicação, é possível aceder a todos os comandos de som e ANC, realizar um teste de encaixe das almofadas de borracha para garantir o melhor conforto e isolamento, e ajustar o comportamento dos gestos. Existe também a função “encontrar”, que faz os auriculares emitirem som para facilitar a sua localização. O botão de “atualizações” permite atualizar os auriculares, e há diversas outras configurações, como a “latência dinâmica”, que ajusta automaticamente para um modo de baixa latência ao iniciar jogos. Para além disso, a função de deteção automática de desgaste ativa ou pausa a reprodução de música quando os auriculares são colocados ou retirados.

Freebuds Pro 4
Huawei Freebuds Pro 4

Os Freebuds Pro 4 têm um tempo de carregamento rápido, com cerca de 45 minutos para uma carga completa quando estão dentro do estojo. No entanto, com apenas 5 minutos de carga, é possível ouvir música durante cerca de uma hora. O estojo, quando ligado via cabo, leva cerca de uma hora para ser completamente recarregado, enquanto via carregamento sem fios (máximo de 5W), o processo demora quase duas horas.

A autonomia é muito boa, mas varia dependendo do tipo de transmissão e do codec utilizado. Com ANC e o codec LDAC ativo, a autonomia fica em torno de 4,5 horas. Se optar por transmitir com prioridade para latência e usar o codec AAC, o tempo de utilização sobe para cerca de 5 horas. Desligar o ANC acrescenta cerca de 1,5 horas a esses tempos. Durante chamadas Bluetooth com ANC ativado, a bateria dura pouco mais de 3 horas, embora seja difícil medir com exatidão esse valor.

O estojo de carregamento tem a capacidade de recarregar os auriculares totalmente até 4 vezes. Assim, em condições normais de utilização, com volume médio e ANC ativo, é possível alcançar cerca de 20 horas de utilização com transmissão em alta resolução. Se reduzir a qualidade do áudio e desativar o ANC, esse tempo pode ser estendido para cerca de 30 horas.

Os Huawei Freebuds Pro 4 não têm rival no mercado de auriculares sem fio

Os auriculares verdadeiramente sem fios Huawei Freebuds Pro 4, destacam-se em todos os aspetos. Com um preço de 199€, oferecem uma excelente relação qualidade/preço, especialmente quando comparados com os principais concorrentes, como os Apple AirPods Pro 2, que se posicionam como uma opção mas com preço mais elevado.

image 1

Este dispositivo foi cedido para análise pela Huawei.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados