Análise – Horizon Zero Dawn: The Board Game – The Frozen Wilds Expansion

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The Frozen Wilds não só é o nome da expansão para o jogo de tabuleiro, como é expansão para o videojogo de Horizon Zero Dawn. E é uma das mais distintas.

No norte mais longínquo do território, onde o gelo é mais predominante que a neve, habita uma das primeiras tribos a estabelecer zonas de caça, onde os caçadores se podem desafiar para testar habilidades, resistência e perseverança. Falo, pois, dos Banuk. Os Banuk são um povo duro, mas, em semelhança a eles, também o são as máquinas que os rodeiam. Por algum motivo, no videojogo, aconselham a só partir para o norte quando já estiverem a um nível considerável…

Horizon Zero Dawn: The Board Game - The Frozen Wilds Expansion

Falei dos Banuk precisamente porque esta é uma das extensões que traz dois novos caçadores, muito distintos. Para além deles não há muitas máquinas novas, mas as que vêm na caixa não são brincadeira… Vêm portanto dois Scorchers (semelhantes aos Ravagers estruturalmente) e dois Frostclaws, que partilham a estrutura física com outra máquina, mas que vem numa expansão dedicada. Com estas mini-figuras seguem mais de 100 cartas, das quais 67 são as cartas de perfil, árvore de habilidades, equipamento, baralho de ação e de melhoria dos dois caçadores. Vêm também 13 de tracking (nas quais há desafios muito interessantes), 11 cartas de mercador e 4 de stamina. Relativamente às máquinas, para além das duas cartas de dados e 9 de comportamento das novas máquinas, existem 3 cartas de dados e 6 de comportamento para máquinas do jogo base, mais a versão Daemonic. A tudo isto, juntam-se 6 secções de tabuleiro de ambiente de gelo/neve e o livro de instruções que explica o tipo de dano “Bludgeon”.

O grande ponto forte desta expansão é não precisar de introduzir máquinas novas em grande número para apresentar um desafio excitante e fresco. Para contornar isso e trazer uma vida nova às máquinas existentes no jogo base, The Frozen Wilds introduz a condição de “Daemonic” para máquinas do jogo base, entre as quais os Watchers, Scrappers e Shell-Walkers. Todas as máquinas Daemonic têm 1 de vida extra e podem anular condições sofridas com 50% de taxa de sucesso (rodando o dado preto). Posto isto, há alguns caçadores que ficam inviabilizados nesta expansão, principalmente os que usam tripcastar e slings, onde as condições infligidas são preponderantes para usas cartas de combo e ativar habilidades passivas. Para além disso, os Frostclaws são imunes a gelo, o que dificulta ainda mais as coisas a caçadores como a Carja Hunter do jogo base.

Horizon Zero Dawn: The Board Game - The Frozen Wilds Expansion

Em relação às novas mini-figuras, para além do nível de detalhe brilhar, brilham mais alto as suas passivas. No caso dos Scorchers, com a “pursuit” seguem sempre o caçador que ataca, após o dodge, traçando alvos “preferidos” e, ainda que não tenham muita vida, são resistentes a fogo. Já os Frostclaws, para além de terem 30 de vida, são resistentes a gelo (mas são vulneráveis a fogo) e têm ataques de pulse com condição de electrificado que não são brincadeira. Naturalmente, devem ser atacados os componentes que desativam esses ataques o mais cedo possível, porque sofrendo essa condição, as cartas de interruptor deixam de poder ser usadas.

Os caçadores desta expansão voltam a apresentar características muito distintas face aos do jogo base. O Banuk Shaman, ainda que tenha poderes muito interessantes, consegue benefícios ajudando os outros caçadores. No entanto, sem os potenciadores para as suas armas ou uma arma melhor, em alturas mais avançadas do jogo vão surgir dificuldades para conseguir pontos de glória de forma orgânica, pois o dano que provoca é limitado. Já a Banuk Veteran tem uma facilidade de movimento interessante e é a primeira caçadora a conseguir materializar as staminas em vantagem, quer para atacar, quer para defender.

Horizon Zero Dawn: The Board Game - The Frozen Wilds Expansion

Se jogarem Horizon Zero Dawn regularmente, qualquer que seja a expansão, vão notar que os Watchers, Striders, Scrappers e até Grazers ou Shell-Walkers vão ser máquinas que aparecerão com um elevado grau de frequência nas cartas de tracking de qualquer expansão (até mesmo nas expansões que trazem mais máquinas), por serem parte integrante do jogo base e todo o conteúdo para jogar, fazer parte do mesmo. Se investirem nesta expansão, há um “redesenhar” interessante de parte dessas mesmas máquinas com a versão “Daemonic”, que não só traz uma lufada de ar fresco ao jogo, como o torna mais desafiante.

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