Análise – Energy Tower 8 G2 – Som Hi-Fi com elegância

Conheçam a Energy Tower 8 G2, uma coluna de som multiusos que promete ser a central multimédia da vossa sala de estar.

Esta coluna da Energy Sistem é uma torre 2.1 de 120W RMS, cheia de ligações e que se define por apostar no segmento do som Hi-Fi, com um custo acessível e um aspeto bem moderno e atraente.

Simples e Elegante

O modelo de teste recebido foi o Energy Tower 8 G2 Wood, que se distingue de um segundo modelo em preto ao apresentar este aspeto de madeira, e que é, também, o material usado para o corpo da coluna e que lhe dá uma robustez semelhante a equipamentos todo de gama. É algo que só perde o efeito quando pegamos a coluna e verificamos a sua leveza, ou quando olhamos pormenorizadamente para os seus acabamentos.

Com cerca de um metro de altura, é bastante fina e compacta, sem formas estranhas ou saliências. É sóbria e elegante, onde na frente se sobressai apenas o ecrã LCD de informação e o conjunto de três altifalantes frontais (um de 10W e dois woofers de 30W) e, na lateral direita, o seu subwoofer de 50W.

No topo vamos encontrar o painel de controlo, também ele simplificado ao máximo, com comandos básicos e fáceis de interagir e um design arredondado e minimalista. Como não podia deixar de ser, também no topo encontramos a ranhura para os nossos dispositivos móveis.

Não há dúvida que é uma coluna bastante bonita e atraente. Simplista em design e na sua forma de usar, fica bem em qualquer lugar da casa e não apenas necessariamente numa sala. Mas em funcionamento, é nesse local onde faz mais sentido, porque se apresenta mesmo como uma solução completa.

“Plug & Play”

A sua utilização é bastante facilitada graças aos botões intuitivos, bem distribuídos no seu painel. Trocar de fonte é tão fácil como carregar num botão, com o ecrã LCD a servir de indicador. Um pequeno senão é o facto deste mostrador não nos indicar os nomes das músicas quando usamos ficheiros digitais.

Também positiva é a sua sincronia via Bluetooth, que é rápida e simplificada. Por defeito, é o modo Bluetooth que aparece ativo sempre que ligamos a coluna, e sincronizar com um novo dispositivo é muito fácil: basta ficar a pressionar o botão de fonte durante uns segundos.

A coluna vem ainda acompanhada com um comando à distância, bastante simples de usar.

A nível de ligações, a Energy Sistem não se poupou com a Tower 8 G2, oferecendo uma variedade enorme de formas de utilizar esta coluna.

Uma torre completa

É na sua traseira que começamos a ver o potencial desta torre. Aqui vamos contar com entradas e saídas RCA para ligar dispositivos de forma analógica, seja uma outra aparelhagem, televisão ou leitores multimédia; duas portas USB para ler os nossos ficheiros de música, com uma a servir de porta de carregamento para os nossos equipamentos móveis; slot para cartões micro-SD até 64GB, também para leitura de ficheiros; uma entrada ótica digital ótica S/PDIF e, por fim, uma entrada de antena.

Para além destas entradas físicas, a Energy Tower 8 G2 tem ainda a obrigatória ligação Bluetooth na sua versão 4.1, que, para além de ser fácil de usar como mencionado anteriormente, tem um excelente alcance sem perdas de sinal.

Com tanta forma de usar, a torre vem ainda equipada para podermos tirar o máximo de partido com diferentes formatos de áudio, não sendo só compatível com os formatos habituais como WAV e MP3, mas também com FLAC.

Tanto a compatibilidade de formatos como o FLAC e a entrada ótica revelam-se ótimas adições a este modelo, especialmente por podermos tirar partido do processador áudio digital de 24 bit/96kHz, que promete uma experiência áudio verdadeiramente de alta fidelidade.

Na prática, é essa a sensação que nos dá. O som das colunas, independentemente da fonte, é claro e balanceado. Não apresenta qualquer tipo de pós-processamento extra para aumentar graves e agudos, com o som a surgir aparentemente puro e sem distorções acentuadas em volumes altos.

A Energy Tower 8 G2 ainda permite alguma manipulação extra através dos seus comandos traseiros de ajuste de bass e treble, de modo a acomodar a nossa preferência.

Contudo, o som nem sempre é o mais envolvente, sendo fácil sentir que o som vem todo de um único local. Seja para ver filmes e televisão ou ouvir álbuns de concertos ao vivo, por vezes é difícil sentir a envolvência desejada.

Premium de baixo custo

Apesar de um ou outro pormenor de design e materiais, ou desta falta de envolvência de som, a verdade é que a Energy Tower 8 G2 impressiona enquanto uma coluna multimédia no segmento da alta fidelidade de baixo custo.

Por um lado, tem o aspeto simplista e moderno que lhe dá a sensação de ser um equipamento bem mais caro do que realmente é; por outro é muito completa e com uma qualidade de som que, nas condições ideais, é perfeita.

É, sem dúvida, um excelente substituto de uma aparelhagem ou para quem procura um bom sistema de áudio minimalista para ter na sua sala.

A Energy Tower 8 G2 está disponível por 149€ e inclui no pacote o comando remoto, um cabo de áudio de 3.5mm e um cabo de antena, essencial para ouvir rádio.

O equipamento foi cedido para análise pela Energy Sistem.

- Publicidade -

Sigam-nos

10,456FansCurti
4,049SeguidoresSeguir
531SeguidoresSeguir

Relacionados

Crítica – Shirley

Shirley é, sem dúvida alguma, cinema de autor por parte de Josephine Decker, que entrega uma biopic única que quebra todas as limitações impostas pelo género.

Análise – TT Isle of Man II: Ride on the Edge (Nintendo Switch)

Se procuram um jogo de corridas excitante, realista e que leve ao limite as vossas habilidades na Switch, TT Isle of Man II: Ride on the Edge é a resposta.

Crítica – White Lines

Mistério, drama e romance. A nova produção de Álex Pina tem um pouco de tudo.

Crítica – The Untouchables (1987)

Apesar de três longas décadas, The Untouchables sobrevive ao teste do tempo com uma produção autêntica e realista.
- Publicidade -

Mais Recentes

Já podemos fazer viagens em veículos TVDE na Free Now

Táxis, TVDE, trotinetas e bicicletas. Tudo na mesma app. Mas será isso realmente positivo?

1UP Gaming Lounge. Primeiro bar temático de videojogos português fechou de vez

O anúncio foi feito pelo fundador e proprietário, José Amendoeira, através de um longo texto publicado no Facebook.

Este é o aspeto do novo Google Chromecast

Surge com um aspeto mais oval e com uma nova cor. Espera-se que seja apresentado ainda...