Análise – Energy Sistem Gaming Earphones ESG 6 True Wireless

Sem dúvida alguma, a aposta mais surpreendente da espanhola Energy Sistem.

- Publicidade -

Pode parecer estranho o conceito de headset em formato earbuds, mas se refletirmos um pouco, acaba por fazer sentido. Ainda que para uso em pc’s fixos, não chega ao patamar de uns bons auscultadores, quando usados equipamentos móveis, ganham outro estofo.

Quer seja para jogar num PC portátil, na televisão ou num smartphone (que cada vez mais se torna um meio de referência para gaming), é muito mais prático andar com os earbuds no bolso guardados dentro da caixa de carregamento do que com uns auscultadores debaixo do braço, que por ventura precisam de uma fonte de alimentação externa para o carregamento.

Para além da facilidade de transporte graças às dimensões e peso reduzido, são mais discretos caso haja intenção de jogar num local público. Também são pontos a favor o facto de não deixarem a marca da bandolete a meio do cabelo (que arruína qualquer penteado) e, no verão, é possível aguentar mais horas a jogar sem ficar com as orelhas a ferver e com a cara sebosa da transpiração.

Dito isto, a promessa inicial dos Gaming Earphones ESG 6 True Wireless, o novo produto da Energy Sistem, é boa. Mas avancemos para as características, que são o que realmente diferenciam este produto dos restantes da mesma categoria e o evidenciam no patamar “gaming”.

Estes auscultadores intra-auriculares, graças às três opções de pontas de borracha de diferentes dimensões, adaptam-se na perfeição aos ouvidos e, ainda que não sejam dotados de cancelamento de ruído, o isolamento que conferem desculpa a ausência dessa funcionalidade. Para além disso, têm uma capa de borracha na zona que assenta no interior da orelha, coisa que nunca tinha visto em nenhum equipamento desta categoria, e confere um conforto extra. Aliado a um tempo de bateria de até cinco horas (mais 15 horas através de carregamentos na caixa), faz com que seja possível jogar várias horas sem desconforto.

Escusado será dizer que os ESG 6 são true wireless, estando equipados com Bluetooth 5.0 class 2 (raio de alcance superior a 10 metros), mas creio que é importante salientar que não só têm muito baixa latência (inferior a 100ms), que resulta numa sincronização perfeita entre som e imagem, como também são dotados de dual driver (um dedicado a sons de alta e média frequência e outro apenas aos graves), o que permite uma experiência sonora fenomenal. O facto de terem dual driver também faz destes earbuds uma escolha sólida quando o propósito passa apenas pela reprodução de música.

Para além disso, há outro trunfo que faz destes earbuds uma ótima escolha para gaming. Falo dos dois microfones MEMS (Micro eletromecanic system), cada vez mais usados para reconhecimento de voz. Caso tenham interesse em saber mais, podem consultar mais especificações técnicas aqui.

No que toca a conteúdos deste produto, para além dos earbuds, da caixa de carregamento e o conjunto de pontas de borracha, traz ainda um cabo de carregamento USB Type-C e um guia gráfico de uso simplificado.

Isto leva-me ao meu último ponto antes de concluir esta análise, que são os controlos. Basicamente, dá para controlar tudo através dos earbuds, e o guia que vem junto com os ESG 6 explica de forma simples e prática como o fazer. Só tem um senão: as instruções que exigem múltiplos toques sucessivos nem sempre resultam. O ponto positivo é que não são dedicados para comandos fundamentais, pelo que não fará diferença num uso diário.

Na generalidade, os Energy Sistem Gaming Earphones ESG 6 True Wireless são um produto muito bem conseguido cujas características se traduzem em resultados. A boa notícia é que, apesar de ser um produto indicado para gaming, compensa mesmo que só o tencionem usar para ouvir música.

Ainda assim, o design pode não ser para o gosto de todos, nomeadamente aqueles que preferem linhas mais simplistas. Considero que isto seja algo a ter em conta no futuro, até mesmo em earbuds para uso casual que incluam o sistema dual driver.

Em todo o caso, este é, sem dúvida, o melhor produto que já me foi cedido para análise pela marca e, apesar de não ter ideia da durabilidade do mesmo no que toca a materiais, têm o meu parecer de aprovação (quando comparado a produtos semelhantes em preço).

Basicamente, por 64,90€, duvido que encontrem uns earbuds com esta qualidade de som no mercado.

Echo Boomer Recomendado

Este dispositivo foi cedido para análise pela Energy Sistem.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Análise – Gaming Keyboard ESG K6 Mechanik

Ótimo para escrever, nem tanto para jogar.

Análise – Gaming Mouse ESG M5 Triforce

Extremamente completo, mas com muitos sacrifícios.

Análise – Energy Sistem Headphones BT Travel 5 ANC

O cancelamento de ruído (ANC) ainda precisa de ser trabalhado, mas a nitidez do som surpreende.

Análise – Energy Sistem Urban Box 5+

Pequena, robusta e com um som que surpreende.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

A Razer revela novos microfones para produtores de conteúdo

Digam olá aos Seiren V2 Pro e ao Seiren V2 X.

Dois filmes da Netflix vão estrear antecipadamente no cinema

Não é a primeira vez que tal acontece, mas é sempre de louvar, principalmente se acharmos que este ou aquele filme merece ser visto num grande ecrã.