Análise – Energy Music Box 7+

por David Fialho

A Energy Music Box 7+ é, provavelmente, a coluna portátil mais robusta da tecnológica espanhola Energy Sistem.

É impossível não admirar o seu aspeto sóbrio e quase monolítico, ganha uma nova dimensão quando pegamos nela. Apesar de portátil, esta coluna é perfeita para ter em casa, em cima de um móvel ou de uma mesa enquanto central multimédia ou rádio do século XXI, para música em streaming ou podcasts através dos nossos dispositivos móveis.

Com cerca de 25cm de comprimento e cerca de 1.5kg, a Music Box 7+ é pesada, mas extremamente bem construída. À sua volta é revestida por uma grelha em metal, que esconde os altifalantes, com a sua base e todo num material de borracha muito suave.

A simplicidade parece ser um dos pontos fortes no design desta coluna e é fácil perceber porquê: os seus controlos estão embutidos no topo, escondidos por baixo da membrana de borracha. Estão bem assinalados e reagem bem ao toque com um pequeno clique de resposta.

Na parte traseira, também escondido por detrás de uma pequena proteção, encontramos as únicas ligações físicas deste modelo: uma porta áudio 3.5mm, para podermos ligar fisicamente a qualquer fonte de som; uma ranhura de cartões microSD, compatível até 128 GB de música; e uma porta microUSB, para o carregamento da bateria.

No seu interior, encontramos uma potencia total de 20W distribuída em dois diafragmas, o que promete um som encorpado e composto.

O som é, obviamente, o aspeto principal desta coluna, e, para quem procura algo capaz de e de qualidade a um preço acessível, aqui vai encontrar isso tudo.

É capaz de produzir um volume bem, bem alto, mas não se livra de distorções, quer na qualidade da fonte sonora que eventualmente se mostra estridente, quer na ressonância criada pelo seu fantástico subwoofer. Contudo, ao experimentar o que a Music Box 7+ é capaz, rapidamente se percebe que não há muita necessidade de colocar o volume no máximo, e, com um nível mais moderado, a qualidade de som é exímia. As músicas apresentam-se bem equilibradas e são suportadas pelos agradáveis baixos que tornam qualquer som bastante encorpado, abafando, por vezes, até alguns dos sons agudos.

Apesar de ter integrado um sistema estéreo, o som nem sempre é tão envolvente como poderia ser. Há pouca distinção entre os canais, a menos que tenhamos a coluna mesmo à nossa frente.

É claramente uma coluna desenhada para a experiência de streaming e não para os adeptos do Hi-Fi, daí a sua simplicidade e flexibilidade de utilização, o que acabam por ser pontos bastante positivos para esta coluna budget.

Ligar via Bluetooth (na versão 4.1) é extremamente simples. O reconhecimento e sincronização são imediatos e o seu alcance é, mais uma vez fantástico, algo que já é comum nos dispositivos desta marca.

Mas há outras formas de o usar. Podemos ligar por cabo a diferentes dispositivos áudio ou usar um microSD onde podemos armazenar até 128GB de música em praticamente todos os formatos tradicionais.

Se forem adeptos da rádio, há ainda a possibilidade de sintonização rádio FM, algo que é sempre positivo, especialmente na Music Box 7+, onde a receção da sua antena é bastante boa.

Por fim, temos a sua bateria de 2600mAh. Apesar de não parecer nada de espetacular quando comparado com os nossos smartphones, permite, em termos práticos, dois ou três dias de música em horas de trabalho com um volume moderado.

O seu carregamento, segundo a marca, demora cerca de três horas, mas, como é possível usá-la enquanto carrega, é fácil perdermos a conta ao tempo.

Robusta, com boa de construção bem conseguida e uma qualidade de som aceitável para os adeptos da música de streaming, a Energy Music Box 7+ é também muito acessível, custando apenas 69,90€ na sua página online, tornando-se, assim, uma solução muito apetecível.

Este produto foi cedido para teste pela Energy Sistem.


Também pode interessar

Deixar uma resposta

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: