Análise – Corsair iCUE NEXUS Companion Touch Screen

Um potencial enorme, perdido na falta de suporte e de boas características.

icue nexus review echo boomer 3
- Publicidade -

A promessa do iCUE NEXUS Companion Touch Screen é, na teórica, fantástica. Uma solução para jogadores e produtores de conteúdo que permite controlar e interagir com as suas atividades de forma orgânica e expandida ao tradicional teclado e rato.

O iCUE NEXUS Companion Touch Screen é um pequeno ecrã tátil, cujo conceito é um misto de painel de atividades, como um stream deck, mas que lembra a solução que a Apple testou nos seus MacBooks Pro com a sua touch bar. Atalhos, controlos, aplicações e informações úteis num pequeno ecrã que, além de interativo, liberta o nosso monitor de ruídos de informação.

Com a possibilidade de se poder colocar diretamente numa seleção de teclados da Corsair, tornando-os mais evoluídos, ou em separado na nossa secretária, onde quisermos, o pequeno gadget promete flexibilidade e produtividade. Contudo, esta aposta da Corsair desaponta mais do que surpreende por falta de suporte e devido às suas características simples.

Este é um equipamento desenhado a pensar nos fãs da Corsair e que já fazem parte do seu ecossistema. Nomeadamente aqueles que têm um dos seus teclados mais recentes, onde podem colocar o pequeno ecrã no seu topo graças aos adaptadores que vêm incluídos. Para quem não tem esta opção, ou se preferir, pode desanexá-lo e usar o seu corpo sólido de base estável na secretária, mas sem tirar partido da ligação USB dos teclados da Corsair, tendo assim que ser ligado diretamente ao computador.

icue nexus review echo boomer 2

Em termos de materiais de construção, o iCUE NEXUS não é propriamente um produto premium, mas é bem construído, contando com uma base de borracha antiderrapante e sendo quase todo ele em plástico. Não é pesado, nada chocalha no seu manuseamento e tem um longo cabo entrelaçado de ligação.

A estrela e a cara deste periférico é o ecrã, onde honestamente começamos a encontrar os verdadeiros pontos negativos. Com 5 polegadas na diagonal, o ecrã ao vivo é extremamente fino, tanto que a moldura que o envolve é mais grossa, fazendo com que menos de metade da sua face seja efetivamente ecrã. Depois temos a sua resolução limitada a uns ridículos 640×48 pixéis, suporte até 262 mil cores e com um ângulo de visão péssima, com cores que perdem o seu tom ao mínimo movimento, o que obriga a que o iCUE NEXUS esteja sempre na nossa frente, algo que acontece devido ao tipo de LCD usado. Para o que propõe, é estranho a Corsair não ter apostado num ecrã maior e de melhor qualidade.

O iCUE NEXUS Companion Touch Screen pode ser fácil de ligar ao PC, mas vai requerer investimento e paciência dos utilizadores. Quando referi que este era um acessório para fãs da Corsair, tal deve-se ao facto de somente ser possível tirar partido do ecrã com o software iCUE da Corsair, o programa de gestão do ecossistema da marca que, apesar de ser extremamente completo e fácil de usar noutros produtos, com o iCUE NEXUS Companion Touch Screen o processo complica-se e pode revelar-se um problema para quem quer tirar total partido dos seus computadores.

icue nexus review echo boomer 4

A minha experiência com este gadget com este software foi simplesmente má. Entre crashes e bloqueios que obrigaram ao reiniciar do sistema, ao consumo inexplicável de 3% a 5% dos recursos do GPU, o iCUE NEXUS Companion Touch Screen tornou-se praticamente impossível de usar em ferramentas de produtividade e em jogos onde foi notória a baixa de frames.

No entanto, a promessa da personalização agrada-me e, enquanto fã de widgets, macros e atalhos, a possibilidade de ter um acessório dedicado a isso é excelente. Com capacidades táteis, seis slots para personalizar, a possibilidade de usar fundos animados até 24fps, ícones pessoais e até de fazer múltiplas barras que podem ser alteradas com um simples swipe, o iCUE NEXUS Companion Touch Screen parece ser o sonho dos fãs da personalização. E na prática pode ser.

Todavia, as opções oferecidas no software da Corsair são extremamente limitadas, ou melhor dizendo, repetitivas. Há muitos parâmetros, mas na sua maioria redundantes ou inúteis. A Corsair disponibiliza no seu site alguns exemplos e perfis dedicados a jogos populares, como Rainbow Six Seige e Overwatch, com indicação de framerates, utilização de recursos e afins, mas que não são transversais a outros jogos ou ferramentas.

icue nexus review echo boomer

Após alguma pesquisa, reparei que a comunidade do iCUE NEXUS Companion Touch Screen é inexistente, com a maioria dos membros a queixarem-se de problemas e com pouco foco na personalização, o que torna a experiência de utilização dolorosa e aborrecida.

Ao fim de uns dias, com o iCUE NEXUS Companion Touch Screen a mostrar apenas as horas e com controlos multimédia, senti que este pequeno equipamento estava apenas a empatar a minha secretária usando recursos desnecessários, o que é uma pena, porque gostava mesmo da ideia que a Corsair tinha quando decidiu desenvolver este produto.

Disponível por 99,99€, o iCUE NEXUS Companion Touch Screen não é um dispositivo para o consumidor comum. Mas diria que é um complemento interessante para os fãs da marca, que podem rechear um pouco mais o seu ecossistema. Contudo, quando temos opções como os Stream Decks da Elgato ou smartphones, onde podemos usar o mesmo tipo de investimento para o tornar numa ferramenta parecida, o iCUE NEXUS Companion Touch Screen não é, na minha opinião, um gadget de recomendar.

Nota: Mau

Este dispositivo foi cedido para análise pela Corsair.

- Publicidade -

Sigam-nos

12,770FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
656SeguidoresSeguir

Relacionados

Alimenta o teu novo computador com a Corsair CX750F RGB

Energia, luzes e personalização numa PSU pronta para tudo.

Análise – Super Meat Boy Forever

Um regresso agridoce para um dos títulos mais famosos e importantes da produção independente.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

O novo Justice League vai ter um formato de filme de quatro horas

Inicialmente Zack Snyder anunciou que a sua versão do filme seria uma minissérie.

Há quase 30 exclusivos de consola a caminho da Xbox em 2021

Com duas pequenas exceções, o ano de 2021 vai encher a Xbox One e as Xbox Series X|S de exclusivos.