Análise – Edifier R1280DB

- Publicidade -

Módicas no tamanho, magnificentes no som, as colunas Edifier R1280DB são mais um acessório bastante interessante para dotar o vosso «home theater» de pura emoção.

Com promoções a decorrer em quadra natalícia, os cyberprodutos não escapam à onda de descontos especiais. É o caso das colunas de som Edifier R1280DB, que estão à venda em vários sites a um preço mais baixo, o que pode constituir uma oportunidade única para quem procura um sistema de som de linhas convencionais, mas que aposta na mais recente tecnologia e numa qualidade absolutamente fiável para obter um ótimo desempenho de áudio.

As Edifier R1280DB combinam uma bonita aparência em tons cinza-escuro e revestimento lateral em folha castanha efeito de nogueira com um tamanho mediano bastante aprazível: convém não esquecer que um altifalante magnifica o som pela quantidade de ar que nele vibra internamente graças aos campos magnéticos gerados, isto sobretudo para as frequências mais graves, que precisam de movimentar uma vibração de ar um pouco maior. Portanto, o tamanho também importa.

Em todo o caso, se já passaram pela experiência de ter uma sala, quarto ou escritório com ambientes agradáveis, mas não sabem o que hão de fazer com as colunas, devido ao espaço que ocupam e à aparência por vezes pouco ou nada estética, podem descansar porque, com as Edifier, esse problema já não se verifica. As colunas Edifier R1280DB foram concebidas para se integrarem perfeitamente em qualquer ambiente decorativo, são bastante discretas e fáceis de mesclar com qualquer tipo de fundo, seja uma parede branca, uma estante repleta de livros ou uma zona privada, como o quarto.

Depois, à estética das Edifier alia-se o que mais importa: a tecnologia. Seguramente, as colunas Edifier não são exceção neste panorama em que a tecnologia de ponta tem vindo dotar estes equipamento de todos os requisitos para darem cartas no competitivo mercado de audiovisuais ao dispor dos consumidores. As Edifier R1280DB incorporam um conjunto de especificações essencial e imprescindível para aqueles que querem compor um «home theater».

Vejamos aqui, brevemente, alguns dos aspetos fundamentais da engenharia do som. Em primeiro lugar, a transmissão RCA, inventada nos anos 40 pela indústria americana e equivalente ao AV, assegura a conexão elétrica entre diversos tipos de dispositivos. Graças ao seu revestimento, e apesar de ser analógica, proporciona alta fidelidade, na medida em que é eficaz a bloquear interferências.

A entrada AUX, como o próprio nome abreviado indica, é um auxiliar para a entrada de sinais de áudio, constituindo uma interface assíncrona, ideal para aparelhos que recebem entradas de som periféricas, como é o caso das colunas de som. Portanto, as diversas portas permitem combinar as colunas Edifier com qualquer dispositivo.

Por outro lado, no universo de imagem e som em que todos mergulhamos caracterizado pelo HD (High Definition), convém, para se tirar um som de ótima qualidade, dispor de entradas coaxial e ótica. Muita gente ainda se interroga sobre o que é melhor, se usar o cabo HDMI ou o velho cabo ótico. De facto, o cabo HDMI universalizou-se pela sua fiabilidade, segurança e baixo custo, além de que é ótimo a passar áudio de alta resolução, como o Dolby TrueHD e DTS HD Master, algo que o cabo ótico não conseguirá fazer pelo facto de não oferecer a mesma largura de banda. Ainda assim, este consegue manter alguma ligeira vantagem no que toca a não deixar passar interferências. Porém, estas colunas, devido a já terem alguns anos de mercado, não suportam entrada HDMI, portanto terão de se amanhar com a entrada ótica.

Para quem prefere a tecnologia sem fios, as colunas Edifier asseguram, ainda, toda a fiabilidade e conforto, graças à conexão por Bluetooth. Mas claro – aqui há sempre compressão de som. Além disso, é preciso ter em atenção que, nas colunas, têm de tocar no último botão de baixo para alternarem entre as várias entradas de som… isto para não estranharem caso estas estejam ligadas, mas sem debitar som por não terem escolhido o modo correto.

Depois, o comando remoto faz o resto, permitindo controlar todas as funcionalidades das Edifier R1280DB, por exemplo, o volume, saltar entre faixas, alternar entre as conexões, etc. Se precisarem, dispõe, também, de um painel de controlo manual, inserto lateralmente na coluna principal: input/output, bass  (para regular os sons baixos sem distorção) e treble (para ajustar o nível dos agudos).

Para quem procura o detalhe, eis algumas especificações técnicas além das já referidas: potência total de R / L: 21W + 21W RMS; relação sinal-ruído de 85dBA (A) e nível de ruído de 25dB (A). Sensibilidade de entrada: LINE IN1: R / L: 450 ± 50mV – LINE IN2: R / L: 550 ± 50mV – OPT / COA: R / L: 500 ± 50mFFS. Bluetooth: R / L: 700 ± 50mFFS. Quanto à resposta de frequência, é de 55Hz-20KHz. Unidade de graves: 4 polegadas (116 mm). Unidade de tweeter: cúpula de seda de 13 mm. Por fim, as dimensões: 15x24x17,5cm (LxAxP) – tamanho médio, tal como dissemos no início.

Em suma, as Edifier R1280DB cumprem bem, na medida em que estamos a falar de boas colunas de som que oferecem uma paisagem sonora de contornos milimétricos. Permitem personalizar a experiência de audição em qualquer ambiente, seja privado ou profissional, e apresentam-se atualmente num módico preço, em maré de promoções, que ronda os 100€… Portanto, é de aproveitar.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados