- Publicidade -

Análise – Sony GTK-XB5 – Uma espécie de discoball que dá música!

-

Se há coisa que não pode faltar numa festa é música, de preferência bem alta e encorpada, para nos fazer bater o pé sem darmos conta. E é mesmo a pensar em festas, ou situações em que é preciso aumentar o volume, que a Sony tem a sua GTK-XB5, uma coluna Bluetooth muito especial da série Xtra Bass.

Esta é uma coluna que não só é capaz de substituir uma aparelhagem, como vai transformar qualquer divisão de uma casa numa autêntica discoteca, quer pelo seu som, quer pelas suas luzes LED que reagem ao som da música.

Ao contrário das habituais colunas Bluetooth de pequenas dimensões que se podem por num bolso ou numa mala, a GTK-XB5 é uma coluna bem grande, com dimensões e aspeto algo semelhantes às que encontramos em ambientes de festas.

Apesar das suas dimensões, é uma coluna bastante leve e transportável, pesando apenas sete quilos. Aliás, a GTK-XB5 foi desenhada para ser transportável e colocada na posição que o utilizado bem entender.

A GTK-XB5 tem duas pegas, uma na parte superior e outra na parte inferior, isto se considerarmos que está disposta na vertical. Seja na vertical ou na horizontal, esta coluna tem uma certa inclinação, o que permite que seja colocada no chão e que faz com que o som seja dispersado para cima. E seja em que posição for, a GTK-XB5 alterna entre os seus quatro altifalantes para fazer uma distribuição estéreo.

Na parte superior da coluna, vamos encontrar o seus controlos e uma base para colocar o nosso dispositivo móvel. Os seus controlos são do mais simples que existe. Temos um botão de ligar/desligar, o de emparelhamento, dois de volume, o botão das luzes e o do Xtra Bass. São fáceis de distinguir e tornam o seu funcionamento bem fácil.

Apesar da sua conexão Bluetooth, a GTK-XB5 requer alimentação elétrica e pode ainda ser ligada a um dispositivo via cabos RCA.

Uma característica interessante da GTK-XB5, semelhante a outras colunas Bluetooth da Sony, é a possibilidade de emparelhamento com outros modelos iguais, o que aumenta as suas possibilidades de utilização, e, consequentemente, a criação de um som estéreo mais consistente e definido. Esta característica pode ser usada via emparelhamento Bluetooth ou através das saídas RCA.

Mas é em funcionamento que a GTK-XB5 impressiona. Ao todo, debita 200W RMS capazes de colocar uma casa a tremer. Especialmente se o Xtra Bass estiver ligado.

Numa primeira impressão, e considerando que é um equipamento para uma festa, em que o ruído pode ser maior do que o aceitável, a GTK-XB5 tem um som muito aceitável, encorpado e alto o suficiente sem perder detalhes.

A equalização da música pode ser feita a partir de uma aplicação, a Sony Music Center, que, para além de detetar a melhor equalização possível num determinado ambiente, permite que o utilizador escolha um perfil pré-definido, ou que faça a sua própria personalização.

A função Xtra Bass continua a ser o grande ponto de venda desta série da Sony, que lhe dá também o nome. Na GTK-XB5, comporta-se particularmente bem, e é, por vezes, difícil de voltar atrás depois de a ativar. No entanto, é uma modificação sonora que fica ao critério de cada ouvido, mas que é especialmente notória em alguns géneros de música como Drum and bass, Techno, EDM e até em alguns subgéneros de rock metal.

As luzes desta coluna poderiam ser vistas como descartáveis e inúteis, e no fim do dia são apenas isso, luzes. Todavia, podem ser a alma da festa e dão uma identidade fantástica à GTK-XB5. São quase hipnóticas quando reagem ao som da música e quase que trazem a mesma magia das antigas discoballs.

Após alguns testes mais demorados e aprofundados, a GTK-XB5 também prometia ser uma excelente coluna para usar noutros conteúdos que não música, como por exemplo vídeo. No entanto, via Bluetooth por exemplo, sofre de alguma latência, sendo necessário o uso das RCA, e a sua equalização, mesmo alterando através da aplicação, nunca resulta em som satisfatório para ver um filme. Claro,  não deixa de ser prática para acompanhar uma playlist de vídeos do Youtube durante uma festa.

A Sony GTK-XB5 é uma coluna para festas. Ponto. É fácil de usar, de transportar e tem um som fantástico para o que promete. As suas funções limitadas são as suficientes e certamente que irão proporcionar boas experiências.

A Sony tem ainda a GTK-XB7, que é mais poderosa e tem bateria interna, mas, pela nossa experiência, a XB5 é bem mais acessível e o suficiente para por toda a gente a saltar.

A Sony GTK-XB5 está disponível em quatro cores por um preço recomendado de 270€.

O equipamento foi cedido para análise pela Sony.

- Publicidade -

Sigam-nos

10,029FãsGostar
4,038SeguidoresSeguir
499SeguidoresSeguir

Mais Recentes

The High Republic marca a nova era de Star Wars

The High Republic será, para já, contada em forma de livros, bandas desenhadas e livros infantis, num total de 5 publicações.

Cyberpunk 2077 para a Xbox One terá conversão gratuita para a Xbox Series X

Cyberpunk 2077 chega ao PC e consolas a 17 de setembro. A Xbox Series X não tem data de lançamento.

Reply 1988, uma série sobre todos nós

Reply 1988 é uma produção sul-coreana que se passa no ano de 1988. Acaba por não ser bem uma série, mas sim uma recordação de quem fomos.

Heathen regressam a Portugal oito anos após o último concerto

Formados em 1984, falta pouco para completarem 40 anos de carreira, pelo que já são considerados um grupo histórico. Falamos dos Heathen, banda de thrash metal que vai regressar a Portugal oito anos após a sua última aparição em solo luso.
- Publicidade -