Máquina de lavar loiça Candy CP 8F9FFW

- Publicidade -

Uma excelente escolha para quem precisa de uma máquina de lavar loiça compacta, eficiente e fácil de usar. Mas não é uma opção indicada para qualquer caso.

Escolher a máquina de lavar loiça certa para a nossa casa pode ser um desafio, especialmente quando o espaço, a eficiência e a funcionalidade são critérios importantes. Por norma, e tendo em conta a forma como as cozinhas portuguesas são construídas, tendemos sempre a adquirir uma máquina de lavar loiça com um tamanho standard. Mas e se vos disser que também existem máquinas de lavar loiça compactas?

É verdade, e a Candy é uma das marcas que tem vários modelos do género. Por aqui tenho andado a testar o modelo Candy CP 8F9FFW, uma máquina de lavar loiça compacta, versátil e que serve sobretudo para quem vive sozinho ou para um casal, como é o meu caso.

O primeiro destaque da Candy CP 8F9FFW é, sem dúvida, o seu design compacto. Com dimensões de 595 mm de altura, 550 mm de largura e 501 mm de profundidade, esta máquina encaixa-se facilmente em cozinhas pequenas, tornando-se uma excelente opção para quem tem espaço limitado, como apartamentos ou estúdios. E ligá-la não tem nada que saber, pois é tal e qual como uma máquina de lavar loiça de tamanho convencional. Mas, e porque há sempre um mas, não serve para toda a gente.

Tal como disse anteriormente, as típicas cozinhas portuguesas, especialmente em casas já com vários anos de construção, contêm medidas standard para encaixar eletrodomésticos… e esta Candy CP 8F9FFW não foi pensada para isso. Por exemplo, aqui na minha casa, a distância do chão à bancada da cozinha é de 85,5cm, o que faz com que seja a medida perfeita para encaixar uma máquina de lavar loiça de tamanho padrão. Porém, o caso muda de figura com a Candy CP 8F9FFW. Com os seus quase 60cm de altura, isto faz com que fique um espaço livre de 25cm por preencher. Esteticamente fica horrível, sendo que a única solução passa por encaixar algo nesse espaço, de modo a que fique preenchido. E como devem calcular, isto não é propriamente muito fácil de solucionar.

Ou seja, só esta situação fará com que muita gente deixe de equacionar a compra deste modelo. A meu ver, a solução passa por ter um outro tipo de cozinha mais adaptada a este tipo de equipamentos “diferentes”, ou então ter uma torneira disponível algures onde se possa encaixar a mangueira desta máquina de lavar compacta.

Mas prosseguimos. Dado o seu tamanho, a Candy CP 8F9FFW tem capacidade de lavar 8 conjuntos de loiça, o que serve perfeitamente para quem não costuma lavar grandes quantidades de pratos. Não obstante, a máquina acaba por ser “flexível”, graças ao sistema FLEX. Este sistema permite ajustar os compartimentos e acessórios internos de forma inteligente, facilitando o carregamento de utensílios de diferentes tamanhos, desde pratos grandes até facas longas. Isto significa que conseguem otimizar o espaço interior, aumentando a eficiência da lavagem. Por exemplo, a máquina pode conter até 35 copos, 44 canecas ou 7 tachos e 3 panelas, sendo que a capacidade irá sempre depender de como conseguirem encaixar os utensílios, além de terem de ter em conta o tamanho dos mesmos.

Há também suportes dobráveis no cesto inferior que podem ser levantados ou baixados para otimizar o espaço e acomodar pratos maiores, panelas e utensílios pesados com facilidade. Além disso, o acessório Maxi Ladle permite o carregamento de utensílios compridos, como facas grandes e espátulas, garantindo que cada peça de loiça tenha o seu lugar.

Quanto à eficiência de lavagem, não esperem algo revolucionário, mas esta máquina de lavar loiça compacta funciona q.b. para aquilo que se propõe a fazer. Como foi pensada para as necessidades do dia-a-dia, significa que oferece uma seleção básica de programas de lavagem, mais especificamente 8 programas de lavagem, mas que são mais que suficientes: Wash and Dry, Minimum, ECO, Universal, Intensive, Glass, Auto Wash e Pre Wash. Um dos meus preferidos é o Ciclo Rápido (Wash and Dry), que lava e seca a loiça em apenas 35 minutos. No meu caso, sem filhos e a viver apenas com a minha mulher, este ciclo é o indicado para nós, especialmente quando falamos numa pequena quantidade de loiça suja.

Claro, quanto mais rápido o ciclo, menos eficiente será a lavagem – à partida. E convém sempre passar os pratos por água antes de os colocarem dentro da máquina, até porque ajuda na lavagem – ou então escolhem o programa Pre Wash. No entanto, salientar que, tal como acontece com as máquinas de tamanho convencional, podem ficar certos detritos de comida nos pratos mesmo após a limpeza, especialmente se demorarem muito a lavar esses pratos. Um exemplo disso são refeições com papas de aveia, cujos flocos são particularmente difíceis de limpar quando se passam dias sem que os pratos tenham sido lavados. Portanto, passem sempre por água primeiro.

Caso não o façam e a loiça esteja realmente bem suja, podem sempre contar com a ajuda de sensores inteligentes, que permitem à máquina ajustar automaticamente a duração e a temperatura do ciclo de lavagem de acordo com a carga e o nível de sujidade da loiça. No fundo, isto significa que cada ciclo é otimizado para garantir o melhor resultado possível, ao mesmo tempo que a máquina poupa água e energia. De facto, e tirando um ou outro caso mais complicado – como um pirex ou algo do género dentro da máquina e que ficou com muitos restos de comida acumulada -, a loiça veio praticamente a brilhar após cada lavagem.

Outra vantagem no meio de tudo isto: um consumo de água razoavelmente baixo, com uma utilização de apenas 8 litros por ciclo. Já o consumo de 0,72 kWh de energia por ciclo também é relativamente eficiente, ainda que possua uma classificação energética de classe F. Portanto, só mesmo uma utilização a longo prazo para realmente compreender qual é o impacto na fatura da eletricidade.

Outro aspeto positivo é o nível de ruído da máquina, com 49dB. Este detalhe é particularmente útil para quem tem uma cozinha integrada na sala de estar… ou partilha casa com alguém, por exemplo.

De resto, mencionar ainda que esta é uma máquina inteligente, pois liga-se ao Wi-Fi a partir da app hOn, que serve para controlar e monitorizar a máquina remotamente através do smartphone. Isto significa que podem iniciar, pausar ou ajustar o ciclo da máquina enquanto estão fora de casa, o que é uma vantagem para quem gosta de monitorizar o consumo de energia ou de otimizar os ciclos de lavagem de acordo com as necessidades. E sim, a máquina contempla um Display Smart Text, a partir do qual controlam a máquina e onde têm acesso a todas as informações – nome do programa, duração, etc.

A única desvantagem que consigo encontrar, pelo menos para já, é que esta máquina podia ter um depósito de água que desse para ir enchendo consoante fosse necessário colocá-la a funcionar. Não é uma máquina de lavar loiça portátil, é certo, mas esta adição poderia fazer toda a diferença para alguém pensar em adquirir, ou não, este eletrodoméstico.

No fim de contas, a Candy CP 8F9FFW é uma excelente escolha para quem precisa de uma máquina de lavar loiça compacta, eficiente e fácil de usar. Se têm uma família pequena e conseguem encaixá-la em qualquer lugar, ótimo. No entanto, não será a melhor opção para quem procura uma máquina com maior capacidade ou mais opções de programas de lavagem, ou para quem deseja uma classificação energética mais alta.

A Máquina de Lavar Loiça Compacta Candy CP 8F9FFW está disponível por 429,99€ nas grandes superfícies comerciais, mas conseguem encontrá-la a partir de 370,77€ com uma rápida pesquisa na Internet.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados