Análise – Broadcast Razer Kiyo + Seiren X – O casamento perfeito para criadores de conteúdo iniciantes

Jogar sozinho e isolado do mundo é uma atividade cada vez mais incomum. Com o acesso a serviços online, os jogadores podem jogar entre si, e, com as novas tecnologias, já é possível partilhar experiências de jogo até mesmo com quem não joga, através de streaming para serviços como o YouTube ou Twitch.

- Publicidade -

Seja para este tipo de utilizadores que dedicam tempo a partilhar em direto as suas experiências, ou para criadores de conteúdos, a necessidade de criar um setup multimédia é grande, especialmente se quisermos parecer profissionais nesta área. E é aqui que entra o pacote Broadcast Razer Kiyo + Seiren X.

Este pacote é composto por dois equipamentos, que podem ser adquiridos em separado ou noutros pacotes. Falo de uma webcam e um microfone.

Comecemos pela Razer Kiyo. Chamei-lhe webcam por ser mais fácil definir esta pequena e versátil câmara. Com um design redondo, apresenta à volta da lente um anel de led com intensidade de luz ajustável e um suporte articulado que permite ser fixado facilmente no topo de qualquer ecrã ou colocado numa mesa apontado para nós.

A Kiyo dá, obviamente, para ser usada em videochamadas via Skype ou outras aplicações, mas a sua principal função é filmar a cara de jogadores. É capaz de filmar a 1080p a 30fps ou 720p a 60fps.

Descrever esta câmara é tão fácil como a usar. Pela sua versatilidade, é fácil perceber que é um equipamento que não é suposto estar fixo. Pode ser usar de imensas maneiras, desde que o seu cabo USB o permita.

A Kiyo tem ainda na sua base uma rosca que pode ser bastante útil para fixar a tripés ou outro tipo de suportes compatíveis.

Ligar a Kiyo é uma experiência plug-and-play. Basta ligar o cabo, esperar que o Windows reconheça e ficamos preparados para usar em qualquer software que suporte uma câmara. Simples.

A qualidade de imagem é bastante positiva, assemelhando-se ao que podemos encontrar nas câmaras de smartphones de média-gama.

Razer Kiyo
Exemplo da qualidade de imagem da Razer Kiyo

A grande mais valia desta câmara está no anel de LED, ajudando a iluminar as nossas caras ou os objetos a filmar. É importante realçar que serve propositadamente para iluminar apenas isso, e não o ambiente à nossa volta.

Em situações mais escuras vamos ter sempre ruído, claro. Ou seja, esta não é uma solução milagrosa, mas é aceitável o suficiente para quem quiser entrar no mundo do streaming, vlog ou unboxings.

Já o Seiren X é o complemento perfeito para esta solução. Um microfone desenhado para produção de conteúdos.

Este é o modelo mais simples de microfones do género da Razer e apresenta-se como uma solução para ter numa mesa. É compacto e tem um design cilíndrico bastante simplificado onde encontramos apenas um botão de ligar/desligar e o controlo de volume. Na sua parte inferior encontramos a ligação USB, uma saída áudio de 3.5mm para ligar uns auscultadores e uma rosca para usar na base incluída. Com esta rosca, tal como a câmara Kiyo, estão abertas as possibilidades de utilização.

Tal como a camara, também o Seiren X é muito fácil de ligar.

Se vós, leitores, são como eu, e, até aqui, usavam microfones dos vossos auscultadores,ou dos vossos portáteis, o salto na qualidade de captação de som com o Seiren X vai-vos dar a sensação que estão prontos para gravar um programa de rádio. Aqui, sem oportunidade de comparar com outros modelos, a qualidade do áudio surpreendeu, com um excelente isolamento das vozes e com pouco ou nenhum ruído.

Sem nos apercebermos, uma das dificuldades que alguns utilizadores têm é de controlar a respiração ou pequenos tiques que provocam ruídos. Se este é um problema, com esta solução ficam bem servidos. A voz fica clara, composta e sem necessidade de edições ou limpezas de ruídos pós-gravação.

O Seiren X não se revela útil apenas para utilizar em conjunto com a câmara, mas sim para todo o tipo de utilizações que possam imaginar em que seja necessário gravar as vossas vozes. Isto considerando que estamos numa entrada de gama, sem grandes níveis de exigência.

A Kiyo e o Seiren X são um casamento perfeito e versátil para quem produz conteúdo, não só para quem está no seu cantinho, mas especialmente para quem anda em movimento e precisa de ter algo com qualidade e que seja fácil de ligar e desligar.

A unidade recebida vinha até numa interessante mala de transporte. Claro que é só fogo de vista, e, lá dentro, podemos até encontrar uma pequena bolsa para a nossa Kiyo, mas é interessante a demonstração da Razer em afirmar que estes são produtos para transportar.

Pacote Broadcast Razer Kiyo + Seiren X

Apesar da Kiyo ser o produto que brilha com o seu anel, é o Seiren que demonstra maior valor e versatilidade, uma vez que é mais fácil de produzir conteúdos só com áudio do que só com imagem.

Estas duas soluções podem ser adquiridas em separado, por 109,99€ cada, sendo que ,em conjunto, fica por 199,99€. Um valor que fica à consideração de cada um quando comparado a webcams dedicadas, que nem sempre incluem uma solução áudio com resultados tão bons.

Os equipamentos foram cedidos para análise pela Razer.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,987FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
784SeguidoresSeguir

Parceiros

Relacionados

Análise – Mundaun (PlayStation 4)

Completamente desenhado a lápis, este é um jogo de terror que não podem ignorar.

Análise – Narita Boy (PlayStation 4)

Viajem para o mundo cibernético neste jogo de ação e aventura centrado num rapaz que é transportado para um videojogo.

Análise – Valco VMK20 Wireless ANC Headphones

A nova aposta da Valco representa uma evolução no caminho certo, com espaço para algumas melhorias.

Crítica – Lost Words: Beyond the Page (PlayStation 4)

Um jogo narrativo que nos traz uma viagem pessoal e muito emocional de uma jovem que escreve a sua aventura fantástica.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

La Picanha ganha novo espaço em Setúbal já em maio

Vai ter uma mega esplanada, o que é ótimo tendo em conta a pandemia.

Fórmula 1 – Grande Prémio de Emilia Romagna com emoção até à última volta

Depois de 15 dias de pausa, a prova rainha do desporto automóvel está de regresso para o Grande Prémio de Emilia Romagna, em Itália.

Análise – Creative Stage V2

Uma barra de som com um subwoffer dedicado que, em conjunto, podem fazer maravilhas para quem tem televisores mais antigos.