Análise – Airfryer Flama 698FL

- Publicidade -

Com esta fritadeira podemos usar duas gavetas independentes, para garantir um cozinhado em maiores quantidades… ou diferentes.

Hoje em dia estão muito em voga as fritadeiras de ar quente, isto é, que fritam sem recurso a óleo. Este pequeno eletrodoméstico está, a pouco e pouco, a tornar-se indispensável na casa dos portugueses, que preferem optar por uma opção saudável quando chega a hora de cozinhar.

E não é para menos, já que os números da obesidade em Portugal estão cada vez mais alarmantes. Basta olhar para dados que, por exemplo, colocam as doenças cardiovasculares como a principal causa de mortalidade em Portugal. Estima-se que, em 2035, 39% de toda a população portuguesa será obesa.

Mas então, como contrariar estes números? Apostando em melhorar diversas áreas da nossa vida, como o desporto e o movimento, uma vida menos stressada e, claro, o principal fator de todos: uma melhor alimentação.

Sabemos que os fritos são não só uma fonte calórica, como também uma fonte de gordura para o nosso organismo, que não é uma gordura saudável.

Por isso, quando pensamos nas nossas queridas batatas fritas, ou nos nossos salgadinhos, ficamos confrontados com uma situação pouco simpática, já que, em prol de um estilo de vida mais saudável, devemos abolir os mesmos. Mas será?

Foi por isso que, quando a Flama gentilmente nos cedeu a sua Fritadeira sem Oléo Air Fryer 698FL, com Gavetas Duplas, ficámos muito contentes por poder testar e comparar com outras demais fritadeiras, que também já tivemos a oportunidade de experimentar.

A Airfryer da Flama, que promete ser um revolução na cozinha dos portugueses, já que faz mais em menos tempo, trata-se de um modelo bastante versátil, pronto a cozinhar para toda a família e amigos.

Basicamente, funciona circulando o ar quente para cozinhar/fritar os alimentos, para que estes fiquem estaladiços e crocantes, sem que seja necessário adicionar uma grande quantidade de óleo ou azeite, ou até mesmo nenhuma! O que é também importante saber e, foi isso que testámos, é que existem vários tipos de alimentos que podem ser cozinhados na Airfryer, desde carne e peixe, até vegetais, bolos ou até batatas.

Ao recebermos em casa a Flama Air Fryer 698FL, constatámos que esta ainda tem algum volume, o que é normal, tendo em conta que tem duas gavetas. A airfryer é toda em preto, com um acabamento mate e duas gavetas. Cada gaveta tem uma parte frontal em vidro, o que é muito interessante, pois permite ver muito bem o que estamos a cozinhar. E por cima das gavetas tem um visor, com vários botões, que representam diferentes funções da máquina, que detalharemos mais à frente.

Airfryer Flama 698FLA

É importante referir que, antes da primeira utilização, devemos remover (para além de todo o plástico do embalamento) qualquer espécie de impureza, recorrendo a uma esponja ou pano húmido e, com água quente e detergente líquido, limpar tudo muito bem. Nós fizemos isso e, mesmo assim, reparámos que, quando a airfryer começou a sua primeira utilização, emanou um cheiro ligeiro… então acabámos por deixar a funcionar um pouco, sem qualquer tipo de comida lá dentro.

A airfryer possui um painel de comandos digital touch bastante completo, já que se trata de um equipamento muito versátil e que desempenha diversas funções. Por isso, não nos admirou que tivesse ainda bastantes botões para cada uma dessas funcionalidades. No entanto, achámos o seu uso bastante simples e intuitivo, sendo que qualquer pessoa consegue rapidamente perceber o seu modo de funcionamento e selecionar rapidamente o que pretende que a Airfryer faça.

Airfryer Flama 698FLA

Temos na parte inferior, a vermelho, o botão ON/Off, que serve para ligar e desligar a Airfryer. Os botões 1 e 2 referem-se à cuba 1 e 2 respetivamente, permitindo selecionar cada uma para funcionamento. Para escolher programas automáticos, tem-se a tecla Menu, sendo que, para ajustar a temperatura (que pode ir dos 80ºC aos 200ºC), temos a tecla “+” e “-“ com um termostato. Igualmente, temos dois botões “+” e “-“ com um temporizador, que serve para regular a quantidade de tempo (que pode ir até aos 60 minutos) pretendida para elaborar o cozinhado. Esta contagem de tempo pode variar entre os 10 e os 90 minutos. Sempre que quisermos iniciar um programa clicamos no botão com “play/pause”, servindo este também para pausar o que estivermos a fazer.

Uma outra função que nós gostamos muito foi do botão “light”, que permite acender a luz no interior das cubas, sendo a função do botão “match” outra das nossas favoritas, já que permite que ambas as cubas terminem de cozinhar ao mesmo tempo, uma vez que é possível selecionar o mesmo programa para as duas cubas. Por fim, temos a tecla “Shake”, que avisa quando o programa vai a meio do temp, pelo que estará na altura de mexer levemente o cesto.

Airfryer Flama 698FLA

O modo de funcionamento da AirFryer é muito fácil e intuitivo para o utilizador: quando queremos ligar, basta carregar no On/Off e fica o painel de comandos imediatamente ativo; em modo stand-by, o botão On/Off fica vermelho. Sempre que carregamos nalgum botão, podemos ouvir um sinal sonoro, que nos auxilia durante todo o processo. Depois, usamos a tecla Menu, para selecionar (dentro dos vários programas pré-definidos) aquele que melhor se ajusta ao que pretendemos, e se for necessário regular na mesma a temperatura ou o tempo para essa função. É importante referir que, após 180s sem nenhuma ação, a fritadeira desliga-se automaticamente. Nós achámos esta função particularmente útil, já que, admitidamente, somos bastante esquecidos, e por vezes deixamos alguns eletrodomésticos ligados. Com esta função, não só nos sentimos mais seguros, como também ajuda a promover uma “boa etiqueta” ambiental e alguns trocos para a carteira.

Depois, basta carregar no botão “Play” para que o programa selecionado inicie a sua tarefa! Existem nove programas pré-definidos e quatro funções, programados para ambas as cubas, que têm uma capacidade de até 4L cada.

Airfryer Flama 698FLA

Às vezes pode ser necessário, durante o cozinhamento dos produtos, estes serem mexidos, sendo este um “problema” super fácil de resolver – basta para isso puxar a gaveta, sacudir levemente e voltar a colocar dentro da airfryer. Findo o tempo de cozinhamento, é emitido um sinal sonoro, et voilà! Está pronto!

Ansiosos para colocar todas estas funcionalidades em acção, começámos por limpar bem a máquina e deixar um tempinho a funcionar sem nada lá dentro (por ser a primeira vez a usá-la, claro!) e depois elaborámos o nosso menu do dia: umas pernas de frango acompanhadas de batata doce e um mini queque fit, que serviu de sobremesa.

Para as batatas optámos por descascar e cortar às rodelas fitinhas; já o frango pusemos a perna inteira dentro da cuba e temperámos com sal e azeite. Fizemos o nosso preparado para o queque fit e colocámos dentro de uma forma de silicone.

Como o frango era, em maior quantidade, usámos as duas cubas para o fritar. Já na segunda leva, fizemos de um lado a sobremesa, do outro o acompanhamento. Tudo isto foi precedido por um tempo de cinco minutos de pré-aquecimento.

Programámos para a cuba 1 ficar no programa pré-definido para bolos, e a cuba 2 para o programa pré-definido para batatas. Na prática, isto significou que tínhamos as duas cubas a funcionar ao mesmo tempo, mas a temperaturas diferentes, nomeadamente uma a 200ºC e a outra a 180º. Claro que, se quiséssemos regular a temperatura ou o tempo para cada uma das cubas, poderíamos tê-lo feito através dos botões designados para o efeito.

Durante o processo, o botão “shake” piscou, o que significa que estava na hora de agitar os alimentos, aviso que é feito também com recurso a um aviso sonoro, muito útil para quem não está perto da airfryer.

Ao acabar o tempo, cerca de um quarto de hora depois, temos finalmente as nossas batatas e queque feitos! Podemos constatar que, não só a Airfryer da Flama é extremamente rápida e eficiente, como ter as duas gavetas ajuda na confecção de diferentes pratos. Ah! E programámos para o tempo de cozedura do queque (que tinha o tempo mais curto de confeção) terminar exatamente ao mesmo tempo que as batatas, garantindo assim que o queque não iria arrefecer.

E por falar em arrefecimento, algo que nos agradou bastante foi o facto de a Flama ter pensado em tudo, garantindo que, quando ultrapassa os 100ºC, a ventilação continua a funcionar durante mais 20s (pelo menos!), para conseguir arrefecer o aparelho, o que torna esta airfryer ainda mais completa e segura.

Mas se, por algum motivo, a airFryer aquecer acima dos 300ºC, esta pára e aparece a informação no painel que avisa o sobreaquecimento.

Um outro aspeto positivo a realçar é que o formato retangular das cubas permite que os alimentos fiquem cozinhados na perfeição, isto é, ao existir uma circulação uniforme do ar, garante-se que os alimentos não só ficam bem cozinhados, como ficam uniformemente bem cozinhados. E, de facto, conseguimos comprovar isso ao fazer as batatas fritas, que são sempre as mais problemáticas, quando feitas nas airfryers, mas a realidade é que estas batatas sairam completamente cozinhadas na perfeição.

No entanto, existem diferentes alimentos que, mesmo com as opções pré-definidas pela Flama, podem não ficar totalmente cozinhados. Mas aí é uma questão de não só irem acompanhando, mas também de experiência – a prática leva à perfeição. Por exemplo, imaginem que estão a seguir determinada receita que requer um tempo de preparação na airfryer que os programas pré-definidos não apresentam. Aí, basta regular o tempo, e até a temperatura. Nada mais fácil!

O que vos podemos dizer sobre este nosso almoço? Delicioso. A carne estava no ponto perfeito, e as batatas estaladiças, exatamente como gostamos! Apesar de termos posto um pouco de azeite na carne, a verdade é que as batatas não levaram azeite nenhum, sendo por isso uma refeição extremamente saudável que conseguimos obter com a Airfryer da Flama, e num curto espaço de tempo, sem grandes preparações ou complicações! E caso não saibam bem o que podem mais fazer na Airfryer, no site da Flama podem encontrar varias receitas que vos vão deixar com água na boca e cheios de vontade de fazer experiências na cozinha!

Como ambas as cubas são de revestimento anti-aderente, não é preciso ter a preocupação de que a comida possa fica incrustada na superfície das cubas, o que não só facilita todo o processo de confeção, como ajuda também noutra importante etapa: a limpeza. Aqui, reparámos que é extremamente fácil limpar ambas as cubas, podendo remover os restos alimentares sem qualquer dificuldade, podendo até recorrer à ajuda da máquina de lavar loiça, já que é seguro colocar as cubas na máquina de lavar.

Podem adquirir a vossa Flama Fritadeira sem Oléo Air Fryer 698FL por 179,99€ a partir do site oficial, ainda que de momento esteja esgotada. Podem, também, aproveitar o desconto de boas-vindas de 20%, que poderão aplicar na encomenda da vossa airfryer.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados