Norte-americana Amkor investe 150 milhões de euros para expandir operações em Vila do Conde

- Publicidade -

E claro, permitirá a criação de novos empregos qualificados, para além dos 800 já existentes.

O ano de 2025 é apontado como um marco para Portugal, com o investimento a assumir um papel central nas prioridades nacionais, segundo o Primeiro-Ministro Luís Montenegro. A declaração foi feita em Vila do Conde, durante uma visita às instalações da Amkor, uma empresa norte-americana especializada em semicondutores, que está a realizar um investimento de 150 milhões de euros na expansão das suas operações e na criação de novos postos de trabalho.

A empresa, líder europeia na montagem e teste de semicondutores, é uma peça-chave numa indústria que desempenha um papel crucial em setores como o automóvel, as telecomunicações e o aeroespacial. Com uma infraestrutura única na Europa dedicada ao encapsulamento avançado de semicondutores, a fábrica em Vila do Conde integra todo o processo produtivo, desde o design até à implementação de soluções tecnológicas de ponta.

O reforço de 150 milhões de euros contratualizado entre a Amkor e a AICEP não só aumentará a capacidade de produção, como também permitirá a criação de novos empregos qualificados, para além dos 800 já existentes.

Noutra frente, Luís Montenegro visitou também a Nelo Kayaks, líder mundial no fabrico de caiaques de alto desempenho. A empresa, com mais de 80% da sua produção destinada à exportação, demonstra como a inovação e a excelência tecnológica podem colocar as empresas portuguesas entre as melhores do mundo. Este sucesso reflete a capacidade do setor industrial nacional em competir nos mercados globais, ao mesmo tempo que contribui para a economia local.

A Nelo Kayaks representa também o impacto positivo que o desporto pode ter enquanto motor económico e veículo de projeção internacional. Este é um dos pilares do programa de 65 milhões de euros anunciado pelo Governo para 2024-2028, que visa promover o desporto como ferramenta de inclusão social, saúde pública e desenvolvimento económico.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados