O Grupo Nicolau soma e segue.
Por esta altura, é bem provável que já conheçam a história do Grupo Nicolau, que abriu o primeiro restaurante, Nicolau, já lá vão sete anos. Foi rapidamente “adotado” pelos lisboetas e visitantes de perto e de longe, tornando-se numa das estrelas mais queridas da capital.
Depois, em 2018, ganhou ótima companhia, a caprichosa e linda Amélia, que depois de um longo tempo de conquista aceitou o namoro. Logo depois vem o rebelde primo Basílio, que estava ansioso por fazer amigos.
De Lisboa ao Porto foi um instantinho. Em 2019, o Nicolau estabeleceu-se na Invicta e, claro, foi extraordinariamente bem recebido. As gentes a Norte não fazem por menos e vivem a cidade e os cafés com uma energia incomparável.
Nunca é fácil decidir o que fazer depois, mas o Grupo Nicolau não podia ficar parado, mesmo após ter atravessado uma pandemia. Foi assim que, nas Avenidas Novas, no coração de Lisboa, pudemos conhecer a alegre Olívia, o novo membro da família do Nicolau.
E por falar em Nicolau, ganhou recentemente uma nova casa num bairro muito romântico de Cascais, a qual visitámos há uns meses. Mas mais recente ainda é a ida da Amélia para a Foz do Porto, naquela que é mais uma localização do Grupo Nicolau no norte do país.
A princípio, quem desconhece a vertente narrativa do projeto, fica hesitante entre o culto de um ícone levado a sério e a brincadeira explorada com sentido de oportunidade. Mas depois, e no caso do Amélia Foz, que conta com um terraço interior e um ambiente descontraído e cool, tudo se torna bastante verosímil e real, sobretudo se lhe juntarmos os pratos deliciosos e de confeção primorosa pensados para refeições descontraídas partilhadas entre família ou entre amigos, em que as angústias do tempo (ou da falta dele, melhor dizendo) não são, de todo, para levar em conta.
Assim, e uma vez que promete ser o local ideal para reunir família e amigos – até mesmo os de quatro patas -, não pudemos deixar passar a oportunidade de conhecer este Amélia Foz numa recente ida ao Porto. E foi ao jantar, numa cidade encantadora, com a proximidade com o mar e com rio Douro, que por lá ficámos.
Logo à entrada reparámos que, de facto, o estilo parisiense está bem vincado, com o uso predominante de cores mais claras e do rosa. Há também imensos lugares disponíveis, tanto no piso de baixo, como no piso de cima, onde se encontra um simpático terraço, mais indicado para tardes/noites quentes.
Quanto ao menu, é vasto, pelo que terão muito por onde escolher. Na verdade, podemos dividir o menu em duas vertentes: uma mais orientada para brunchs, outra para “modo restaurante”. Mas independente da hora, podem escolher o que quiserem do menu, o que promete elevar logo a experiência.
Ovos Benedict às 20h da noite? Porque não? Ou até panquecas com iogurte grego, frutos vermelhos, mel e granola? Tudo isto é possível – afinal de contas, somos todos diferentes uns dos outros.
Mas em relação ao Amélia Lisboa, este Améliz Foz tem, como seria de esperar, novidades na carta. São exemplo disso os Ovos Amélia, escalfados em tosta de tomate com espinafres, abacate, acompanhados de granola salgada e húmus de beterraba; o Risotto de Abóbora com leite de coco e queijo cabra; os Dadinhos de Tapioca com queijo e molho agri-doce; ou as clássicas Panquecas que podem fazer acompanhar-se de diferentes toppings como mel, doce, nutella ou maple syrup.
Há também outras surpresas de sabores com morada em diferentes cantos do mundo, como a Sakshuka feita de ovos escalfados em molho de tomate picante, vegetais, feta e coentros, inspirada na cozinha israelita, e o Chow Fun, prato chinês que consiste numa massa de arroz com carne de vaca e couve pak choi. Também inspirados nesta cozinha destacam-se os Tacos de Pato com pickles asiáticos e molho hoisin, que fazem recordar o típico prato, o Pato à Pequim, de que muitos são fãs.
Mas é uma carta que promete agradar a gregos e troianos. Além dos Tacos de Pato, têm também os Tacos Amélia (com camarões grelhados com abacate, manga e couve roxa), os Tacos de atum Fresco (atum marinado com abacate, maionese de chipotle e cebola crocante), a Salada de Atum Braseado (com arroz preto, espinafres, abacate, manga tomate e sementes de abóbora), a Poke Bowl de Salmão (marinado cru com legumes, manga e arroz preto), o Nicolau Burger (hambúrguer grelhado com abacate, cebola caramelizada, espinafres e maiosese de caril), a Tapioca de Ovos Mexidos e Abacate, a Bowl Amélia (com legumes da época assados com proteína à escolha entre frango, atum braseado ou halloumi grelhado)…
Naturalmente, toda a carta está adaptada para os tempos atuais, com indicativos, sempre que necessário, se um prato tem ou não glúten, se contém ou não frutos secos, se é apto para intolerantes à lactose, se é ou não picante e, claro, se é vegan/vegetariano. Está tudo devidamente identificado, pelo que, gostem de carne, peixe ou dispensem essas proteínas, o Amélia Foz promete não vos deixar de mãos a abanar.
Para acompanhar a refeição, destacam-se smoothies como o Basílio, de banana, maracujá e leite de coco que assegura uma viagem de sabores tropicais, bem como diversos cocktails e sumos que prometem não desiludir, seja o Rossini, que junta o sabor poderoso de sumo de morango com espumante, o Mezcal Margarita, a icónica Bloody Mary, ou até mesmo o Sumo Green Detox, feito apenas com os melhores e mais saudáveis alimentos como o aipo, espinafres, laranja, banana, gengibre e chia.
Além disso, e com este inauguração, o grupo Nicolau inaugurou também uma loja online: I Love Nicolau. Podem comprar vários itens do universo dos cães, proprietários de restaurantes mais famosos do país. Desde a famosa Manteiga de Amendoim (com ou sem cacau), a mochilas, Tote Bags, Bonés, Sweat Shirts e até Jenga Nicolau, são muitos os produtos que contam com a personalidade destas personagens.
Aberto de segunda a quinta-feira das 10h às 20h, e às sextas e sábados até às 22h, o Amélia Foz aguarda pela vossa visita. Quem quiser pode reservar ligando para o 226155315 ou enviando um email.