Contudo, o negócio só ficará concluído em 2025.
A AMD anunciou aquisição da fabricante de servidores ZT Systems por um valor a rondar os 4,9 mil milhões de dólares, com o intuito de expandir o seu portfólio em inteligência artificial e competir diretamente com a NVIDIA nesse segmento. A empresa planeia pagar 75% da aquisição em dinheiro e o restante será feito em ações.
A integração dos engenheiros da ZT Systems permitirá que a AMD teste e implemente mais rapidamente as suas mais recentes unidades de processamento gráfico (GPUs) de IA na escala exigida pelos gigantes de TI. A AMD planeia desfazer o seu negócio de fabrico de servidores e vendê-lo assim que o negócio estiver concluído, já que a fabricante norte-americana não tem planos de competir com empresas como a Super Micro Computer.
Esta transação estratégica marca o próximo grande passo na estratégia de inteligência artificial da AMD para fornecer soluções de treino e inferência baseadas em inovação de silício, software e sistemas.
“A ampla experiência da ZT Systems no projeto e otimização de soluções de computação em nuvem também ajudará os clientes empresariais e de nuvem a acelerar significativamente a implantação em escala da infraestrutura de IA alimentada pela AMD”, explica a AMD.
Frank Zhang, gerente geral da ZT Systems, ingressará na AMD e vai reportar ao chefe de data centers da AMD, Forrest Norrod.
ZT Systems passa para as mãos da AMD
A ZT Systems, uma empresa privada, emprega cerca de 2.500 pessoas e a AMD planeia contratar cerca de 1.000 engenheiros. Atualmente, a empresa gera receita anual de aproximadamente 10 mil milhões de dólares.
Os executivos esperam que o negócio seja fechado no primeiro semestre de 2025 e preveem mais 12 a 18 meses para a venda do negócio industrial.