Pois é, em breve podem acabar os problemas com as transportadoras quando se encomendam produtos da Amazon. Segundo avançado pelo The Wall Street Journal (artigo pago), a Amazon está prestes a lançar o seu próprio serviço de entregas de encomendas, o que a colocará em concorrência com a FedEx e a UPS.
Ao que tudo indica, o serviço irá chamar-se Shipping with Amazon, e, segundo consta, os estafetas deste serviço irão recolher as encomendas diretamente junto das empresas e, depois, transportá-las até aos consumidores, o que coloca a questão: Será que com este serviço as encomendas não irão parar a um armazém, onde ficam armazenadas?
Depois de um período de teste em Londres, no Reino Unido, o serviço deverá ser anunciado em breve e apenas funcionará, numa primeira fase, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Claro, até final de 2018 serão adicionadas outras cidades a este serviço.
Isto é algo que acaba por não ser assim tão surpreendente, uma vez, segundo diz o The Wall Street Journal, a Amazon já entrega algumas encomendas em, pelo menos, 37 cidades norte-americanas.
Mas esta expansão da Amazon neste segmento do mercado pode representar um verdadeiro problema para empresas como a FedEX, UPS e, em outros países, para a Seur, que tantos problemas gera aos clientes, uma vez que podem ficar (teoricamente) sem serviços junto da gigante norte-americana.
Afinal, isto pode permitir à Amazon controlar o método das entregas das encomendas, fazendo um preço mais barato ao cliente, e isso pode dificultar a vida às outras transportadoras.
Resta saber se esta expansão irá acontecer em outros países, o que é bastante provável, uma vez que um dos objetivos de Jeff Bezos é tornar a empresa mais global e mais adaptada a outros nichos de mercado.
Recorde-se que, em breve, a Amazon deverá abrir um escritório em Portugal, numa zona privilegiada do Porto.