Algarve vai contratar trabalhadores em Marrocos e Cabo Verde para salvar hotelaria

- Publicidade -

Tudo porque é muito difícil arranjar trabalhadores qualificados.

Sendo do conhecimento geral a dificuldade que se tem tido em contratar recursos humanos para o setor da hotelaria, a AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve foi convidada pela OIM – Organização Internacional das Migrações e pela RTA – Turismo do Algarve, para integrar duas comitivas que se deslocaram a Marrocos e Cabo Verde, com a finalidade de avaliar as possibilidades de recrutamento de recursos humanos, por um período temporário.

Após essas viagens, verificou-se a possibilidade de contratar funcionários desses países, sendo que o processo deveria ter início em outubro. À AHETA, caberá informar o IEFP sobre o número de funcionários a contratar e em que áreas. Já o IEFP, por sua vez, terá de contactar a sua congénere local, de modo a avançar com o recrutamento. O objetivo é que, no final de tudo, os trabalhadores selecionados possam vir para o Algarve em março ou abril de 2023.

Este é um processo que acaba por sair simplificado graças ao Governo, que aprovou um novo regime jurídico para entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional, com vista a simplificar a emissão de vistos para estes cidadãos.

“Temos cinco mil vagas para preencher imediatamente no turismo, no Algarve”, disse João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, aquando do regresso das viagens a Marrocos e a Cabo Verde, indicando que este último “tem uma população muito jovem, afetada por uma taxa de desemprego de 20%, sendo a geral de 15%”.

A ideia é que, nos países de origem, os grupos hoteleiros comecem a formar os trabalhadores, enquanto que, por cá, em Portugal, se irão preparar as “condições para alojar esse pessoal, abdicando de quartos na hotelaria”. Enquanto os hotéis e restaurantes não tiverem pessoal qualificado em número suficiente, a solução passará por abrir apenas ao jantar por falta de trabalhadores a tempo inteiro.

- Publicidade -
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Domino’s Pizza abre nova loja no Algarve, desta vez em Faro

Com esta nova abertura, a Domino's Pizza cria 18 empregos diretos na região do Algarve.

SOLE. O novo restaurante do Algarve promete dar muito sol e animação este Verão

Tem todos os ingredientes para ser um sítio inesquecível... para quem gosta de um certo tipo de música.

Galp abre mais uma loja sem caixas de pagamento (nem funcionários), desta vez no Algarve

Basta instalar uma app, escolher os produtos... e sair da loja.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Vila Galé em Tomar deverá estar pronto até novembro de 2023

E será uma unidade hoteleira de cinco estrelas.

Arcade Fire no Campo Pequeno – A música vence sempre?

A banda canadiana recordou-nos que é obreira de alguma da melhor música das últimas duas décadas. O resto? Pois, o resto logo se verá.