Aldi será o primeiro retalhista alimentar a distribuir produtos num camião elétrico em Portugal

- Publicidade -

Mas numa primeira fase só nas lojas da Grande Lisboa.

A partir do final de fevereiro, a Aldi Portugal vai começar a utilizar um camião elétrico para fazer a distribuição de produtos pelas suas lojas da Grande Lisboa. O retalhista alimentar fez uma parceria com a transportadora TJA, proprietária e responsável pelo projeto desenvolvido em exclusivo para a ALDI.

Além de ser a primeira viatura pesada de mercadorias 100% elétrica a operar para um retalhista alimentar em Portugal, este camião é também o primeiro a contar com a certificação PIEK, que reconhece veículos e equipamentos que ao operar geram ruído abaixo dos 60 decibéis, o que possibilita as descargas noturnas sem causar perturbações ao nível do ruido em áreas urbanas e residenciais. Adicionalmente, o camião elétrico ALDI passará a cumprir todos os requisitos Ultra Low Emission Zones (ULEZ), sendo um dos primeiros projetos de Low Emission Zones (LEZ) em Portugal para a área da Grande Lisboa.

Com uma autonomia de 180km e uma capacidade máxima de 26 toneladas (capacidade de transporte aproximada de 18 paletes standard), o novo camião elétrico da ALDI Portugal conta ainda com um motor de frio e apresenta como principais características o seu baixo ruído, os circuitos independentes de reduzido consumo energético e o funcionamento 100% elétrico.

Contrariamente às demais viaturas elétricas que contam com motores de frio alimentados a diesel, o motor de frio do camião da ALDI, também é 100% elétrico, o que se traduz na erradicação de gases nocivos para a atmosfera. Para gerar energia elétrica para o motor de frio e, simultaneamente, não retirar autonomia à viatura, será instalado um pack de baterias adicional com uma capacidade de 35kWh.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes