Provámos no verão e adorámos, embora já não esteja disponível. Resta-nos esperar que o Ajitama volte a repetir a gracinha no próximo ano.
A história do Ajitama não é difícil de explicar. Os fundadores António Carvalhão e João Azevedo Ferreira viveram no Japão durante um ano e um mês e, quando regressaram, quiseram continuar a aproveitar a saga de comer ramen. Mas na altura o ramen não era propriamente algo comum.
Daí até começarem a fazer os seus ramen em casa, neste caso com sessões semanais ao sábado na casa de António, num movimento que apelidaram de Supper Club, foi rápido, mas a adesão foi tanta que a solução passou por abrir o primeiro Ajitama, no nº36 da Avenida Duque de Loulé, a funcionar desde o início de 2019.
Com o passar do tempo, os fundadores ganharam mais prática na arte de fazer ramen – o caldo demora 36 horas a estar no ponto, mas conseguiram diminuir para 18-20 horas -, o projeto foi crescendo e, com isso, também a equipa ficou maior.
Com algum lucro posto de lado, surgiu então a oportunidade de abrir o mais recente espaço no nº47A da Rua do Alecrim, aberto desde o ano passado. Mas seja aqui ou no espaço original, a garantia é de um ramen espetacular.
Mas o que é exactamente o ramen? Trata-se de um prato relativamente recente, com cerca de cem anos desde a sua criação e com origem no lamian, sopa chinesa, que gerou um conjunto de descendentes. Assim, o também popular pho, de nacionalidade vietnamita, é uma espécie de primo do ramen. No entanto, a versão japonesa ganhou características próprias, com níveis de perfecionismo elevadíssimos, tendo-se tornado numa verdadeira obsessão – uma em cada quatro refeições no Japão são de ramen.
E sim, é verdade que o ramen é mais conhecido por ser um prato quente, mais pedido no inverno, quando o tempo está frio e a boca pede algo quente, mas isso não significa que seja exclusivo dessa estação e que não possa ser, de alguma forma, reinventado.
Foi assim que nasceu o Cold Shio, que tivemos oportunidade de provar no verão passado, que recria as sensações de frescura que a nossa cultura encontra num gaspacho, e que se distingue pelo mix de caldo frio de frango e elementos marítimos, perfeito para os dias quente do verão. Compondo o caldo frio, a estrela deste Ramen é o novo Chashu de Lombo de Novilho, feito ao estilo nipónico, suculento e tenro. Este “gaspacho japonês” é leve, saciante e refrescante.
Nas entradas, entre as novidades estavam (porque entretanto saíram do menu) também os Cogumelos Spicy Miso Butter, bem gostosos e com notas pujantes de picante caseiro, num prelúdio para uma viagem ao Japão, e as Espetadinhas de Iscas Umeboshi, que na verdade são iscas de galinha ao estilo japonês com ameixa Umeboshi.
Não resistimos também a devorar umas Gyozas, preparadas com uma técnica artesanal japonesa que resulta numa base crocante, mas as estrelas foram, claramente, os Ramen.
Como já referimos, o caldo frio marítimo do Cold Shio Ramen conquistou-nos – mas não é, efetivamente, para todos -, e desta vez não pedimos um Ramen quente, mas não pudemos deixar de provar o Gyudon (que significa literalmente tigela com carne), com carne de vaca fatiada com cebola em marinada caseira, sobe uma base de arroz japonês, acompanhado ainda de Onsen Tamago (“ovo perfeito” cozido lentamente em temperatura baixa, o que dá textura e consistência especiais à clara e à gema).
A finalizar em beleza, duas sobremesas: uma Bavaroise de Matcha, um clássico dos tempos do supper club, que voltou para celebrar os dias quentes (mas entretanto saiu novamente do menu), e a inconfundível Tarte de Abóbora de Hokkaido, servida com canela e uma bolacha Lotus. Temos de confessar que, aqui, a tarte levou a melhor.
O Ajitama é muito mais do que um restaurante, com cada taça a levarem-nos numa viagem para as ruas do Japão, onde o sabor e a tradição se encontram.
E para isso, nada como irem experimentar. Na Rua do Alecrim, o Ajitama está a funcionar todo os dias, das 12h30 às 00h, e podem reservar ligando para o 965268635. No caso do espaço na Avenida Duque de Loulé, também está aberto todos os dias, mas neste caso das 12h às 00h. Para reservas, basta ligarem para o 967761997.