Ajax Systems – A solução segura para uma casa mais inteligente

Modulares e intuitivas. Assim são as soluções de segurança da Ajax.

- Publicidade -

Diretamente de Kiev, na Ucrânia, chega-nos uma interessante aposta para tornar as nossas casas mais seguras e não só. Com a promessa de misturar “arte” com “segurança”, os sistemas Ajax são compostos por uma variada gama de equipamentos que pretendem dar ao utilizador o total controlo das suas casas, com módulos tão elegantes e futuristas, como práticos.

A Ajax Systems contactou-nos e fez questão de nos enviar “um pacote completo” com um dos seus kits de iniciação, de modo a percebermos o seu potencial. É caso para dizer que ficámos impressionados.

Como costuma ser habitual em starter kits, esta é uma amostra composta por um elemento essencial, neste caso um painel de controlo e uma série de módulos que podem ser multiplicados em compras separadas, de acordo com as necessidades dos utilizadores.

Com equipamentos que variam entre câmaras de presença, sensores, alarmes e fichas inteligentes, levanta-se rapidamente a questão: para quem é que são os Ajax Systems? De forma geral, para todos os utilizadores que procuram fazer um “update” à sua casa, mas podem também ser para necessidades muito específicas, algo que aprendemos ao olhar e conhecer cada um dos elementos deste kit.

Disponível em tons de branco ou preto, o coração do kit é o seu painel de controlo, nesse caso o Hub 2 Plus. No fundo, assemelha-se e opera como um router dedicado, capaz de se ligar até 200 equipamentos (os periféricos), 200 utilizadores (via iOS, Android, Mac e Windows) e com um alcance de 2.000 metros.

Com ligações Wi-Fi, Ethernet e até dois cartões SIM, o Hub 2 Plus apresenta-se altamente versátil e até portátil, podendo ser colocando dentro ou fora de casa dependendo da ligação e estando em constante comunicação com os utilizadores.

Tal como os restantes equipamentos do kit, a sua instalação e configuração é tão fácil e imediata que dispensa qualquer tipo de guia ou observações. Contudo, como este é um sistema de segurança classificado de segundo grau, para uma melhor segurança a Ajax recomenda a ajuda de profissionais. De forma a prevenir falsos alarmes e a garantir um funcionamento perfeito em situações que realmente possam por em causa a segurança de todos.

Uma vez ligado e com a aplicação no nosso dispositivo de eleição, basta o registo e seguir os passos indicados até começarmos a ligar-nos a cada um dos equipamentos, onde teremos total controlo de cada um, podendo alterar parâmetros, ciclos de utilização, horários, alertas e notificações de forma muito intuitiva.

Continuando com aquela que é a “estrela” deste kit, temos a MotionCam da Ajax. Esta não é uma câmara convencional, uma vez que está limitada a resoluções de 640×640 pixéis, e é destinada a fotos e não a vídeos. Do seu nome, “Motion”, retiramos a sua real utilização, sendo um sistema de deteção de movimentos, gravando até cinco fotos sempre que algo é detetado e enviando para o nosso dispositivo pessoal uma notificação e as ditas imagens, ou ativando um alarme.

É um equipamento extremamente sensível, mas que conta com uma pequena opção para evitar capturas acidentais de animais até 20kg ou 50cm, permitindo assim usar em quintais e jardins com animais, embora a MotionCam deste kit tenha sido desenhada para usos internos. Para usar na rua, a Ajax tem no seu catálogo, o MotionCam Outdoor, compatível com o Hub 2 Plus.

O grande destaque deste equipamento vai para as suas capacidades wireless, o alcance de 1.7km da base e uma bateria que dura até quatro anos, o que é impressionante.

Por falar em alarme, esta é outra adição obrigatória ao kit, que se apresenta com um formato muito compacto e elegante, como uma coluna portátil. É de uso interior, sem fios, tem bateria para cinco anos, é de fácil instalação, capaz de apitar entre 81-105dB e tem um alcance até 2 mil metros, apresentando-se como uma solução muito interessante para casas grandes e anexos, com o painel de controlo bem longe.

Além da MotionCam, o kit inclui outras amostras de sensores, todas elas com características semelhantes, como baterias entre quatro a sete anos, alcance acima dos 1.3km e fácil instalação. Temos, assim, o FireProtector, com sensor de fumos e temperatura; o Flood Detector, que como o nome propõe, é um detetor de cheias; e mais interessante o Opening Detector, o sensor que verifica o estado de portas e portões, com vários níveis de personalização.

O kit conta também com módulos de controlo, como um painel Touch, de dimensões que são, na minha opinião, um pouco grandes, que serve para ativar e desativar alarmes, abrir e fechar portões automatizados, entre outros. Temos também um pequeno comando de bolso com funções semelhantes e que funciona também como botão de pânico. E por fim, mas não menos interessante, uma SmartPlug, de 220-240V, 50/60Hz, com 1.000 metros de alcance, onde através da aplicação da Ajax podemos controlar consumos, agendar ciclos e ligar ou desligar equipamentos a si ligados em caso de urgência.

Todos estes equipamentos primam de um design limpo e moderno e de um formato de fácil instalação dentro ou fora de casa.

De destaque também é a sua compatibilidade com outros equipamentos terceiros, bem como a integração com outros serviços de segurança, como por exemplo a Securitas.

Pacotes como o kit inicial da Ajax Systems são uma ótima forma de saber como proteger e controlar a nossa casa quase sem grandes compromissos e sem subscrições, revelando-se uma ótima aposta para quem sente que precisa de proteger um pequeno apartamento, quintal ou escritório.

As soluções da Ajax Systems podem ser conhecidas em maior detalhe na sua página oficial, onde podem também criar o vosso kit personalizado.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Nazaré cancela eventos de rua do Carnaval 2022 e ativa Plano Municipal de Emergência

As regras no município podem apertar se o presidente da câmara assim o decidir.

Não haverá festas de passagem de ano no Algarve

E foram também canceladas várias iniciativas que integravam a programação de Natal.

Análise – Sony Pulse 3D Midnight Black

Fez no passado mês de novembro um ano desde que a PlayStation 5 chegou ao mercado. Com ela vieram também os primeiros acessórios, entre eles os Sony Pulse 3D, que recentemente tiveram um “relançamento” numa nova cor.