Em parceria com a cadeia The Editory Collection Hotels.
A Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem (AIVE) lançou A Tip For Nature, um projeto-piloto que tem como objetivo aumentar a taxa de recolha das embalagens de vidro usadas no canal HORECA. Este projeto tem como parceiro a cadeia The Editory Collection Hotels, é financiado pela FEVE (European Container Glass Federation) e conta com o apoio institucional da Plataforma Vidro+ e da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).
A Tip For Nature é um projeto-piloto que vai abranger os dez hotéis da cadeia The Editory Collection Hotels. O objetivo é testar se um investimento em comunicação digital se pode traduzir na mudança de comportamentos e por sua vez numa melhoria dos níveis de recolha de embalagens de vidro nas diferentes unidades do grupo. Com um cariz educacional, durante um ano, o projeto vai procurar alterar a consciência ambiental e os hábitos de reciclagem dos colaboradores da cadeia hoteleira. Paralelamente, será promovido um desafio interno, como forma de motivação desses colaboradores, para atribuir uma estrela adicional em vidro, à unidade hoteleira com maior taxa de recolha de embalagens de vidro para reciclagem.
Os objetivos do projeto são três:
- Impacto: Testar os resultados de uma campanha de formação e comunicação digital dirigida aos colaboradores de uma cadeia hoteleira específica, nos níveis de consciencialização sobre os benefícios da escolha de embalagens de vidro, nos comportamentos e práticas de reciclagem e na quantidade e qualidade do vidro recolhido.
- Escalabilidade: Permitir ampliar o alcance do projeto piloto através de uma campanha digital externa, direcionada ao canal HORECA nacional.
- Replicabilidade: Avaliar a expansão desta iniciativa, a outros HORECAS para potenciar o alcance de 90% da taxa de recolha de embalagens de vidro, definida pela indústria.
A designação do projeto e toda a sua comunicação está alinhada com o contexto de um estabelecimento HORECA, remetendo para a ideia de gratificar a Natureza, que trabalha todos os dias do ano para nós, sem nunca tirar férias, num hotel com mais de 200 mil milhões de estrelas. Ou seja, desta vez, são os colaboradores do estabelecimento HORECA que são convidados a agradecer à Natureza, recompensando-a ao reciclar corretamente todas as embalagens de vidro. O cariz inspiracional e didático do piloto, desperta o sentimento de responsabilidade para com o planeta.
A campanha digital terá uma vertente interna, focada nos colaboradores do grupo The Editory Collection Hotels, onde vão ser promovidos webinars, newsletters, intranet toolkits de boas práticas, posters, entre outros; e uma vertente externa, de forma a abranger o maior número possível de estabelecimentos HORECA com dicas e recomendações e acompanhamento da evolução do projeto, disponíveis no LinkedIn A Tip for Nature, no Instagram Friends of Glass e amplificados via AHRESP e Plataforma Vidro+.