Carvalhelhos introduz braille nas suas garrafas de água

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A introdução do braille por parte da Águas de Carvalhelhos surge poucos meses após outras iniciativas mais focadas no ambiente.

A marca transmontana Águas de Carvalhelhos deu mais um passo em direção à inclusão social, ao implementar a inscrição em braille nas suas garrafas de água mineral natural. A medida, destinada a facilitar o acesso à informação por parte de pessoas cegas ou com baixa visão, junta-se a um conjunto de iniciativas que a empresa tem vindo a desenvolver no âmbito da modernização e da sustentabilidade da sua operação.

Estima-se que existam mais de 600.000 pessoas com deficiência visual em Portugal, das quais cerca de 30.000 são completamente cegas. Neste contexto, a introdução do sistema de leitura tátil nas garrafas da Carvalhelhos reveste-se de particular relevância. A informação em braille contempla dados como o nome da marca, a utilização de plástico reciclado (rPET) e o pH da água, que é neutro (pH 7). A iniciativa será progressivamente alargada às versões gaseificadas da água mineral natural.

Este desenvolvimento tornou-se possível na sequência da renovação recente dos equipamentos de fabrico, com a adoção de um sistema mais eficiente e ambientalmente responsável, baseado na utilização exclusiva de preformas. A nova tecnologia permitiu a integração desta funcionalidade sem comprometer os objetivos de sustentabilidade já assumidos pela empresa.

A introdução do braille por parte da Águas de Carvalhelhos surge poucos meses após outras iniciativas mais focadas no ambiente. Em dezembro passado, a empresa antecipou em seis anos a meta estabelecida pela União Europeia para a incorporação de rPET, ao integrar 30% de plástico reciclado em seis das suas embalagens. Mais recentemente, alterou a cor das tampas das garrafas de PET com menos de três litros, facilitando a reciclagem do material através da eliminação de pigmentos e aditivos. Em simultâneo, ajustou a tonalidade das embalagens: as de água natural apresentam-se agora com um tom menos azulado, enquanto as gaseificadas exibem um verde menos intenso.

Em paralelo, a empresa tem reforçado a sua aposta na produção de energia renovável e na mobilidade sustentável. A instalação de 1.125 painéis solares para autoconsumo, aliada à eletrificação da frota automóvel, permitiu uma redução anual de 259 toneladas de emissões de dióxido de carbono.

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