Afinal, quem é o Super Mario?

por Echo Boomer

Foi este o jogo da Nintendo que deu a conhecer aquela que é considerada um das personagens mais icónicas da história dos videojogos. Aliás, foi até antes, no jogo Donkey Kong, lançado em 1981, que o famoso canalizado foi introduzido. A partir daí, Shigeru Miyamoto (designer e produtor de jogos da Nintendo em 1977), criou uma personagem conhecida como JumpMan (antigo nome do Mario).

Originalmente, Mario era considerado como um carpinteiro. Porém, com a evolução das histórias da personagem no famoso Mario Bros, resolveram dar-lhe profissão de canalizador. Com o decorrer dos anos e continuidade no trabalho da Nintendo, outras personagens começaram a ser introduzidas nos jogos, como o seu irmão, Luigi, e os respetivos vilões.

Alguns jogos no decorrer das décadas

Quem é que não passava horas e horas a jogar Mario nas consolas antigas da Nintendo, como a Super Nintendo ou Nintendo 64? Um grande exemplo desta nostalgia é o Super Mario World (acabou por criar algumas ramificações como Super Mario All-Stars ou Mario Kart). Bons tempos.

Os minijogos online baseados em Super Mario Bros

Super Mario Bros, esse clássico da Nintendo, foi lançado com o objetivo de entreter os jogadores com Mario, podendo este saltar, colecionar moedas, desviar de obstáculos e conseguir power-ups.

Com o passar do tempo, surgiram várias novidades para complementar o mundo de Mario, com jogos disponíveis online em variadas páginas e plataformas, seja em 2D ou 3D, como Mario Combat, Super Mario Bros 2, Mario Magic World, Super Mario Rush, Super Mario 63, entre muitos outros.

Outra inovação que surgiu com a ascensão dos minijogos foi a Game & Watch, consola portátil produzida pela Nintendo entre 1980 e 1991, que facilitou muito a vida a programadores e jogadores. Estes foram alguns dos jogos para essa consola:

  • Donkey Kong
  • Donkey Kong Jr.
  • Donkey Kong II
  • Donkey Kong 3
  • Mario Bros.
  • Super Mario Bros.

Jogos Atuais

Os jogos de Mario lançados no ano passado trouxeram novas aventuras num novo contexto. Em 2017, foram criados apenas dois jogos do Super Mario:

  • Super Mario Odyssey: Lançado a 27 de outubro para a Nintendo Switch, este jogo trouxe uma plataforma 3D à série Super Mario Bros. O principal objetivo é explorar lugares incríveis, juntamente com o nosso aliado Cappy. Nesta nova aventura, Mario possui novas e incríveis habilidades, como por exemplo o poder de controlar e capturar objetos, inimigos e animais, tudo para chegar ao seu objetivo: resgatar a Princesa Peach dos horripilantes planos de casamento de Bowser
  • Mario Kart 8: Quem nunca jogou um dos jogos da série Mario Kart? Nesta aventura mais recente, os carros de corrida ficam de cabeça para baixo, nas paredes, têm anti-gravidade… A adrenalina é constante. Além disso, o jogo tem uma mecânica interessante: se chocarmos contra os nossos inimigos, podemos ganhar velocidade que pode ser fulcral para chegarmos à meta em primeiro lugar. O jogo está disponível para Nintendo Switch e Nintendo Wii U e pode ser jogado online com mais uma série de jogadores

Novos lançamentos

A Nintendo Direct que se realizou este mês de setembro encarregou-se de anunciar a remasterizarão do New Super Mario Bros U, título originalmente lançado lanado para a Wii U em 2012. Para a Nintendo Switch, o título será conhecido como New Super Mario Bros. U Deluxe e vai contar com novas personagens e novas aventuras.

O nosso objetivo será, claro, tentar salvar o reino dos Cogumelos, sendo que até temos direito a Nabbit e Toadette como personagens jogáveis. Promete.


 

Também pode interessar

Deixa um comentário

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: