fbpx

Afinal, o que é que se passa com o SixthContinent?

Foi em março deste ano que “ensinámos” os leitores do Echo Boomer a ter desconto de 50% na compra de vales CEPSA, Amazon, Media Markt, entre outros. Tudo isso é possível graças ao SixthContinent, plataforma que foi primeiramente divulgada pelo site Poupa e Ganha em Portugal, mas que, nos últimos dias, tem deixado alguma desconfiança nos seus membros.

Como referimos no nosso artigo, a plataforma apresenta-se como uma “rede social económica“, isto é, visa redistribuir pelos membros uma pequena percentagem do valor gasto em compras feitas no SixthContinent. Na prática, e isto é o que realmente interessa, uma parte dos lucros acaba por ir para os membros, pelo que, desta forma, é possível ter os tais 50% desconto. Ou era, pois nos últimos tempos a plataforma tem dado aos utilizadores ganhos mensais bem inferiores relativamente ao que aconteceu no passado.

O SixthContinent virou scam?

Não, longe disso. Pelo menos por enquanto. O problema é que, como referimos, a plataforma já não dá tanto dinheiro aos membros como antes, o que, na prática, impede de alcançar os tais 50% na compra de um vale de 25€, por exemplo.

E como se isto não bastasse, o SixthContinent introduziu nos últimos dias uma obrigatoriedade que deixou os portugueses a torcer o nariz: agora, é necessário ser membro Orange, o que, na prática, significa que se tem de adquirir um cartão de 12/24€ (válido durante 6/12 meses) para que um qualquer utilizador possa continuar a adquirir os vales CEPSA ou IDEA Shopping (que permite trocar por um vale Amazon, entre outros).

Claro, há vales que podemos comprar sem que necessitemos de ser membros Orange, como é o caso dos vales Media Markt, também bastante adquiridos pelos portugueses. Problema? Agora a plataforma dá um prazo de 20 dias úteis para ativar um desses gift cards.



Além disso, a versão portuguesa do site, onde se podem adquirir vários tipos de vales, apresenta gift cards nada adequados ao nosso país, o que demonstra uma profunda falta de conhecimento dos responsáveis pelo nosso país. Por outras palavras, deviam efetuar um estudo de mercado e dos hábitos de consumos dos portugueses e reajustar a oferta.

Então qual é o problema?

Bom, muitos utilizadores estão com receio de que o SixthContinent vire um esquema ponzi, que assenta num princípio de uma falsa sustentabilidade. Ou seja, só funciona quando alguém investe um determinado montante, prometendo lucros/poupanças futuras, nunca chegando realmente a acontecer. Não havendo dinheiro, o esquema rebenta. É simples.

No caso do SixthContinent, muitos utilizadores acreditam que o fundador Fabrizio Politi lhes está a “atirar areia para os olhos”, uma vez que, como pede de momento este cartão Orange para que se possam adquirir gift cards, pode muito bem no futuro inventar mais uma obrigatoriedade qualquer de investimento. Ou seja, se agora pede 12 ou 24€, daqui a uns meses pode, secalhar, pedir o dobro ou triplo do momento. Pode acontecer, como também pode não acontecer, mas a verdade é que os portugueses já ficaram de pé atrás.

Muitos dizem que vão desistir da plataforma. Já outros dizem que vão tornar-se membros Orange e continuar a adquirir os vales, uma vez que não encontram este tipo de poupança em mais lado nenhum.

Há, também, quem diga que a plataforma está com extrema falta de liquidez, daí pedir o investimento aos membros ou criar cartões que prometem dar duas ou três vezes mais que o valor investido em alguns meses (faz lembrar um esquema ponzi, de facto).

Fabrizio Politi, o dono do SixthContinent, que até já deu dois eventos em Portugal, diz que tudo se deve às multicontas. Isto é, há imensos utilizadores a criar diversas contas falsas para que possam comprar mais e mais vales com poupança.

A plataforma só tem a capacidade de fornecer desconto de 50% (ou lá perto) uma vez por mês, ou seja, somente se consegue comprar, por conta, um gift card com desconto. Sabendo disso, os portugueses criam diversas contas para ficar com vales de “reserva”, digamos assim. Há quem junte vales CEPSA para o mês inteiro e abastecer o carro com combustível a metade do preço, há quem reuna vales Media Markt para comprar algo, há quem acumule cartões Amazon… Há um pouco de tudo, pelo que as razões são várias.



Outra das dores de cabeça dos utilizadores está relacionada com a disponibilidade dos vales. Quando se adquire um gift card no SixthContinent, o sistema dá um prazo de x dias úteis para que fiquem disponíveis para download. Ora, como existe muita gente a comprar, estes vales nunca, mas nunca estão disponíveis nos dias supostos. Dão sempre o já conhecido erro “Oops” e isto, lá está, acontece devido à procura massiva.

Com esta novidade Orange, os responsáveis da plataforma esperam que muitas pessoas desistam, o que, possivelmente, pode equilibrar as contas da plataforma e fazer com que os cartões fiquem disponíveis para download quando é suposto.

Nos grupos de Facebook dedicados à plataforma (Sixth Continent Portugal e SixthContinent Portugal – Grupo de Entreajuda), as opiniões são muito distintas, como já demos a entender. Muitos defendem a plataforma e referem que vão ser membros Orange, outros acham que é o princípio do fim do SixthContinent. Fabrizio Polti foi também criticado por ainda não se ter pronunciado, embora tenha dado a entender que esta decisão se deve às multicontas.

- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,779FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
629SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Descontio. A plataforma que ajuda a poupar tempo e dinheiro no planeamento das compras de supermercado

A anteriormente conhecida plataforma Savvy Descontos fez um rebranding, mas os objetivos continuam os mesmos.

MB Way dá descontos de até 4€ em combustível Galp Evodriver

E podem ainda ficar habilitados a um cashback no valor máximo de 100€. Portanto, toca a abastecer na Galp e pagar com MB Way.

Xbox celebra o mês de abril com descontos exclusivos

Abril é o Gamers Month da Xbox, um mês com descontos únicos em consolas jogos e acessórios.

Seleção de Escolhas Essenciais em promoção na PlayStation Store

A promoção Escolhas Essenciais começou na PlayStation Store, com mais uma seleção de grandes jogos com grandes descontos.
- Publicidade -

Mais Recentes

King C. Gillette. Nova marca apresenta-se como a “mais completa de produtos para homens com pelo facial”

A nova marca da P&G inclui 11 produtos essenciais para aparar, barbear e cuidar do pelo facial.

A Amazon lançou um novo Fire Stick e atualizou um dos já existentes

Mas há um problema: a Amazon não está a enviá-los para Portugal.