Aeroportos portugueses fora dos 20 melhores de 2018

- Publicidade -

É o que diz a Skycop, através de um estudo lançado pela Liga da Pontualidade da OAG (Guia Oficial das Companhias Aéreas) que revelou quais as companhias aéreas e aeroportos mais pontuais do mundo no ano de 2018. E não, não há nenhum aeroporto na lista, claro. E não admira.

Para se chegar a estes resultados, recorreu-se aos registos de 58 milhões de voos realizados ao longo do último ano (incluindo os voos que foram cancelados), e para que seja considerada uma amostra válida foram registados mais 80% dos voos pela OAG. De relembrar que são considerados voos atrasados os que descolam e aterram 15 minutos depois do horário oficial.

O estudo dividiu as as companhias aéreas em três categorias e os aeroportos em cinco, sendo que, em cada uma delas, foram analisadas os vinte melhores classificados.



Independentemente das categorias, a Copa Airlines, da América Latina, conquistou o primeiro lugar, já que 89,79% dos seus voos cumpriram os horários estabelecidos. A airBaltic é a vice-campeã, com 89,17%, e a Vueling registou a maior queda, passando da 7ª posição para a 63ª posição.

No que toca aos aeroportos, a liderança foi alcançada pelo aeroporto Moscovo-Sheremetievo, onde os passageiros desfrutam de uma OTP (On Time Performance) de 87%. Mas se considerarmos a categoria de mega aeroportos (capacidade para mais de 30 milhões), o primeiro lugar fica no Japão, conquistado pelo aeroporto de Tokyo Haneda, com 85,62%.

Na categoria dos aeroportos médios (5 a 10 milhões de lugares) a Cidade do Panamá passou do 2º lugar para o 1º com um OTP de 91,11%.

Relativamente aos pequenos aeroportos, – com 2.5 milhões a 5 milhões de lugares – que foram analisados tal como os restantes, foi a vez do aeroporto de Minsk brilhar na sua categoria com uma OTP de 92,35%.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados