Aeroparticipa. Este site permite-nos ajudar a decidir a localização do futuro Aeroporto de Lisboa

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Um site que promove a análise estratégica, multidisciplinar e participativa do aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa.

Muito se tem escrito e dito sobre o futuro Aeroporto de Lisboa, cuja localização final deverá ser conhecida no final deste ano. São já várias as possíveis localizações: Montijo + Portela, Portela + Montijo, Alcochete, Portela + Santarém, Santarém, Alcochete + Portela, Alverca + Portela, Beja e, ainda, Monte Real, sendo expectável que outra opção se possa juntar ao lote.

Sendo este temática de interesse nacional, a CTI (Comissão Técnica Independente) pretende assegurar um processo de Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) participado, transparente, democrático e informativo até ao final de 2023, quando for altura de entregar um relatório ambiental com a decisão final sobre o futuro aeroporto do país.

Tendo isto em conta, a CTI abriu espaços de diálogo em janeiro passado e iniciou sessões de interação com diversos interlocutores públicos e privados para auscultar perspectivas e prioridades. Estes espaços de diálogo incluem reuniões bi-laterais mas também reuniões de reflexão com grupos mais restritos de indivíduos – as mesas temáticas.

Há, porém, um outro espaço de diálogo, uma outra forma de ajudar a decidir a futura localização. Tudo graças ao site AeroParticipa. Nesta plataforma, é possível não só conhecer as opções estratégias atualmente em debate, como também sugerir outra hipotética futura localização para o aeroporto.

Qualquer pessoa poderá participar neste processo, que será feito em três fases distintas:

  • Fase 1 – Contribuir para selecionar as opções estratégicas viáveis. Os contributos, preocupações e prioridades serão considerados pela Comissão Técnica Independente na construção de critérios de viabilidade técnico-científica, que irão ser utilizados na triagem das opções estratégicas a avaliar mais aprofundadamente.
  • Fase 2 – Contribuir para definir os fatores críticos de decisão e o respectivo quadro de avaliação estratégico. As preocupações e os temas prioritários que forem apresentados à CTI vão concorrer para definir os fatores críticos de decisão que vão estruturar a avaliação ambiental estratégica.
  • Fase 3 – Contribuir para a avaliação final das opções estratégicas. A avaliação das oportunidades e riscos para o ambiente e para a sustentabilidade das opções estratégicas poderá ser enriquecida com os contributos de todos. Mais detalhes serão partilhados oportunamente.
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5 Comentários

  1. 1.Portugal não dispoe de recursos financeiros como dispoem outros países da Europa.
    2.Lisboa carece de um novo aeroporto e com proximidade a Lisboa.
    3. Existindo terrenos propriedade do Estado em Alverca (lezíria) que estão “parados” há muitos anos e não sendo já viáveis para a agricultura(estão em ruina) ,todos aqueles hectares estão disponíveis para um aeroporto.
    4. Necessitarão de aterro para elevar as pistas e aerogare.
    5. O rio Tejo necessita urgentemente de uma dragagem para se tornar num meio economicamente útil á região de Lisboa.
    O material dragado será depositado para o aterro necessario.
    6. Terreno sem custos,dragagens fáceis e transporte para aterro do material dragado acessíveis.
    Esta seria a localização correcta para concretização do novo aeroporto com o investimento equilibrado á nossa “bolsa”.
    Bem hajam pelo vosso trabalho

  2. Sem dúvida BEJA…claro que tem que haver luta contra os lobies imobiliários que se preparam para sacar milhões se o aeroporto ficar num daqueles anteriormente mencionados..Alcochete-Montijo-Santarém..etc…

  3. 2 comentários para duas hipóteses distintas de abordagem:

    Hipótese 1, para o caso de se considerar aceitável um aeroporto a mais de 45 Km de Lisboa (distancia máxima para a maioria dos aeroportos europeus relativamente à cidade principal que servem):
    BEJA- infraestruturas existentes, valorização do interior (ao contrário de Santarém ou Monte Real…), proximidade do Algarve podendo também dar apoio ao aeroporto de Faro, possibilidade de captar utilizadores do outro lado da fronteira.

    Hipótese 2 para o caso de ser prioritário garantir um menor custo tendo em atenção as infraestruturas de acesso e as próprias pistas existentes:
    PORTELA mais 2- Portela+Alverca+Sintra (Granja do Marquês)

  4. Beja seria a solução ideal:1-já está operacional,2-Complementava a Portela e Faro,3-Bastava ligar a Lisboa Faro e Évora em ferrovia de Grande Velocidade 4-Ajudaria o desenvolvimento duma zona interior 5-os custos económicos eram bem menores que construir aeroporto de raiz.

  5. Local ideal para Aeroporto Internacional de Portugal é Alcochete.
    Tem boa localização e possibilidade de expansão futura, para além de estar próximo de outros meios de transporte e da capital do País

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