ActivoBank está a enviar cartas com informações erradas para ativar cartões

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Felizmente, a situação resolve-se facilmente.

Irei abordar esta situação de uma forma mais pessoal, uma vez que aconteceu comigo mesmo. Como tal, e tendo em conta todos aqueles que nos seguem e que podem passar pela situação, deixo aqui o meu testemunho.

Sou cliente ActivoBank há vários anos, mais propriamente desde os meus tempos de estudante. Na altura, necessitava de um banco que não me cobrasse comissões ridículas, e após uma breve pesquisa, lá descobri o banco pertencente ao Grupo Millennium BCP, uma vez que preenchia todos os meus requisitos. Continuo cliente após todos estes anos.

Ressalvo desde já que nunca tive problemas de maior com o ActivoBank. Tirando uma ou outra situação em que não conseguia aceder à conta fosse através do site oficial ou da app (mas os pagamentos e levantamentos sempre foram possíveis), fui sempre bem tratado e o suporte ao cliente nunca deixou a desejar.

Ora, quando temos cartões, sabemos que os mesmos têm um prazo de validade. E quando o prazo se aproxima, é normal os bancos enviarem novos cartões, cabendo aos clientes os últimos passos necessários para ativar esses mesmos cartões, pois só assim ficam a funcionar corretamente.

Bom, venho dar conta de que o ActivoBank está a enviar informações erradas aquando do envio de cartões para respetiva ativação. Esta situação aconteceu comigo e venho revelar como a podem resolver facilmente.

activobank carta

Esta é a típica carta que receberão por parte do ActivoBank, caso sejam clientes desse mesmo banco. Podem ler o seguinte:

  • O Cartão que recebeu é uma renovação? Só precisa de começar a usar. O PIN é igual ao do seu Cartão anterior.
  • É a primeira vez que recebe este Cartão? Saiba o que tem de fazer para ativar.

Na segunda questão, são dadas duas opções:

  1. Através da App – Na sua APP ActivoBank, receberá a seguinte notificação: O seu Cartão está a caminho. Quando o receber, ative-o aqui. Basta clicar para aceder à zona de ativação de Cartões e seguir os passos.
  2. Através do site – Vá activobank.pt > Dia-a-dia > Cartões > Mais Operações > Ativar Cartão

Ora, penso que me enquadre na primeira questão, isto é, uma renovação do cartão. Como sou cliente há vários anos, não posso considerar que seja a primeira vez que receba este cartão do ActivoBank, embora este cartão em específico seja mesmo novo e, como tal, é de facto a primeira vez que o recebo. Em todo o caso, vamos considerar que é uma renovação.

Ora, o ActivoBank diz explicitamente “só precisa de começar a usar”. Mas não é bem assim.

Na verdade, ainda antes de receber este novo cartão, a minha conta MB Way tinha atualizado automaticamente, apresentando, sem qualquer ação da minha parte, este novo cartão. Tentei logo fazer alguma operação, mas não funcionou. Já com o cartão recebido, tentei efetuar uma compra na Uber Eats, mas também não resultou. Afinal, o cartão parecia não estar ativado.

Como o prazo de validade do outro cartão tinha acabado de expirar, não havia outra hipótese a não ser ligar para a linha de apoio ao cliente. E após explicar a situação à operadora, foi-me dita a solução: basta ir a uma caixa Multibanco, inserir o cartão, digitar o PIN e selecionar a opção de consulta de saldo sem talão, isto é, no ecrã. A partir daí, o cartão fica ativo.

“Mas não é nada disso que vem escrito na carta”, disse eu à simpática senhora que me atendeu. “Sim, a informação da carta está desatualizada”, ouvi de volta.

E é isto. Se por acaso forem clientes ActivoBank e passarem por esta situação, o problema resolve-se facilmente. E ainda bem.

E desse lado, já tiveram peripécias com os vossos bancos? Contem-nos tudo.

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2 Comentários

  1. Fiz essa situação recentemente, consulta sem talão. Só no ecrã nem assim funciona.
    Diz wua não esta autorizando pelo banco. E continua a mesma cenas todos os dias.

  2. Boa tarde,
    Obrigado por ter partilhado esta situação em concreto, pois o mesmo aconteceu comigo, nem através do site nem da APP consigo ativar o cartão que me enviaram, mas sei que da ultima vez que necessitei de ativar e bastou-me inserir o código numa ATM.
    Isto para confirmar que o conteúdo da carta não corresponde à verdade, sobre como proceder à ativação de um cartão (renovação). Obrigado.

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