Hoje, 17 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Internet e a Intrum analisa o comportamento dos consumidores tendo por base o “Relatório de Comportamentos de Pagamento do Consumidor Europeu“, que elabora anualmente.
Comprar online é, hoje em dia, uma tarefa fácil e os portugueses utilizam, cada vez mais, a Internet para fazer compras. Com o surgimento das redes sociais, 81% dos portugueses inquiridos afirmam já ter sentido pressão para consumir mais do que deveriam.
Comparativamente com o ano passado, 66% dos portugueses afirma realizar compras online com maior frequência e 76% utiliza o cartão de crédito online como método de pagamento.
De acordo com este estudo, a Intrum revela que 52% dos portugueses sentem que a facilidade das compras online os leva a comprar mais do que pretendiam e 88% afirma que as compras online facilitam muito a compra a crédito.
Não são apenas as compras a crédito que inquietam os portugueses: 86% mostram preocupação relativamente ao acesso fácil ao crédito, através da utilização dos telemóveis, afirmando que são tentados a gastar mais dinheiro.
Falar de compras online é, na realidade, falar também da utilização de cartões de crédito online, método de pagamento esse utilizado com frequência por 46% dos portugueses, onde através de um simples clique podem realizar as suas compras.
O Relatório de Pagamentos Europeu do Consumidor nasceu em 2013. Como “catalisador de uma economia saudável”, a Intrum percecionou a necessidade de consultar as opiniões de 21.317 consumidores europeus, a fim de compreender melhor a realidade da economia doméstica e a vida diária nas suas casas. As informações obtidas no European Payment Consumer Report basearam-se num inquérito conduzido pela empresa de estudos de mercado United Minds.